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Calendário de concursos
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PedroX
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GMBR :: GMBR :: Central do Fórum
Página 1 de 1
Calendário de concursos
Os concursos que restam são:
Concurso Anual
07/11/2014 -> Divulgação do tema do Concurso Anual.
31/12/2014 -> Fim das inscrições para o Concurso Anual.
02/01/2015 -> Limite para envio dos jogos para o Concurso Anual.
Janeiro de 2015 -> Divulgação dos resultados.
Game do Ano
Dezembro -> Faremos uma lista dos jogos deste ano com a ajuda dos membros.
Janeiro -> Divulgação dos resultados.
Jams
Competições curtas (com duração usual de 72h), que se encaixam perfeitamente ao estilo da maioria dos jogos geralmente produzidos por nós no nosso querido Game Maker. Serão criados sem aviso prévio, de modo a incentivar a participação regular no fórum.
Os resultados dos concursos serão divulgados 1 semana após seu término. Atrasos podem acontecer, mas tentaremos evitá-los.
Concurso Anual
07/11/2014 -> Divulgação do tema do Concurso Anual.
31/12/2014 -> Fim das inscrições para o Concurso Anual.
02/01/2015 -> Limite para envio dos jogos para o Concurso Anual.
Janeiro de 2015 -> Divulgação dos resultados.
Game do Ano
Dezembro -> Faremos uma lista dos jogos deste ano com a ajuda dos membros.
Janeiro -> Divulgação dos resultados.
Jams
Competições curtas (com duração usual de 72h), que se encaixam perfeitamente ao estilo da maioria dos jogos geralmente produzidos por nós no nosso querido Game Maker. Serão criados sem aviso prévio, de modo a incentivar a participação regular no fórum.
Os resultados dos concursos serão divulgados 1 semana após seu término. Atrasos podem acontecer, mas tentaremos evitá-los.
Última edição por PedroX em Sáb 01 Nov 2014, 21:42, editado 3 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Calendário de concursos
PedroX escreveu:21/09/2014 - 06/10/2014 -> Concurso Quinzenal - Especial de Primavera
Hmm.. Só eu que imagino jogos floridos, fofuxos e com apelo feminino? kkkk
Brincadeiras a parte, vai ser bem trabalhoso mesmo, mas é bom que tanta coisa aconteça no Fórum
Lembrando que os demais Concursos Quinzenais seguem no mesmo ritmo, sendo que ja temos agendado o CQ#21 e o CQ#22 para os próximos 2 meses.
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Re: Calendário de concursos
[quote="dharrison"]
Hmm.. Só eu que imagino jogos floridos, fofuxos e com apelo feminino? kkkk
Pensei a mesma coisa.
Bem que poderia ter CFs em novembro/dezembro =='
PedroX escreveu:21/09/2014 - 06/10/2014 -> Concurso Quinzenal - Especial de Primavera
Hmm.. Só eu que imagino jogos floridos, fofuxos e com apelo feminino? kkkk
Pensei a mesma coisa.
Bem que poderia ter CFs em novembro/dezembro =='
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Re: Calendário de concursos
Calendário atualizado. Os dois próximos CQs foram adiados em 4 dias.
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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: Calendário de concursos
Só uma pergunta, recebi um e-mail dizendo que o tema do concurso anual ia sair só dia 7/11. Ali no calendário mostra 31/10. Qual esta certo??? Agradeço desde já.
Re: Calendário de concursos
Tópico atualizado. Contamos com a participação de vocês nos próximos concursos. Se houver muitos inscritos, traremos cada vez mais prêmios reais.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: Calendário de concursos
Sugestões para o CQs em 2015
CQ 23 - 17/01/2015 até 31/01/2015 - Inicio às 0:00
CQ 24 - 28/02/2015 até 14/03/2015 - Inicio às 0:00
CQ 25 - 11/04/2015 até 25/04/2015 - Inicio às 0:00
CQ 26 - 23/05/2015 até 06/06/2015 - Inicio às 0:00
CQ 27 - 04/07/2015 até 18/07/2015 - Inicio às 0:00
CQ 28 - 15/08/2015 até 29/08/2015 - Inicio às 0:00
CQ 29 - 26/09/2015 até 10/10/2015 - Inicio às 0:00
CQ 30 - 07/11/2015 até 21/11/2015 - Inicio às 0:00
Dessa forma a cada CQ (15 Dias) teremos 21 Dias (3 semanas) de descanso. Isso esgotará menos o pessoal e dará mais espaço a Concursos como o JAM e outros eventos que possam surgir.
O que acham?
EDIT:
Além disso todos CQs irão iniciar num sábado e acabar num sábado.
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Re: Calendário de concursos
Eu achei bacana, assim eles não ficam nem muito em cima , e nem distante demais
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Re: Calendário de concursos
Analisando o resultado daquelas primeiras enquetes que ficaram no portal recentemente, podemos concluir que o nicho dos concursos está reduzido à um público mais específico da comunidade, portanto acho válido sua proposta.
Todavia, penso que investir (figuradamente falando) no pós-CQ seja tão ou mais importante que isso. Como já foi dito posts afora, está na hora de reinventar a destinação dos trabalhos que o pessoal produz pro evento.
Premiações em dinheiro ou objetos físicos não é uma realidade que possamos sustentar indefinidamente, mas há várias coisas que podem ser feitas para explorar o interesse nos projetos. Medalhas no perfil são legais, mas é um mecanismo que se mostra saturado para quem já tem certa vivência nesse meio.
Os destaques no portal ou mesmo o "Hall da fama" são paleativos que não excedem os mesmos limites enfrentados pela seção de projetos completos... tudo gira sempre em torno do mesmo grupo de membros ativos, não ocorre "renovação" de ares.
Fora isto, há também a questão da avaliação que nas últimas edições do CQ tem sido feita por duplas ou até mesmo por uma única pessoa. Sabemos que é uma atividade que requer determinadas qualidades e tempo livre, mas sem premiações significativas e sem efetiva exteriorização dos trabalhos, a análise acaba se tornando um dos fatores mais gratificantes na participação.
Nesse sentido, não é difícil entender porque ocorrem ""pipocamentos""... se esforçar pra produzir algo sabendo que há grandes chances do desafio ser fraco ou quase nulo por conta da falta de competidores e que o feedback da avaliação muitas vezes é limitado pela carência de jurados (isso sem dizer o feedback dos jogadores que beira a inexistência).
Infelizmente não é uma situação que possa ser revertida do dia pra noite, mas é preciso tentar identificar as causas destes problemas. A própria realização dos Jams é um exemplo de como a estrutura de organização depende de pessoas e de como o público da comunidade hoje não vê qualquer motivação em se envolver nisso!
Foi preciso um esforço quase descomunal do PedroX para que obtivéssemos a colaboração de um usuário após inúmeras tentativas em diferentes abordagens. Não é, nem de longe, o cenário ideal, mas de imediato o Jam terá que carregar as mesmas falhas que foram aqui citadas por mim, do contrário sequer aconteceria.
Todavia, penso que investir (figuradamente falando) no pós-CQ seja tão ou mais importante que isso. Como já foi dito posts afora, está na hora de reinventar a destinação dos trabalhos que o pessoal produz pro evento.
Premiações em dinheiro ou objetos físicos não é uma realidade que possamos sustentar indefinidamente, mas há várias coisas que podem ser feitas para explorar o interesse nos projetos. Medalhas no perfil são legais, mas é um mecanismo que se mostra saturado para quem já tem certa vivência nesse meio.
Os destaques no portal ou mesmo o "Hall da fama" são paleativos que não excedem os mesmos limites enfrentados pela seção de projetos completos... tudo gira sempre em torno do mesmo grupo de membros ativos, não ocorre "renovação" de ares.
Fora isto, há também a questão da avaliação que nas últimas edições do CQ tem sido feita por duplas ou até mesmo por uma única pessoa. Sabemos que é uma atividade que requer determinadas qualidades e tempo livre, mas sem premiações significativas e sem efetiva exteriorização dos trabalhos, a análise acaba se tornando um dos fatores mais gratificantes na participação.
Nesse sentido, não é difícil entender porque ocorrem ""pipocamentos""... se esforçar pra produzir algo sabendo que há grandes chances do desafio ser fraco ou quase nulo por conta da falta de competidores e que o feedback da avaliação muitas vezes é limitado pela carência de jurados (isso sem dizer o feedback dos jogadores que beira a inexistência).
Infelizmente não é uma situação que possa ser revertida do dia pra noite, mas é preciso tentar identificar as causas destes problemas. A própria realização dos Jams é um exemplo de como a estrutura de organização depende de pessoas e de como o público da comunidade hoje não vê qualquer motivação em se envolver nisso!
Foi preciso um esforço quase descomunal do PedroX para que obtivéssemos a colaboração de um usuário após inúmeras tentativas em diferentes abordagens. Não é, nem de longe, o cenário ideal, mas de imediato o Jam terá que carregar as mesmas falhas que foram aqui citadas por mim, do contrário sequer aconteceria.
Convidado- Convidado
Re: Calendário de concursos
Sim Dotted tem muito a ser melhorado, porém muito ainda se limita a comunidade.
Para 2015, estou tentado contato com youtubers famosos que fazem gameplays e planejando um novo tipo de concurso, algo com 30 a 90 dias para a produção de um game que possua o nível para chegar além dos muros da GMBR e fazer sucesso no mercado. Isso sem contar a Steam e a Google Play.
Mas vamos ver o que será possível no futuro, por agora temos essas limitações.
Para 2015, estou tentado contato com youtubers famosos que fazem gameplays e planejando um novo tipo de concurso, algo com 30 a 90 dias para a produção de um game que possua o nível para chegar além dos muros da GMBR e fazer sucesso no mercado. Isso sem contar a Steam e a Google Play.
Mas vamos ver o que será possível no futuro, por agora temos essas limitações.
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Re: Calendário de concursos
Tempos atrás (via MP) eu havia levantado a hipótese da criação de um site vitrine para exposição dos trabalhos da comunidade à JOGADORES... não adianta apenas descolar uma divulgação se depois os caras vierem procurar mais e se depararem com a seção de projetos.dharrison escreveu:Para 2015, estou tentado contato com youtubers famosos que fazem gameplays
Pra quem frequenta o fórum pode até parecer natural, mas imagine que boa parte do público atraído não teria interesse no Game Maker em si, mas apenas nos jogos que estão sendo feitos. Seria bem complicado (pra não dizer entediante) dessas pessoas ficarem vasculhando os tópicos atrás de novidades.
Lógico que existe também o desejo de atrair gente nova para o convívio da comunidade, que elas venham a conhecer melhor o GM e até mesmo aprendam a programar/etc... mas vejo isto como uma consequência do interesse que SERIA despertado por aquilo que elas jogaram.
O problema é que isto pode se tornar uma "faca de dois gumes" e criar uma tremenda má impressão quando o visitante chegar na expectativa de encontrar prateleiras prontas à serem consumidas vorazmente, o que não é bem o caso.
Convidado- Convidado
Re: Calendário de concursos
- Código:
Game do Ano
Dezembro -> Faremos uma lista dos jogos deste ano com a ajuda dos membros.
Janeiro -> Divulgação dos resultados.
Se eu tiver um jogo que estou fazendo desde o começo do ano (tem topico dele) posso fechar a fase atual, tornar um jogo completo pra ele pode participar até quando?
Ou pode participar mesmo demo ou incompleto? se for esse ultimo caso perco muito na avaliação?
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Re: Calendário de concursos
Esse ano vai ser tranks o Game do Ano pq ñ terá Gonzaguinha na disputa.
Uma pergunta: Se eu começo um jogo em 2014 e ele só vai para os "Projetos Completos" em 2015, poderei disputar em 2015? xD
Uma pergunta: Se eu começo um jogo em 2014 e ele só vai para os "Projetos Completos" em 2015, poderei disputar em 2015? xD
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Re: Calendário de concursos
Chico
A quanto tempo! hehe
Enfim, se for para Game do Ano pode sim estar concorrendo, mas Game do Ano e Concurso Anual são coisas diferentes ok?
Gonza
Se o jogo ficar completo em 2015, ele participa na edição de dezembro de 2015.
A quanto tempo! hehe
Enfim, se for para Game do Ano pode sim estar concorrendo, mas Game do Ano e Concurso Anual são coisas diferentes ok?
Gonza
Se o jogo ficar completo em 2015, ele participa na edição de dezembro de 2015.
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Re: Calendário de concursos
Já tem o tema para o CQ que começa amanhã? Se já passou o tempo desculpe não encontrei!
Flws!
Flws!
Re: Calendário de concursos
Tô querendo uma CQzinho também, espero não pipocar dessa vez!
Quando sai?
Quando sai?
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Re: Calendário de concursos
Ue h eu postei uma resposta aqui ela sumiu.....
Tava dizendo Gonça que vai ter um concurso game do ano de 2014 ainda, mas so para jogos ja iniciados em 2014 e terminados agora.
Vem com tc2 kkkkk
Meu game ta pronto vou atualizar o post dele pra pedir avaliação, e mover para projetos concluidos, nao pedi nada antes pq eu sabia q os avaliadores aqui estavam ocupados com o cq do ano.
Até segunda ele ta atualizado.
Tava dizendo Gonça que vai ter um concurso game do ano de 2014 ainda, mas so para jogos ja iniciados em 2014 e terminados agora.
Vem com tc2 kkkkk
Meu game ta pronto vou atualizar o post dele pra pedir avaliação, e mover para projetos concluidos, nao pedi nada antes pq eu sabia q os avaliadores aqui estavam ocupados com o cq do ano.
Até segunda ele ta atualizado.
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