[Resolvido] Simples problema de pulo

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Resolvido [Resolvido] Simples problema de pulo

Mensagem por gabriel33245900 em Sab 06 Set 2014, 15:43

Bom sou eu de novo aqui então eu tenho 1 segunda rom de game maker mais não quis funcionar o pulo copiando dela então eu resolvi fazer a rotina nos codigo então o meu personagem pula fora do bloco pula mais que uma vez quero que ele pule apenas 1 vez
Rotina de codigo Step:
if keyboard_check(vk_left) {x-=5};
if keyboard_check(vk_right) {x+=5};
if keyboard_check(vk_up) {y+=5};

if (keyboard_check_pressed(ord('A')))
{
 vspeed = -10; //quando apertar a tecla A
}

if (not place_free(x, y + vspeed))
{
 move_contact_solid(270, 10); //para ele 'pizar' no chao
 gravity = 0;
 vspeed = 0;  
} else
 gravity = 0.5;
if (keyboard_check(vk_left))
{
 x = x - 4;//anda para esquerda
}
if (keyboard_check(vk_right))
{
 x = x + 4;//anda para direita
}
create:
gravity = 0.5; // forca da gravidade em cada step
gravity_direction = 270;  //direcao 270 graus aponta para baixo 0 graus direita...
vspeed = 0; // so pra garantir;
hspeed = 0; // idem
na colisão eu não coloquei nada mais o bloco e sólido =p se puderem me ajudar a não sei se isso tem a ver mais estou usando end step também!

gabriel33245900

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Resolvido Re: [Resolvido] Simples problema de pulo

Mensagem por Markituh em Sab 06 Set 2014, 20:28

Rapaz, só acho que esse código está um pouco bagunçado. Você faz keyboard_check no começo do Step e faz a mesma coisa no final (e ainda com valores diferentes). E aliás, colocar o mesmo código no End Step também pode dar problema, já que isso vai executar duas vezes. Por acaso, ele pula exatamente duas vezes? Se for, então retire isso do End Step. Outro ponto... o vk_up no terceira linha é pra se abaixar? Imagino que isso vá dar uma bugada daquelas sem ser calculado direito.

Tenta tirar do End Step e dar uma ajeitadinha nos pontos que falei pra ver se resolve.
Abraços o/

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Resolvido Re: [Resolvido] Simples problema de pulo

Mensagem por WellingtonBecker em Sab 06 Set 2014, 21:28

Amigo, esse código esta bagunçado mesmo. Achei esse tutorial para jogo plataforma:

http://gmbr.forumeiros.com/t16270-tuto-a-melhor-movimentacao-em-plataforma-com-sprites

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Resolvido Re: [Resolvido] Simples problema de pulo

Mensagem por Thyago em Sab 06 Set 2014, 21:42

Amigo você tem que colocar a condição de um "chão" emabixo do player,  você colocou assim
Código:
if (keyboard_check_pressed(ord('A')))
{
 vspeed = -10; //quando apertar a tecla A
}

Ou seja basta pressionar "A" pra pular

tente:

Código:
if (keyboard_check_pressed(ord('A')) and !place_free(x,y+1))
{
 vspeed = -10; //quando apertar a tecla A
}

E porquê duas vezes os comandos para mover para os lados, e usar up para descer?

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Resolvido Re: [Resolvido] Simples problema de pulo

Mensagem por gabriel33245900 em Sab 06 Set 2014, 22:54

Já resolvi o problema faltou relative na action! bom vlw a vocês!

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