Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Tutorial]Física básica
5 participantes
Página 1 de 1
[Tutorial]Física básica
Título: Física básica
Versão: GameMaker:Studio
Dificuldade: .-. Deveria tirar essa opção, por que depende da pessoa.
Engine: Não tem engines.
Extensões: Não.
DLLs: Não.
Tags: gm:s,física,básica
Autor: Willcraft2
Ola pessoal com a vinda do Game Maker: Studio veio o sistema de física e muitos não sabem mexer nela ou por onde começar. Nesse tutorial vamos fazer uma formas geométricas(Circulo,Quadrado,Triangulo) e aplicar física os corpos delas.
* Vamos criar quatro sprites.
* Circulo, Quadrado e triangulo ambas em 64x64 pixels.
A origem das sprites que você for criar tem que ta sempre no center para que não haja bug de colisão.
*1 Altura e largura em 64x pixels.
*2 Clica em center.
*3 Ok.
As mascara não é ajustada na sprite, vamos ver isso depois.
Agora 1 sprite é o nosso chão, ele vai ser 32x pixels não precisa marcar center.
Agora pessoal nós vamos criar os objetos das formas geométricas e também o nosso objeto controle.
O nosso objeto controle vai ser o responsável ao clicar na room criar aleatoriamente uma forma geométrica(circulo, quadrado, triangulo).
Crie um novo objeto e renomeia ele como obj_controle, criei o evento Global Left Pressed > Execute Code e nele adicione o seguinte código.
acabamos o objeto controle.
Agora vamos adicionar a sprite do chão para no nosso obj_chao.
Agora vamos aplicar a física no nosso chão, clicando em Uses Physics.
Na Collision Shape vamos clicar em box, na Density, restitution e friction coloca 0.
ao clicar em Modify Collision Shape vamos ajustar a mascara do objeto chão.
Density: Massa do objeto, quanto maior a massa mais demora para ele cair.
Restitution: Ao personagem quicar no chão ele "salta".
Lienar Damping: É a mesma coisa que o friction só que não precisa de colisão.
Lienar Angular: Reduz a velocidade de rotação.
Friction: Com pequeno friction é causado menor perda de força.
Vai ficar assim:
Vamos ajustar a mascara para ficar assim:
Agora dei ok, ok.
Pronto acabamos o nosso objeto chão.
Agora vamos fazer o objeto circulo, quadrado e o triangulo.
Crie um novo objeto e adicione a sprites circulo.
Clica na opção Uses Physics, não vamos modificar a mascara por que como a origem da nossa sprite ta centralizada a mascara se ajusta automaticamente.
No objeto obj_quadrado adiciona a sprite spr_quadrado e clica na opção Uses Physics e pronto.
No objeto obj_triangulo adiciona a sprite spr_triangulo e clica na opção Uses Physics, em Collision Shape marca a opção [b]Shape.
Agora clica em Modify Collision Shape e vamos ajustar a mascara, deve estar assim:
Vamos ajustar para ficar desse jeito:
[/b]
Bom esse é editor de mascara da física do gm: s, explicarei o que cada função faz.
[b]1- Sprites e o numero de subimages.
2- Subimage escolhida.
3- Tipo de colisão.
4- Lista de pontos.
5- Tamanho da grade horizontal e vertical.
6- Anda a view para esquerda
7- Anda a view para direita
8- Anda a view para cima
9- Anda a view para baixo
10- A view vai para o centro da imagem
11- Habilita/Desabilita a view
[/b]
Ta quase pessoal, agora vamos criar um objeto chamado [b]obj_solid esse objeto sera a nosso parent, abra seus objetos e coloca todos como parent do objeto obj_solid.
Em todos os objetos menos no obj_controle e no obj_solid adiciona colisão com o obj_solid e após isso coloca o seguinte código.
[/b]
Bom pessoal agora vamos habilitar a física no nosso mundo.
[b]* Abra sua room, e vai na aba Physics
Gravity :Vamos deixar 10 por que a gravidade do mundo real é algo próximo de 10 m/s².
gravidade da terra: 9,78 m/s².
Pixels To Meters: transformação de pixel para metro, Agora vamos ver alterar esse valor para todos objetos andar em 16, para isso abra sua calculadora e colocar o seguinte valor 1/16 aperte enter aparecera um valor e esse valor coloca ele dentro do Pixels To Meters, cada pixel é o que vale a 0,06 metros no mundo real.
Pronto pessoal acabou, espero que tenha ajuda, deu trabalhão refazer ele assim .-.
[/b]
Versão: GameMaker:Studio
Dificuldade: .-. Deveria tirar essa opção, por que depende da pessoa.
Engine: Não tem engines.
Extensões: Não.
DLLs: Não.
Tags: gm:s,física,básica
Autor: Willcraft2
Introdução
Ola pessoal com a vinda do Game Maker: Studio veio o sistema de física e muitos não sabem mexer nela ou por onde começar. Nesse tutorial vamos fazer uma formas geométricas(Circulo,Quadrado,Triangulo) e aplicar física os corpos delas.
As Sprites
* Vamos criar quatro sprites.
* Circulo, Quadrado e triangulo ambas em 64x64 pixels.
A origem das sprites que você for criar tem que ta sempre no center para que não haja bug de colisão.
*1 Altura e largura em 64x pixels.
*2 Clica em center.
*3 Ok.
As mascara não é ajustada na sprite, vamos ver isso depois.
Agora 1 sprite é o nosso chão, ele vai ser 32x pixels não precisa marcar center.
Criando os objetos
Agora pessoal nós vamos criar os objetos das formas geométricas e também o nosso objeto controle.
Objeto Controle
O nosso objeto controle vai ser o responsável ao clicar na room criar aleatoriamente uma forma geométrica(circulo, quadrado, triangulo).
Crie um novo objeto e renomeia ele como obj_controle, criei o evento Global Left Pressed > Execute Code e nele adicione o seguinte código.
- Código:
randomize();//Faz com que não sai o mesmo objeto
instance_create(mouse_x,mouse_y,choose(obj_circulo,obj_quadrado,obj_triangulo));//Cria uma instancia(circulo, quadrado e triangulo) na posição x e y do mouse
acabamos o objeto controle.
Objeto Chão
Agora vamos adicionar a sprite do chão para no nosso obj_chao.
Agora vamos aplicar a física no nosso chão, clicando em Uses Physics.
Na Collision Shape vamos clicar em box, na Density, restitution e friction coloca 0.
ao clicar em Modify Collision Shape vamos ajustar a mascara do objeto chão.
Density: Massa do objeto, quanto maior a massa mais demora para ele cair.
Restitution: Ao personagem quicar no chão ele "salta".
Lienar Damping: É a mesma coisa que o friction só que não precisa de colisão.
Lienar Angular: Reduz a velocidade de rotação.
Friction: Com pequeno friction é causado menor perda de força.
Vai ficar assim:
Vamos ajustar a mascara para ficar assim:
Agora dei ok, ok.
Pronto acabamos o nosso objeto chão.
Objeto Geométricos
Agora vamos fazer o objeto circulo, quadrado e o triangulo.
Crie um novo objeto e adicione a sprites circulo.
Clica na opção Uses Physics, não vamos modificar a mascara por que como a origem da nossa sprite ta centralizada a mascara se ajusta automaticamente.
No objeto obj_quadrado adiciona a sprite spr_quadrado e clica na opção Uses Physics e pronto.
No objeto obj_triangulo adiciona a sprite spr_triangulo e clica na opção Uses Physics, em Collision Shape marca a opção [b]Shape.
Agora clica em Modify Collision Shape e vamos ajustar a mascara, deve estar assim:
Vamos ajustar para ficar desse jeito:
[/b]
Editor de Mascara de física do gm: s
Bom esse é editor de mascara da física do gm: s, explicarei o que cada função faz.
[b]1- Sprites e o numero de subimages.
2- Subimage escolhida.
3- Tipo de colisão.
4- Lista de pontos.
5- Tamanho da grade horizontal e vertical.
6- Anda a view para esquerda
7- Anda a view para direita
8- Anda a view para cima
9- Anda a view para baixo
10- A view vai para o centro da imagem
11- Habilita/Desabilita a view
[/b]
Colisão em física básica
Ta quase pessoal, agora vamos criar um objeto chamado [b]obj_solid esse objeto sera a nosso parent, abra seus objetos e coloca todos como parent do objeto obj_solid.
Em todos os objetos menos no obj_controle e no obj_solid adiciona colisão com o obj_solid e após isso coloca o seguinte código.
[/b]
- Código:
///Colisão
Habilitando a física no mundo
Bom pessoal agora vamos habilitar a física no nosso mundo.
[b]* Abra sua room, e vai na aba Physics
Gravity :Vamos deixar 10 por que a gravidade do mundo real é algo próximo de 10 m/s².
gravidade da terra: 9,78 m/s².
Pixels To Meters: transformação de pixel para metro, Agora vamos ver alterar esse valor para todos objetos andar em 16, para isso abra sua calculadora e colocar o seguinte valor 1/16 aperte enter aparecera um valor e esse valor coloca ele dentro do Pixels To Meters, cada pixel é o que vale a 0,06 metros no mundo real.
Pronto pessoal acabou, espero que tenha ajuda, deu trabalhão refazer ele assim .-.
[/b]
Última edição por willcraft2 em Qui 05 Mar 2015, 18:16, editado 1 vez(es)
willcraft2- Games Ranking :
Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Física básica
Tópico Repostado a pedido do Usuário
Aprovado e Movido para Escolha da Staff
Aprovado e Movido para Escolha da Staff
ps. will cara ta muito bom esse tuto *-*
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [Tutorial]Física básica
Cade o codigo de colisão?
ANDREASCRUST- Data de inscrição : 30/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 49
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Física básica
@ Andre, cara, não tem código . É só isso que tem mesmo
@ Topic: Já tinha visto o tópico antes, não sei se tu mudou algo, mas mesmo assim, pelo que eu saiba, se eu tivesse alguma vontade de fazer jogo com física do gm:s mesmo, ia ler e reler umas dez vezes seu tuto .
Afinal, acho que é o único sobre isso né?
Continua fazendo tutos
@ Topic: Já tinha visto o tópico antes, não sei se tu mudou algo, mas mesmo assim, pelo que eu saiba, se eu tivesse alguma vontade de fazer jogo com física do gm:s mesmo, ia ler e reler umas dez vezes seu tuto .
Afinal, acho que é o único sobre isso né?
Continua fazendo tutos
AxeInLine- Data de inscrição : 23/03/2014
Reputação : 40
Número de Mensagens : 211
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Física básica
todo mundo elogia, e lindo e tal tal mas acho que ninguem testou, pelo menos aqui comigo não funciona.
Quando roda ele simplesmente fica desenhando formas na tela era pra acontecer o que afinal???
Então pra que inserir um evento colision??????
Quando roda ele simplesmente fica desenhando formas na tela era pra acontecer o que afinal???
@ Andre, cara, não tem código Laughing. É só isso que tem mesmo yes
Então pra que inserir um evento colision??????
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Física básica
@ Chico, eu juro que eu tinha uma reposta para isso. Só que me esqueci '--, entosses, acho que isso resolve por enquanto: Dúvidas?
AxeInLine- Data de inscrição : 23/03/2014
Reputação : 40
Número de Mensagens : 211
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Física básica
entendi vlw.
CONSEGUIIII
afff mano isso ai que o gms fez e dar o peixe limpado, temperado e assado
achei que um dia eu ia entender toda a fisica aplicada a esse tipo de game mas agora vou morrer burro mesmo pq nao precisa kkkkkkkk
Axel o tuto ta perfeito mano eu que tava fazendo uma burrice esqueci de marca o phsycs da room
valeu mesmo!!!
CONSEGUIIII
afff mano isso ai que o gms fez e dar o peixe limpado, temperado e assado
achei que um dia eu ia entender toda a fisica aplicada a esse tipo de game mas agora vou morrer burro mesmo pq nao precisa kkkkkkkk
Axel o tuto ta perfeito mano eu que tava fazendo uma burrice esqueci de marca o phsycs da room
valeu mesmo!!!
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Tutorial] IA Básica de TDS (Pt. 2)
» [Tutorial] IA Básica de TDS (Pt. 3)
» [Tutorial] IA Básica de TDS
» [Pedido] Tutorial Fisica GMS
» [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
» [Tutorial] IA Básica de TDS (Pt. 3)
» [Tutorial] IA Básica de TDS
» [Pedido] Tutorial Fisica GMS
» [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|