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duvidas com physic_

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Mensagem por Isaque Onix Ter 09 Set 2014, 22:17

Bom, tenho algumas duvidas com o physic do game maker studio, na verdade, eu ja tinha pedido ajuda com isso, mais ninguem ligou...

1: como faço uma gravidade variada?
explicaçao: antes, com o gm8 eu checava a distancia de um objeto para definir a gravidade, ex:
if(distance_to_object(objAgua)=0){gravity=.3}else{gravity=1}
como faço isso com o physic?

2: depois de muuitos testes, descobri que o physics tem um tipo de mask editavel, mais, meu terreno e irregular. Como faço para checar a colisao com um terreno irregular sem editar a "collision shape"?
Ps: sem editar a collision shape a mask fica quadrada... e o jogo nao funciona como deveria.
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Mensagem por alexfuziokaandrade7 Ter 09 Set 2014, 22:57

1- para mudar gravidade que afeta uma instancia especifica eu uso

if physics_test_overlap()
{
physics_apply_force() //com o vetor apontando pra baixo
}

2- nao entendi a pergunta, mas acho que vc tem que editar as fixtures de qualquer forma. Se a superficie é irregular, vc tem que criar varias fixtures no mesmo objeto para simular  a superficie que você quer
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Mensagem por Isaque Onix Ter 09 Set 2014, 23:06

eae
1: bom, intendi o codigo, mais, nao intendi como aplica-lo. de fato, seria bom se eu trabalhasse com areas... poderia usar um exemplo melhor?

2: imagine um terreno irregular como os de worms, e isso que eu quero... o terreno e um sprite na verdade...


e obrigado por responder!
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Mensagem por alexfuziokaandrade7 Ter 09 Set 2014, 23:24

1: if physics_test_overlap(x,y,0,obj_agua)
{
physics_apply_force(x,y,0,5) // vai aplicar 5 de força para baixo
}


2: cara, se o terreno é uma imagem só, vc vai ter que criar varias fixtures diferentes mesmo

não sei explicar direito, mas se vc postar o terreno aqui, eu edito algumas fixtures da imagem e te passo para vc ir fazendo igual com o  resto


Última edição por alexfuziokaandrade7 em Qua 10 Set 2014, 20:29, editado 1 vez(es)
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Mensagem por 7hiagomp Ter 09 Set 2014, 23:54

em relação ao chão;
a mascara de colisão de física tem que ser sempre convexa, isso é uma limitação, não podem haver faces concavas, ou seja, com buracos.

Para solucionar isso, vc tem que dividir as areas em módulos menores, e aí você vai poder variações concavas.

Tem um tutorial que explica isso bem;
https://www.youtube.com/watch?v=AJ61X0J6Sdk
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Mensagem por Isaque Onix Qua 10 Set 2014, 00:33

ai esta um exemplo: duvidas com physic_ CmjDx

ei, 7hiagomp, vou ver este video amanha, pois tenho que descansar... valeu a atençao e ajuda...
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Mensagem por alexfuziokaandrade7 Qua 10 Set 2014, 02:03

eu peguei a imagem e construi as "caixas de colisão"(fixtures) manualmente só para te dar um exemplo de como eu faria

http://www.mediafire.com/download/y02dmxkkdk4zq8a/exemplo+mapa.gmx.rar


-aperta Barra de Espaço para poder ver as caixas
-para uma superficie mais "suave" vc tem que adicionar mais desses triagulos que eu coloquei no exemplo, da um trabalhão kkk
-olha a série de videos que o 7hiagomp postou, eu aprendi o basico de physics com aqueles tutoriais
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Mensagem por Isaque Onix Qua 10 Set 2014, 13:38

nossa, isso ficou perfeito...
mais infelizmente nao funciona no meu projeto, pois, e um jogo de tiro, nao daria pra atualizar manualmente toda vez que uma parte do terreno for atingida (destruida), ate porque os tiros podem acertar a qualquer lugar e a qualquer hora...
mais, obrigado pela atençao...

vendo o video... (tentando)
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