GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Tutorial]Física básica

5 participantes

Ir para baixo

[Tutorial]Física básica Empty [Tutorial]Física básica

Mensagem por willcraft2 Dom 07 Set 2014, 20:07

Título: Física básica
Versão: GameMaker:Studio
Dificuldade: .-. Deveria tirar essa opção, por que depende da pessoa.
Engine: Não tem engines.
Extensões: Não.
DLLs: Não.
Tags: gm:s,física,básica
Autor: Willcraft2

Introdução

Ola pessoal com a vinda do Game Maker: Studio veio o sistema de física e muitos não sabem mexer nela ou por onde começar. Nesse tutorial vamos fazer uma formas geométricas(Circulo,Quadrado,Triangulo) e aplicar física os corpos delas.


As Sprites

* Vamos criar quatro sprites.
* Circulo, Quadrado e triangulo ambas em 64x64 pixels.

A origem das sprites que você for criar tem que ta sempre no center para que não haja bug de colisão.

[Tutorial]Física básica IRQ9CQc

*1 Altura e largura em 64x pixels.
*2 Clica em center.
*3 Ok.

As mascara não é ajustada na sprite, vamos ver isso depois.

Agora 1 sprite é o nosso chão, ele vai ser 32x pixels não precisa marcar center.

Criando os objetos

Agora pessoal nós vamos criar os objetos das formas geométricas e também o nosso objeto controle.

Objeto Controle

O nosso objeto controle vai ser o responsável ao clicar na room criar aleatoriamente uma forma geométrica(circulo, quadrado, triangulo).

Crie um novo objeto e renomeia ele como obj_controle, criei o evento Global Left Pressed > Execute Code e nele adicione o seguinte código.
Código:

randomize();//Faz com que não sai o mesmo objeto
instance_create(mouse_x,mouse_y,choose(obj_circulo,obj_quadrado,obj_triangulo));//Cria uma instancia(circulo, quadrado e triangulo) na posição x e y do mouse

acabamos o objeto controle.

Objeto Chão

Agora vamos adicionar a sprite do chão para no nosso obj_chao.
[Tutorial]Física básica ALSJH58

Agora vamos aplicar a física no nosso chão, clicando em Uses Physics.
[Tutorial]Física básica 2lblex

Na Collision Shape vamos clicar em box, na Density, restitution  e friction coloca 0.
ao clicar em Modify Collision Shape vamos ajustar a mascara do objeto chão.
[Tutorial]Física básica Ffya

Density: Massa do objeto, quanto maior a massa mais demora para ele cair.
Restitution: Ao personagem quicar no chão ele "salta".
Lienar Damping: É a mesma coisa que o friction só que não precisa de colisão.
Lienar Angular: Reduz a velocidade de rotação.
Friction: Com pequeno friction é causado menor perda de força.

Vai ficar assim:
[Tutorial]Física básica J9HEjxQ

Vamos ajustar a mascara para ficar assim:
[Tutorial]Física básica SuG4ndA
Agora dei ok, ok.

Pronto acabamos o nosso objeto chão.

Objeto Geométricos

Agora vamos fazer o objeto circulo, quadrado e o triangulo.

Crie um novo objeto e adicione a sprites circulo.
[Tutorial]Física básica YQZL7vh

Clica na opção Uses Physics, não vamos modificar a mascara por que como a origem da nossa sprite ta centralizada a mascara se ajusta automaticamente.

No objeto obj_quadrado adiciona a sprite spr_quadrado e clica na opção Uses Physics e pronto.

No objeto obj_triangulo adiciona a sprite spr_triangulo e clica na opção Uses Physics, em Collision Shape marca a opção [b]Shape.
[Tutorial]Física básica Xwk7

Agora clica em Modify Collision Shape e vamos ajustar a mascara, deve estar assim:
[Tutorial]Física básica MyqlvI1

Vamos ajustar para ficar desse jeito:
[Tutorial]Física básica TSGUlda

[/b]
Editor de Mascara de física do gm: s

Bom esse é editor de mascara da física do gm: s, explicarei o que cada função faz.
[Tutorial]Física básica CFjl6qh

[b]1-
Sprites e o numero de subimages.
2- Subimage escolhida.
3- Tipo de colisão.
4- Lista de pontos.
5- Tamanho da grade horizontal e vertical.
6- Anda a view para esquerda
7- Anda a view para direita
8- Anda a view para cima
9- Anda a view para baixo
10- A view vai para o centro da imagem
11- Habilita/Desabilita a view

[/b]
Colisão em física básica


Ta quase pessoal, agora vamos criar um objeto chamado [b]obj_solid
esse objeto sera a nosso parent, abra seus objetos e coloca todos como parent do objeto obj_solid.

Em todos os objetos menos no obj_controle e no obj_solid adiciona colisão com o obj_solid e após isso coloca o seguinte código.
[/b]
Código:

///Colisão

[Tutorial]Física básica Oqr0


Habilitando a física no mundo


Bom pessoal agora vamos habilitar a física no nosso mundo.
[b]*
Abra sua room, e vai na aba Physics
[Tutorial]Física básica 4IPTUeB

Gravity :Vamos deixar 10 por que a gravidade do mundo real é algo próximo de 10 m/s².
gravidade da terra: 9,78 m/s².

Pixels To Meters: transformação de pixel para metro, Agora vamos ver alterar esse valor para todos objetos andar em 16, para isso abra sua calculadora e colocar o seguinte valor 1/16 aperte enter aparecera um valor e esse valor coloca ele dentro do Pixels To Meters, cada pixel é o que vale a 0,06 metros no mundo real.
[Tutorial]Física básica LIB06m3


Pronto pessoal acabou, espero que tenha ajuda, deu trabalhão refazer ele assim .-.
flw
[/b]


Última edição por willcraft2 em Qui 05 Mar 2015, 18:16, editado 1 vez(es)
willcraft2
willcraft2

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios : [Tutorial]Física básica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Física básica Empty Re: [Tutorial]Física básica

Mensagem por dharrison Dom 07 Set 2014, 20:10

Tópico Repostado a pedido do Usuário
Aprovado e Movido para Escolha da Staff


ps. will cara ta muito bom esse tuto *-*
dharrison
dharrison

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios : [Tutorial]Física básica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 9 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • C#


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Física básica Empty Re: [Tutorial]Física básica

Mensagem por ANDREASCRUST Qua 04 Mar 2015, 23:06

Cade o codigo de colisão?
ANDREASCRUST
ANDREASCRUST

Data de inscrição : 30/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 49
Prêmios : [Tutorial]Física básica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Física básica Empty Re: [Tutorial]Física básica

Mensagem por AxeInLine Qui 05 Mar 2015, 12:40

@ Andre, cara, não tem código Laughing. É só isso que tem mesmo yes

@ Topic: Já tinha visto o tópico antes, não sei se tu mudou algo, mas mesmo assim, pelo que eu saiba, se eu tivesse alguma vontade de fazer jogo com física do gm:s mesmo, ia ler e reler umas dez vezes seu tuto Laughing.
Afinal, acho que é o único sobre isso né?

Continua fazendo tutos cheers
AxeInLine
AxeInLine

Data de inscrição : 23/03/2014
Reputação : 40
Número de Mensagens : 211
Prêmios : [Tutorial]Física básica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Física básica Empty Re: [Tutorial]Física básica

Mensagem por chicoweb Qui 05 Mar 2015, 15:00

todo mundo elogia, e lindo e tal tal mas acho que ninguem testou, pelo menos aqui comigo não funciona.

Quando roda ele simplesmente fica desenhando formas na tela era pra acontecer o que afinal???

@ Andre, cara, não tem código Laughing. É só isso que tem mesmo yes

Então pra que inserir um evento colision??????
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Tutorial]Física básica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Física básica Empty Re: [Tutorial]Física básica

Mensagem por AxeInLine Qui 05 Mar 2015, 15:32

@ Chico, eu juro que eu tinha uma reposta para isso. Só que me esqueci '--, entosses, acho que isso resolve por enquanto: Dúvidas?
AxeInLine
AxeInLine

Data de inscrição : 23/03/2014
Reputação : 40
Número de Mensagens : 211
Prêmios : [Tutorial]Física básica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Física básica Empty Re: [Tutorial]Física básica

Mensagem por chicoweb Qui 05 Mar 2015, 17:46

entendi vlw.

CONSEGUIIII

afff mano isso ai que o gms fez e dar o peixe limpado, temperado e assado

achei que um dia eu ia entender toda a fisica aplicada a esse tipo de game mas agora vou morrer burro mesmo pq nao precisa kkkkkkkk

Axel o tuto ta perfeito mano eu que tava fazendo uma burrice esqueci de marca o phsycs da room

valeu mesmo!!!
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Tutorial]Física básica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Física básica Empty Re: [Tutorial]Física básica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos