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Checagem de colisão interna
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Checagem de colisão interna
Olá. Meu nome é Fabio. Sou novato na programação de jogos, e apesar de consultar o help do Game Maker, não consegui entender onde estou errando na hora de checar uma colisão.
Quero colocar um retângulo menor dentro de outro maior, mas a colisão entre eles só pode ser confirmada após o retângulo menor estar totalmente dentro do maior. Claro que isto deverá ser feito utilizando o touch do celular.
1) Clico no objeto retângulo menor;
2) Depois levo este objeto para colidir com o objeto retângulo maior;
3) A colisão ou a checagem desta colisão ou a confirmação desta colisão entre eles deve ser somente após o objeto menor estar totalmente dentro do objeto maior;
Por que quero fazer isto?
Bom, pretendo fazer um joguinho para crianças aprenderem o Alfabeto. O retângulo maior é o espaço reservado para receber a letra (retângulo menor). Quando esta checagem ocorrer eu posso disparar outros eventos, que darão continuidade ao jogo.
O help do game maker até tem um assunto onde ele fala desta possibilidade, mas eu realmente não entendi nada. Eles indicam uma function chamada de “rectangle_in_rectangle”.
Por favor, peço muito a ajuda de alguém que possua experiência nesta plataforma, e que conheça esta função. Espero não estar muito velho para começar a programar games, sempre adorei games e aos 34 anos resolvi entrar nesta!
Valeu.
Quero colocar um retângulo menor dentro de outro maior, mas a colisão entre eles só pode ser confirmada após o retângulo menor estar totalmente dentro do maior. Claro que isto deverá ser feito utilizando o touch do celular.
1) Clico no objeto retângulo menor;
2) Depois levo este objeto para colidir com o objeto retângulo maior;
3) A colisão ou a checagem desta colisão ou a confirmação desta colisão entre eles deve ser somente após o objeto menor estar totalmente dentro do objeto maior;
Por que quero fazer isto?
Bom, pretendo fazer um joguinho para crianças aprenderem o Alfabeto. O retângulo maior é o espaço reservado para receber a letra (retângulo menor). Quando esta checagem ocorrer eu posso disparar outros eventos, que darão continuidade ao jogo.
O help do game maker até tem um assunto onde ele fala desta possibilidade, mas eu realmente não entendi nada. Eles indicam uma function chamada de “rectangle_in_rectangle”.
Por favor, peço muito a ajuda de alguém que possua experiência nesta plataforma, e que conheça esta função. Espero não estar muito velho para começar a programar games, sempre adorei games e aos 34 anos resolvi entrar nesta!
Valeu.
ffsouza- Data de inscrição : 02/09/2014
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Re: Checagem de colisão interna
Você pode condicionar além da colisão que a distância entre eles seja menor que x. A ação só seria executado caso houve colissão e a distância entre as origens fosse menor que 10, o que já seria bem próximo de estar "um dentro do outro".
Pode fazer isso tanto no Collision Event ou por meio de código.
Pode fazer isso tanto no Collision Event ou por meio de código.
Vou testar, pois a lógica esta boa.
matheusco escreveu:Você pode condicionar além da colisão que a distância entre eles seja menor que x. A ação só seria executado caso houve colissão e a distância entre as origens fosse menor que 10, o que já seria bem próximo de estar "um dentro do outro".
Pode fazer isso tanto no Collision Event ou por meio de código.
Não havia pensado nisto! Vou testar e se der certo posto aqui o passo a passo. Valeu.
ffsouza- Data de inscrição : 02/09/2014
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Re: Checagem de colisão interna
ffsouza escreveu:matheusco escreveu:Você pode condicionar além da colisão que a distância entre eles seja menor que x. A ação só seria executado caso houve colissão e a distância entre as origens fosse menor que 10, o que já seria bem próximo de estar "um dentro do outro".
Pode fazer isso tanto no Collision Event ou por meio de código.
Não havia pensado nisto! Vou testar e se der certo posto aqui o passo a passo. Valeu.
De nada, qualquer coisa só pedir
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