Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Enquete] Concursos GMBR
por Willy Ontem à(s) 19:49

» CR - Concurso Relâmpago!!
por Willy Ter 18 Jul 2017, 17:11

» 3D:como rodar a camara em horizontal?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 15:09

» [Resolvido] pode explicar a d3d_set_projection()?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 11:28

» Escrever a resposta certa muda de room
por PedroX Seg 17 Jul 2017, 21:46

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
por Mentos e Coca-cola Seg 17 Jul 2017, 17:05

» [CR] Campo Minado
por Katerp Dom 16 Jul 2017, 23:09

» [CR] The Bazooka Cat
por Tedi Ripper Dom 16 Jul 2017, 23:01

» Como melhorar um protótipo(Design)
por lolandoplayer Dom 16 Jul 2017, 22:56

» Diminuir velocidade ao arrastar objeto
por LwysF Dom 16 Jul 2017, 17:33

Quem está conectado
15 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 15 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36
Estatísticas
Temos 12700 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Eduardo Gomes

Os nossos membros postaram um total de 220919 mensagens em 30412 assuntos

[Dúvida eterna] - Multi Resoluções

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Dúvida eterna] - Multi Resoluções

Mensagem por luan.alc em Seg 08 Set 2014, 20:33

Este é um assunto que corro atrás faz um bom tempo, na verdade longo tempo.. desde que comprei minha licença gm:s, estou abrindo este tópico para ver se conseguimos chegar a uma resolução, digo conseguimos, todos nos, comunidade brasileira de produção android no GM:S.

Fiz um projeto teste em 1280x720px, que é a mesma resolução do meu celular, fica perfeito.. e o ASPECT RATIO desta resolução é, 1.7778..
Peguei meu projeto e testei em um celular de 480x320px, ASPECT RATIO 1.500.. blz tendo em vista o aspect ratio sabemos que a imagem do jogo não ficará como se espera, ela fica um pouco achatada, por exemplo imagens que são redondas, tornam-se ovais ...

peguei uma lista de resoluções x aspect ratio, que são as mais usadas nos aparelhos android .

Resolução - Aspect Ratio

1920x1080 - 1.7778
800x480 - 1.6667
480x320 - 1.5000
320x240 - 1.3333

Tendo essas informações pensei em uma possível solução, ao iniciar um projeto pegar informações do celular do usuário..
saber qual seria a resolução da tela dele , e assim pre-definir os gráficos do jogo.

ex:. iria construir 4 tipos de gráficos diferentes, gráficos nas 4 aspect ratios informadas anteriormente, mas pretendo fazer um projeto grande, e eu teria trabalho 4x maior e provavelmente o jogo ficaria mais pesado do que já faz o game maker...

O que me indigna são os outros apps da play store que se adaptam a todas as resoluções sem problema, será que eles fazer um pack de gráfico para cada Aspect Ratio ? ou existe alguma forma dessa adaptação ?



Att. Luã Álvaro
avatar
luan.alc

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Número de Mensagens : 293
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções

Mensagem por gabriel33245900 em Ter 09 Set 2014, 07:49

Amigo vá para esse fórum por que esse fórum não há tantos profissionais então lá talvez você possa encontrar o que precisa:
http://gmc.yoyogames.com/
avatar
gabriel33245900

Data de inscrição : 06/09/2014
Número de Mensagens : 361
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções

Mensagem por theguitarmester em Ter 09 Set 2014, 08:42

Não é assim que funciona gabriel33245900, há muito pessoal competente aqui no fórum e que poderiam dar dicas sobre esse assunto, e acredito que entenda bastante de resoluções, e da área mobile(para Android) seja o Cascavelo, que está sempre ligado com esse tipo de projeto.

Luan: Veja este tópico, talvez lhe ajudem: http://gmbr.forumeiros.com/t27855-trabalhando-com-resolucoes-em-dispositivos-moveis
Autor: fredcobain


Editado:
Outro tópico, este é do Cascavelo: http://gmbr.forumeiros.com/t23783-android-adaptando-o-jogo-a-resolucoes-diferentes
avatar
theguitarmester

Ranking : Sem avaliações
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/02/2012
Número de Mensagens : 1908
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1

Prêmios
   : 2
   : 2
   : 1

Ver perfil do usuário http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções

Mensagem por gabriel33245900 em Ter 09 Set 2014, 09:34

Bom brasil não e 1 dos melhores paises então pensei que aqui o povo só sabia o basico
avatar
gabriel33245900

Data de inscrição : 06/09/2014
Número de Mensagens : 361
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções

Mensagem por DieBoy em Ter 09 Set 2014, 12:07

@gabriel33245900 escreveu:Bom brasil não e 1 dos melhores paises então pensei que aqui o povo só sabia o basico

Bom, você é Super ruim, e é Brasileiro. Mas, isso não quer dizer que as duas coisas tenham ligação. Sabe, são distintas uma da outra ;)
avatar
DieBoy

Data de inscrição : 22/08/2014
Número de Mensagens : 91
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções

Mensagem por Lighter em Ter 09 Set 2014, 15:28

@gabriel33245900 escreveu:Bom brasil não e 1 dos melhores paises então pensei que aqui o povo só sabia o basico

http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2014/01/brasil-tem-cerca-100-mil-vagas-abertas-para-desenvolvedores-de-jogos.html
Amigo acho melhor você começar a ler atualidades, pois pelo visto, seu comentário não condiz com a pesquisa feita pela Globo. E isso é 100k de vagas para curso superior Basketball, e não um básico .

Contra fatos não há argumentos
avatar
Lighter

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 16/01/2014
Número de Mensagens : 312
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Ver perfil do usuário http://google.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções

Mensagem por luan.alc em Ter 09 Set 2014, 17:33

@theguitarmester escreveu:Não é assim que funciona gabriel33245900, há muito pessoal competente aqui no fórum e que poderiam dar dicas sobre esse assunto, e acredito que entenda bastante de resoluções, e da área mobile(para Android) seja o Cascavelo, que está sempre ligado com esse tipo de projeto.

Luan: Veja este tópico, talvez lhe ajudem: http://gmbr.forumeiros.com/t27855-trabalhando-com-resolucoes-em-dispositivos-moveis
Autor: fredcobain


Editado:
Outro tópico, este é do Cascavelo: http://gmbr.forumeiros.com/t23783-android-adaptando-o-jogo-a-resolucoes-diferentes

Obrigado velho, vou dar uma lida e ver se resolve meus problemas !
avatar
luan.alc

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Número de Mensagens : 293
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções

Mensagem por Lighter em Ter 09 Set 2014, 17:40

Acabei esquecendo de responder a dúvida do autor do tópico:

Eu tava desenvolvendo um app para celular e acabei deparando com o mesmo problema, para resolver eu fiz uma regra de 3, em que o width da view sempre era padrão, de uma olhada:

Código:

wid=600; //escolhendo um width fixo

view_wview[0]=wid; // width fixo;
view_wport[0]=wid; //"

view_hview[0]=wid*room_height/view_wview[0]; //colocando o height proporcional ao width
view_hport[0]=wid*room_height/view_wview[0]; //"

altere o wid pelo valor fixo da wview, qualquer coisa pergunte, flw!
avatar
Lighter

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 16/01/2014
Número de Mensagens : 312
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Ver perfil do usuário http://google.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum