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Programar Shaders

em Dom 10 Ago 2014, 15:32
Então... alguem ai conseguiu dominar esse bicho estranho chamado shader e pode me dar uma explicação de como isso funciona exatamente? Esta difícil entender e não tem tutoriais sobre isso aqui.
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Re: Programar Shaders

em Dom 10 Ago 2014, 20:59
Já se perguntou pra que serve todas aquelas contas que se aprende na escola?
Você vai descobrir quando começar a programar shaders...  felicidade 

Vertex shader e pixel shader é pura matemática, principalmente álgebra linear e trigonometria.
Por isso não adianta tentar aprender o que é gl_Position ou gl_FragColor antes de entender o que é normalização, calculo de distância, produto vetorial e produto escalar.
Praticamente toda linha de um shader script é alguma operação com vetores.

Infelizmente o que se aprende na escola nunca tem exemplos práticos e sem ter em o que aplicar as pessoas não se acostumam a matemática e acham qualquer simples calculo além de adição e subtração um bicho de sete cabeças.

Tutoriais e artigos para entender e desenvolver base matemática aplicada não são comuns em português mas graças a internet da pra achar alguns muito bons como:
http://www.pontov.com.br/site/arquitetura/54-matematica-e-fisica/132-o-uso-de-vetores-nos-jogos
http://www.pontov.com.br/site/arquitetura/54-matematica-e-fisica/238-matrizes-e-transformacoes-parte-1
http://www.pontov.com.br/site/index.php/arquitetura/54-matematica-e-fisica/332-vetores-guia-de-referencia

Com isso você desvenda 90% do mistério e o resto é aprender GLSL ou HLSL.
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Re: Programar Shaders

em Dom 10 Ago 2014, 21:32
Ainda não temos tutoriais sobre shaders, então o máximo que posso recomendar é ler os artigos citados pelo Kabeção e baixar e praticar com os exemplos desse tópico: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=586380
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Re: Programar Shaders

em Seg 11 Ago 2014, 10:28
Passei o dia inteiro estudando isso.
Eu já sabia sobre vetor normalizado e tal mas essas outras coisas todo mundo devia para pra estudar. Da pra usar em muitas coisas. Muitas coisas mesmo!
Consegui até fazer um shader pra rotacionar vertices e girar um grupo inteiro que funções draw como se fosse uma coisa só.

Quem já tem um bom conhecimento em GML devia aprender isso também.
Alias, deveriamos indicar isso pra todo mundo mas frequentemente.
Se eu soube-se isso antes teria feito muito mais e entendido muito mais, por exemplo, como realmente funciona aqueles cálculos para definir a posição da camera usando 3D no GM.
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