GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Resolvido]Dúvida com sign

3 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Dúvida com sign Empty [Resolvido]Dúvida com sign

Mensagem por AlexBosquin Qua 13 Ago 2014, 17:12

Galera eu esforço para entender o sign nesse sentido mas não consigo :/ eu sei que ele pega uma variavel por exemplo Hsp = 20 ou Hsp = -20 e retorna como 1 ou -1 mas quando vou lê-lo em um codigo não consigo entender alguém consegue me explicar:

Código:

if place_meeting(x+Hspeed,y,obj_block)
    {
        while(!place_meeting(x+sign(Hspeed),y,obj_block))
        {
            x += sign(Hspeed);
        }
        Hspeed = 0;
    }


Última edição por AlexBosquin em Qua 13 Ago 2014, 20:04, editado 1 vez(es)
AlexBosquin
AlexBosquin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Reputação : 35
Número de Mensagens : 621
Prêmios : [Resolvido]Dúvida com sign Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.craftstudios.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Dúvida com sign Empty Re: [Resolvido]Dúvida com sign

Mensagem por Willy Qua 13 Ago 2014, 19:33

O sign é uma função muito útil quando se aprende a usar. Com ela conseguimos poupar linhas de código quando for fazer a movimentação de algum objeto que depende de condições distintas, um IA, por exemplo.

Por baixo dos panos, a função sign retorna para você se o valor informado é menor, igual, ou maior que zero. Portanto:
Menor que zero: -1
Igual a zero: 0
Maior que zero: 1

Ou seja, não importa o valor inserido, sign retornará apenas um desses três números. Na matemática, mais precisamente na multiplicação, estes três valores alteram completamente um resultado. Temos como exemplo, o número 42. Se:
Multiplicarmos por -1 = -42
Multiplicarmos por 0 = 0;
Multiplicarmos por 1 = 42.

Nada de mais até ai, aparentemente uma função inútil. Vejamos como ficaria aplicando em código. Para exemplo, vamos programar uma IA que vai em direção ao jogador. Se a IA estiver à esquerda do jogador, ela se moverá para a direita, se a IA estiver à direita do jogador, ela se moverá para a esquerda, se estiver no mesmo lugar, ela ficará parada. Ou seja:

Código:
Alvo = obj_player;
if (x < Alvo.x){
x+=1;
}else if (x > Alvo.x){
x-=1;
}
Esse código poderia ter um terceiro else para quando ele estiver no mesmo x que o player, mas não é necessário colocá-lo. E mais, ele poderia ser ainda maior se tivesse condições para checar espaço livre para andar (place_free) ou coisas mais.

Poderíamos ter o mesmo efeito usando sign, veja:

Código:
Valor = sign(x - obj_jogador.x);
x+=1*Valor;
Sim, só isso. Aplicando o sign eu consigo saber para qual lado minha IA deve ir, ou seja:

Para sign retornar -1, o x do jogador deve ser maior que o x da IA, suponhamos que:
Temos: IA.X = 100; Jogador.X = 200;
No código, temos: IA.X - IA.X
Ou seja: 100 - 200 = -100.
Aplicando o resultado (-100) em sign, retornamos -1.
Portanto, x+=1*Valor é isso:
x+=1 * -1 = -1, ou seja, o código vai mover 1px para a esquerda.

Agora, se o x do IA for maior que o do jogador, teremos o seguinte.
IA.X = 200; Jogador.x = 100;
IA.X - Jogador.X = 200 - 100 = 100.
Aplicando o resultado em sign, retornamos 1, logo, a IA se moverá para a frente porque 1 * 1 = 1.

Entende? É pura matemática!
O código que você deu simplesmente pega o valor de hspeed, aplica em sign, e com o resultado, descobre se o objeto está se movendo para a direita (1), para a esquerda (-1) ou se está parado (0).
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Resolvido]Dúvida com sign Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Dúvida com sign Empty Re: [Resolvido]Dúvida com sign

Mensagem por matheusco Qua 13 Ago 2014, 19:50

AlexBosquin escreveu:Galera eu esforço para entender o sign nesse sentido mas não consigo :/ eu sei que ele pega uma variavel por exemplo Hsp = 20 ou Hsp = -20 e retorna como 1 ou -1 mas quando vou lê-lo em um codigo não consigo entender alguém consegue me explicar:

Código:

if place_meeting(x+Hspeed,y,obj_block)
    {
        while(!place_meeting(x+sign(Hspeed),y,obj_block))
        {
            x += sign(Hspeed);
        }
        Hspeed = 0;
    }

Nesse código o sign conferir se o jogador vai encostar na parede e vai adicionar ou retirar 1 pixel dependendo da direção que o personagem estiver se movendo. Basicamente ele retorna se vocêe stá se movendo pra direita, pra esquerda ou se está parado.
matheusco
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Reputação : 51
Número de Mensagens : 395
Prêmios : [Resolvido]Dúvida com sign Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Dúvida com sign Empty Re: [Resolvido]Dúvida com sign

Mensagem por AlexBosquin Qua 13 Ago 2014, 20:04

@Willy Denovo brigadão cara, eu sabia a função sign mas com sua explicação ficou mais claro ainda matemática basica até kkk vlw mesmo cara ;D

@matheusco dae mano vlw pela resposta ae, agradeço pela ajuda ;D
AlexBosquin
AlexBosquin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Reputação : 35
Número de Mensagens : 621
Prêmios : [Resolvido]Dúvida com sign Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.craftstudios.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Dúvida com sign Empty Re: [Resolvido]Dúvida com sign

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos