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[Resolvido] Simples problema de pulo
4 participantes
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[Resolvido] Simples problema de pulo
Bom sou eu de novo aqui então eu tenho 1 segunda rom de game maker mais não quis funcionar o pulo copiando dela então eu resolvi fazer a rotina nos codigo então o meu personagem pula fora do bloco pula mais que uma vez quero que ele pule apenas 1 vez
Rotina de codigo Step:
if keyboard_check(vk_left) {x-=5};
if keyboard_check(vk_right) {x+=5};
if keyboard_check(vk_up) {y+=5};
if (keyboard_check_pressed(ord('A')))
{
vspeed = -10; //quando apertar a tecla A
}
if (not place_free(x, y + vspeed))
{
move_contact_solid(270, 10); //para ele 'pizar' no chao
gravity = 0;
vspeed = 0;
} else
gravity = 0.5;
if (keyboard_check(vk_left))
{
x = x - 4;//anda para esquerda
}
if (keyboard_check(vk_right))
{
x = x + 4;//anda para direita
}
create:
gravity = 0.5; // forca da gravidade em cada step
gravity_direction = 270; //direcao 270 graus aponta para baixo 0 graus direita...
vspeed = 0; // so pra garantir;
hspeed = 0; // idem
na colisão eu não coloquei nada mais o bloco e sólido =p se puderem me ajudar a não sei se isso tem a ver mais estou usando end step também!
Rotina de codigo Step:
if keyboard_check(vk_left) {x-=5};
if keyboard_check(vk_right) {x+=5};
if keyboard_check(vk_up) {y+=5};
if (keyboard_check_pressed(ord('A')))
{
vspeed = -10; //quando apertar a tecla A
}
if (not place_free(x, y + vspeed))
{
move_contact_solid(270, 10); //para ele 'pizar' no chao
gravity = 0;
vspeed = 0;
} else
gravity = 0.5;
if (keyboard_check(vk_left))
{
x = x - 4;//anda para esquerda
}
if (keyboard_check(vk_right))
{
x = x + 4;//anda para direita
}
create:
gravity = 0.5; // forca da gravidade em cada step
gravity_direction = 270; //direcao 270 graus aponta para baixo 0 graus direita...
vspeed = 0; // so pra garantir;
hspeed = 0; // idem
na colisão eu não coloquei nada mais o bloco e sólido =p se puderem me ajudar a não sei se isso tem a ver mais estou usando end step também!
gabriel33245900- Data de inscrição : 06/09/2014
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Re: [Resolvido] Simples problema de pulo
Rapaz, só acho que esse código está um pouco bagunçado. Você faz keyboard_check no começo do Step e faz a mesma coisa no final (e ainda com valores diferentes). E aliás, colocar o mesmo código no End Step também pode dar problema, já que isso vai executar duas vezes. Por acaso, ele pula exatamente duas vezes? Se for, então retire isso do End Step. Outro ponto... o vk_up no terceira linha é pra se abaixar? Imagino que isso vá dar uma bugada daquelas sem ser calculado direito.
Tenta tirar do End Step e dar uma ajeitadinha nos pontos que falei pra ver se resolve.
Abraços o/
Tenta tirar do End Step e dar uma ajeitadinha nos pontos que falei pra ver se resolve.
Abraços o/
Markituh- Games Ranking :
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Re: [Resolvido] Simples problema de pulo
Amigo, esse código esta bagunçado mesmo. Achei esse tutorial para jogo plataforma:
https://gmbr.forumeiros.com/t16270-tuto-a-melhor-movimentacao-em-plataforma-com-sprites
https://gmbr.forumeiros.com/t16270-tuto-a-melhor-movimentacao-em-plataforma-com-sprites
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: [Resolvido] Simples problema de pulo
Amigo você tem que colocar a condição de um "chão" emabixo do player, você colocou assim
Ou seja basta pressionar "A" pra pular
tente:
E porquê duas vezes os comandos para mover para os lados, e usar up para descer?
- Código:
if (keyboard_check_pressed(ord('A')))
{
vspeed = -10; //quando apertar a tecla A
}
Ou seja basta pressionar "A" pra pular
tente:
- Código:
if (keyboard_check_pressed(ord('A')) and !place_free(x,y+1))
{
vspeed = -10; //quando apertar a tecla A
}
E porquê duas vezes os comandos para mover para os lados, e usar up para descer?
Thyago- Games Ranking :
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Re: [Resolvido] Simples problema de pulo
Já resolvi o problema faltou relative na action! bom vlw a vocês!
gabriel33245900- Data de inscrição : 06/09/2014
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