Smart Snake

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Smart Snake

Mensagem por theguitarmester em Qui 04 Set 2014, 08:51

           



Nome: Smart Snake

Plataforma: Android, Windows.

Genero: Puzzle, Habilidade, Retrô

Versão: 0.9.3.1



Descrição:
iniciei  este projeto para participar do Concurso Quinzenal 18, porém não consegui inscrevê-lo em tempo hábil.
Este é um jogo baseado no clássico Snake, dos celulares do final dos anos 90, e que tem um visual baseado na tela do mesmo, com a intuição de lembrar os velhos tempos, mas não de ser igual(visto que existe elementos que seriam impossíveis reproduzir naquela época).
Existem dois modos de jogo, o modo Arcade, que é quase igual a versão do Snake de celular, porém com a tela maior e com inimigos que que 'se batem' na tela, e o modo FASES, que além de poder ter esse inimigo, poderá ter parede, alavancas, pedras, entre outros elementos, e terá um objetivo, seja recolher os 'S', atingir um quantidade de pontos, sobreviver...


Controles:  
Android: Use o centro de tela como ponto de referência para tocar no lado que deseja se movimentar.
Windows: Setas(arrows keys) para se movimentar, ENTER para pausar.
Aperte ENTER(ou toque no canto inferior direito da tela) para entra no modo edição/criação de fases.[isso não terá na versão final]

Andamento: Este jogo está quase concluído, porém estava com dificuldades de inserir as fases no diretório do jogo e carregá-las automaticamente(tanto no Android quanto no Windows).
Há mais fases a fazer, e, quem tiver vontade de fazê-las, há um modo(que não existirá na final) de criar fases, que pode ser ativada nas duas versões(porém na Android não está funcionando) para criar fases, clicando na parte inferior-direita da tela de menu, ou pressionando ENTER, com essa ação, o "modo fases" estará escrito como "criar fases", e então entre nesta opção.


Imagens:

Spoiler:







Download:
Windows: https://dl.dropboxusercontent.com/u/94055748/Smart%20Snake%200_93.exe


Android: https://dl.dropboxusercontent.com/u/108364823/Smart%20Snake%200_93-Default-1.0.0.apk

Agradecimentos ao Cascavelo por exportar o projeto à Android.



Quem gostou do projeto e queira participar, é só comentar.


Última edição por theguitarmester em Qua 10 Dez 2014, 09:09, editado 3 vez(es)

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Re: Smart Snake

Mensagem por PedroX em Sab 20 Set 2014, 10:16

Guitar, e o jogo para Windows? Coloca umas imagens também. Estamos esperando. blz

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Re: Smart Snake

Mensagem por theguitarmester em Sab 20 Set 2014, 15:46

Acabo sempre esquecendo de colocar a versão para Windows e as imagens, mas segunda eu faço isso sem falta!

E obrigado por comentar Smile

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Re: Smart Snake

Mensagem por theguitarmester em Seg 22 Set 2014, 09:42

Tópico atualizado e melhorado, inserido Download para Windows, imagens do jogo e formatado.

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Re: Smart Snake

Mensagem por AxeInLine em Seg 22 Set 2014, 10:49

Legal o seu jogo.
Achei interessante você ter feito um remake de um jogo que há tantos remakes assim... 

Olha, por mim, deve ter sido difícil ter feito a cobra aumentar de tamanho não? Bem, pelo menos, eu nunca teria conseguido fazer isso sem ajuda.
A musica me é bem familiar  Suspect, acredito que você usou-a para o CA não? Ela pelo menos combinou com o jogo.
Só não intendi como funciona o criador de fazes, pois bem no finalzinho do jogo ele pulou do modo de fazes para o modo criador, mas parecia que o jogo já havia se iniciado, e mesmo eu tendo conseguido o objetivo nada acontecia, era para acontecer?

Bem, pelo o que eu vi, o jogo ainda está em processo de criação, então o máximo que posso fazer é dizer: Boa Sorte!

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Re: Smart Snake

Mensagem por saim em Seg 22 Set 2014, 17:36

Estou baseando o comentário só nas imagens, não baixei o jogo ainda.

Guitar, eu adorava o jogo e acho que remakes podem servir como tributo ao jogo original.
Mas acho que, já que não existe mais um prazo de entrega, você deveria investir em muito mais novidades. Outros modos de jogo são só o começo.

Primeiro, o visual. Saudosismo é legal, mas... não nesse caso. Sugiro explodir a paleta de cores. Já foi feita uma versão 3D, que até que funcionava, mas tinha o problema de elementos do cenário se confundir com elementos de jogo. Mantenha a vista em top-down, mantenha o cenário limpo, mas dê uma "embonitada" nesse seu jogo. Sei que estou pedindo demais, mas contrate um designer visual pra isso.
Ah, e troque todos os ícones. Sem uma tela de tutorial, não faço idéia do que faz cada objeto. Não está intuitivo. Mas não abra mão da tela tutorial por causa disso: tutoriais são essenciais.

Jogos simples = casual games. E casual games = facebook. Ou google play ou alguma coisa pros jogadores competirem e colaborarem entre si. Não, não sei te ajudar a implementar um sistema desses, mas que ficaria legal, ficaria.
Pra competição, um sistema de 3 estrelas, imortalizado pelo angry birds já serve, mas pontuação online também ajuda bastante. Quer dizer, o cara não precisa ser genial pra passar de fase, mas pra conseguir 3 estrelas tem que ser muito bom e... ah, você sabe do que estou falando! Daí, um sistema de pontuação bem-pensado se faz primordial, claro (não é uma crítica - não sei se o seu é bem ou mal pensado - só uma observação).

Upgrades! Cara, tudo hoje em dia precisa de upgrades. A cobra ficar temporariamente imune a cruzamentos com outras cobras, pode atrair itens de bônus que estejam a uma certa distância, pode criar asas e sair da tela... upgrades são um ótimo tema pra um brainstorm!

Adorei as fases terem objetivos variados. E adorei a idéia dos switches, também, acho que você pode criar um maze-game em algumas fases com base nessa idéia.

Quanto aos controles, concordo em usar o que você usou, mas sugiro ainda dar mais opções.
A opção de "esquerda-direita" pro teclado, fazendo a cobra adotar a direção relativa à atual (tipo, se ela vai pra esquerda e o jogador aperta pra esquerda, a cobra vira pra baixo). Eu ficava mais confortável com esse tipo de controle (tem doido pra tudo).
Pros smart-devices... não sei... uma tela pequena TALVEZ se adeque a tocar os cantos da tela, mas e se for um tablet? O cara cai ter que jogar com a mão espalmada em cima da tela, impedindo ele de ver o jogo? Acho que 4 botões ou um joystick virtual num cantinho fariam melhor o papel de controle. 4 botões. O joystick pode passar a idéia de que todas as direções são permitidas - e frustrar o jogador quando ele constatar que não são.

Olha, são só dicas, ok? Sempre que vejo um jogo daqui eu tenho essa tendência de falar só do que pode ser feito pra melhorar. Nem sempre minhas sugestões são factíveis - ou mesmo sensatas.
Você é o game designer, acate o que te convier!
Pau na máquina!

saim

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Re: Smart Snake

Mensagem por theguitarmester em Seg 22 Set 2014, 22:10

AxeInLine: demorei um pouco para conseguir implantar o sistema e funcionar de acordo, mas agora acredito que ele esteja funcionando perfeitamente, isto é, sem erros(o da cobra, de ser criada, seguir, aumentar/diminuir tamanho...).
Eu não postei essa musica no CA, e, na verdade ela nem fio criada para esse jogo, e eu achava que nem tinha combinado, mas fui deixando, até que acostumei. Eu a criei sem estar vinculada a algum projeto, e talvez algum dia pudesse aproveitar.

SAIM: A questão é que o projeto em si, era algo sem muita ambição, mais para testar e melhorar as minhas habilidades como programador, e não queria fazer nada muito complicado para não cair em uma rotina que estou caindo com quase todos meus projetos, que é que eles vão se tornando grandes e complicados demais, e eu os vou os 'abusando', e, no caso desse, eu já parei de fazê-lo algumas vezes, mas por ser um projeto simples, é mais fácil retomá-lo, e, por ter gráficos simples(que 'lembram' celulares antigos), fica mais fácil criar novos recursos, ainda mais que é um jogo que podem ser colocadas várias ideias.

O jogo era para ser mais original, porém do modo que se apresenta atualmente, o foco parece estar no modo Arcade, mas na verdade, o foco era para ser no Modo Fases.

Sobre a pontuação, itens e poderes, é como disse anteriormente, além de ser um jogo para o concurso inicialmente, ele é um jogo que fiz de maneira a ficar simples.

Contudo, eu possa a vir a fazer tudo isso que tu tenha falado Saim, mas isto seria para outro jogo, ou, para outro projeto, porque nesse eu não me aguentaria(acredito) ter que mudar tudo que já foi feito e adicionar novas mecânicas, como no score, que está de uma maneira bem simplória.
Suas ideias, algumas já compartilhadas por min, são sempre bem vindas, e serão arquivadas, e caso venha a fazer um novo jogo nesse estilo, eu as executarei, ou quiçá, me de uma vontade, e eu o faça nesse próprio jogo Smile

Obrigado.

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Re: Smart Snake

Mensagem por Thyago em Seg 22 Set 2014, 22:20

. O jogo é simples mas é muito fiuido e cumpre o que foi proposto, falta algo para diferencia-lo dos muitos jogos do gênero ja existentes.

até mais

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Re: Smart Snake

Mensagem por alexfuziokaandrade7 em Qua 24 Set 2014, 08:46

eu curti o jogo, é bastante dinâmico e tem um ar Nostálgico


o unico problema é que meu pc é bugado e o som ficou travando kkk, mas é problema da minha  maquina mesmo

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Re: Smart Snake

Mensagem por theguitarmester em Sex 26 Set 2014, 08:09

Thyago, essa é a intenção do Modo de Fases, acho que não tem em outros jogos do tipo, um modo de fases que para passá-los, você deve resolver(em alguns casos) pequenos enigmas.
Mas ele ainda não está concluído, além de colocar mais fases, talvez eu melhore um pouco a mecânica dele(como por exemplo, Score nele).

alexfuziokaandrade7, que bom que gostou Happy


Se alguém quiser criar alguma fase para o jogo, é só apertar enter no menu, que o modo fases aparecerá como Criar Fases, e, podem salvar e colocar entre as fases do jogo, substituindo por uma das que estão atualmente.
E, também podem me mandá-la através deste tópico, que eu as olharei e as colocarei no jogo(caso ache boas). Smile

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Re: Smart Snake

Mensagem por douglas444 em Sex 26 Set 2014, 17:16

Gostei do jogo Happy Os gráficos simples deram um ar nostálgico. A jogabilidade flui bem e, como em todo jogo Snake, é viciante. A música também está legal. Você que fez ela?

No mais, acredito que faltam mais elementos que diferencie seu jogo da versão tradicional e menus mais intuitivos, com botões animados e tal.


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Re: Smart Snake

Mensagem por NPH em Sex 26 Set 2014, 18:06

Cara acabei de baixar no meu tablet, vc deveria criar um joystick, ou botões de setas na tela, porque é horrível jogar tendo que tocar do centro da tela em um canto...
Tirando a jogabilidade [que não é das melhores], os gráficos lembram a tela de um mini game (daqueles de 1,99)...
Posso adimitir que não é tão viciante assim, apesar de ser um clássico e que eu jogava muito no nokia que eu tinha, esse é um jogo que tem "mais do mesmo", ou seja, ele é um jogo da cobrinha com coisas a mais, como as pedras (não sei como você as chama) e uns objetivos no modo de fazes.
Não sou um avaliador, mas te daria um [B] só pelo fato da jogabilidade, que pode melhorar, e da música de fundo que combina bem com o estilo que propõe.

Bom, mais nada a declarar...

Flws Ninja_PH (chato)

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Re: Smart Snake

Mensagem por theguitarmester em Seg 29 Set 2014, 11:08

Obrigado douglas404444, Sobre elementos novos, tentei fazer isso com o modo fases, que terá vários desafios e alguns enigmas.

Ninja_PHp:
Vou colocar outro modo de controles para escolha.

O que você acha que posso adicionar para melhorar a jogabilidade?

O foco do jogo era para ser o modo fases(que tem poucas fases, e são meio que testes), que seria apenas com a ideia do Snake(sua movimentação, crescer o rabo...), e com vários enigmas na fases, mas para agilizar o processo, tive que optar no modo fases um cenário de tamanho estático, não utilizando viiew(movimentação dela).

Mas oque você acha que poderia ser melhorado, e como?

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Re: Smart Snake

Mensagem por theguitarmester em Seg 29 Dez 2014, 10:15

Fiz uma confusão hoje quando fui deletar a mensagem antiga e atualizar a nova, acabei até enviando este para a lixeira. Mas enfim, vou reescrever a ultima mensagem, desta vez, resumindo-a:



Atualização:

- Criado tela para seleção de fases. (mas tem de ser abertas)

- Melhoria nos controles: vários toques são aceitos na hora do jogo.

- Melhoria nos controles: pode se toca nas diagonais, para movimento semelhante as teclas 1e9 e 7e3 nos celulares com esse jogo(anos 90' 2000').

- Modo fases funcionando corretamente no Android. - ainda está oculto

- Agora o jogo tem 10 fases. é gravado até que fases já foi aberta.



O que vocês acham? devo deixar o modo de criar fases disponível ou não na versão final?



Terça-feira ou Quarta eu já postarei a nova versão do projeto com as mudanças.
Postarei o EXE e o APK.

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Re: Smart Snake

Mensagem por theguitarmester em Ter 30 Dez 2014, 09:29

Finalmente, os novos executáveis para download!


Downloads:

Android: https://db.tt/py6Y82ri

Windows: https://db.tt/f62yjl7Y



Esta versão tem muitas, mas MUITAS melhorias mesmo!



Ficou muito mais prazeroso jogar com os novos controles, e com a melhoria do antigo. há dos modo de controle:
Modo A: consiste em apertar nos cantos da tela para
Modo B: consiste em fazer deslizes em qualquer parte da tela para mover a cobra. (para ativar este modo, vá no menu de opções, e selecione em controle 'B')

Você pode apenas fazer um pequeno deslize e soltar o dedo(ou o mouse), ou você pode deslize em uma área maior, movendo também a cobra.

O jogo consta com 10 fases, seleção de fases, menu de opções, modo criador(oculto).

Muita coisa mudou desde a versão 0.93

Versão Atual: 0.942


Estou gostando bastante de continuar o projeto, as coisas agora parecem estar fluindo como eu gostaria Smile




Quero saber o que vocês acharam desta nova versão?

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Re: Smart Snake

Mensagem por AxeInLine em Seg 19 Jan 2015, 12:59

Cara, muito legal.
Realmente uma pena que ninguém mais comentou. O projeto está bem legal, da até uma nostalgia de jogar Laughing.
Espero que você continue com o projeto e (pelo menos tente) exportar ele para outras plataformas, tipo winphone e iOS, ia ser bem legal, assim eu ia poder testar no meu celular Razz.

Não tenho muito a ressaltar agora, afinal, só joguei por jogar, mas o jogo não aparenta ter nenhum bug e tudo é bem optimizado, a musica combina bastante (só que tem isso dela parar quando morre) e deixa-nos alerta, esse tipo de jogo é muito legal, e alegra bastante quando jogada de vez em quando Very Happy.

Espero ver mais no projeto.

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Re: Smart Snake

Mensagem por theguitarmester em Qua 21 Jan 2015, 13:52

Obrigado Smile



Para conclui-lo, espero só arrumar algumas coisas, e finalizalo, porque senão, ele nunca será finalizado KKK

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Re: Smart Snake

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