[Complô] - Vamos achar a solução !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Complô] - Vamos achar a solução !

Mensagem por luan.alc em Ter 09 Set 2014, 20:53

Eu andei lendo todos os tópicos que falam sobre multi resolução android, mas nenhum deles é realmente o que queremos... eu andei estudando jogos da própria loja "Play Store" e peguei como exemplo o Swing Copters do mesmo criador do Flappy Bird;
  E peguei um dispositivo android com 320x480 [ Portrait ] e tirei uma foto do jogo.
  Peguei também um dispositivo android 720x1280 [ Portrait ] e tirei uma foto do jogo.

Segue a imagem..
  [https://www.dropbox.com/s/zx31lc6rh9uvb5j/Sem%20t%C3%ADtulo-3.jpg?dl=0]

Percebemos que ocorre um corte de imagem em Y, é isso que eles fazem para poder se adaptar e conseguir nivelar o aspect ratio.
  Se a gente usar views, o corte não será feito da forma correta! Prestem atenção o que deve ser feito;

Criei uma imagem em 720x1280 ... [Supondo que to criando o jogo nesta resolução]
  Vamos supor que um dispositivo 480x800 baixou meu jogo, o que deve acontecer é o seguinte ..

O jogo deve pegar tudo que esteja na minha room 720x1280 e redimensione para 480x854 para manter as proporções, e então deixar tudo centralizado na room para poder haver um corte apenas em cima e em baixo... vou deixar duas imagens para vocês verem.

720x1280 [https://www.dropbox.com/s/5jmi15dhz5bkx57/01.jpg?dl=0]
  480x800   [https://www.dropbox.com/s/3pg2pnm4m296rcs/02.jpg?dl=0]

Entederam o que devemos fazer para que a adaptação seja feita ?

Andei verificando as perdas de informações para as resoluções mais utilizadas..

A melhor opção seria a criação do jogo em 1080x1920 onde seria aplicável sem problemas a 720x1280 sem perda de informação.
quando um celular 480x800 utilizasse o app teria uma perda de 53Px que seriam 26 acima e 27 abaixo...
quando um celular 320x480 utilizasse o app teria uma perda de 89Px ...
quando um celular 240x320 utilizasse o app teria uma perda de 107Px ..

Os processos são o seguinte, identificar a largura da room em PORTRAIT , levando em consideração meu jogo PORTRAIT.
  Conseguir redimensionar toda room mantendo o aspect ratio, ex : se for 480 .. ficará 480x854, e então centralizar tudo para poder perder um pouco de informação em cima e em baixo .

Assim a gente poderia fazer games com aspectos profissionais, eles fazem isso, tenho certeza que nossa comunidade pode fazer isso também, eu não saberei fazer isto, mas tenho certeza que tem muita gente que aqui que sabe !

EDIT --

A solução do problema foi feita, só transformar isto em código.

luan.alc

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 293
Notas recebidas : B
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1

Re: [Complô] - Vamos achar a solução !

Mensagem por itarodrigo em Seg 22 Set 2014, 22:29

a yoyo games criou 3 tópicos sobre isso:

Dispositivos móveis 1

Dispositivos móveis 2

Para HTML5

itarodrigo

Número de Mensagens : 599
Reputação : 52
Prêmios

Mensagem por cascavelo em Ter 23 Set 2014, 08:40

Se a gente usar views, o corte não será feito da forma correta! Prestem atenção o que deve ser feito
A única maneira de cortar a room é usando view, não conheço outra.

O jogo deve pegar tudo que esteja na minha room 720x1280 e redimensione para 480x854 para manter as proporções, e então deixar tudo centralizado na room para poder haver um corte apenas em cima e em baixo... vou deixar duas imagens para vocês verem.
Você tem que usar view pra fazer isto. defina o tamanho da view, crie um obj no centro da tela e coloque a view presa a ele.

A melhor opção seria a criação do jogo em 1080x1920 onde seria aplicável sem problemas a 720x1280 sem perda de informação.

A melhor solução e desenvolver em 720x1280, o GMS vai fazer o upscaling para resoluções mais altas e mesmo em tablets a imagem será muito boa.
Mesmo que um smartphone tenha resolução full hd seu olho não conseguirá ver pixels tão pequenos.
Só vale a pena programar com 1080p se os gráficos forem muito detalhados e você pensa em vê-los em uma TV.

De tudo que você colocou, faltou o principal:
Jogos que serão executados em dispositivos com formatos de tela diferentes obrigatoriamente tem uma área "morta" em que não se dever colocar informação relevante, esta área deve mostrar apenas parte do cenário e não huds ou personagens do jogo. Porque em alguns dispositivos ela não aparece, geralmente são uns 60 pixels.

Hoje o GMS conta com a função application_surface que deixa tudo mais fácil, basta redimensionar ela para ganhar desempenho e ajustar corretamente a largura ou altura da tela.

cascavelo

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1011
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Reputação : 71
Prêmios
   : 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:33