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Dúvida.

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Dúvida. Empty Dúvida.

Mensagem por fabert Qua 30 Jul 2014, 23:08

Olá, estou com uma dúvida no seguinte:

quero fazer um objeto ficar caindo em loop aleatoriamente e aumentando a velocidade com o tempo.
existe alguma engine? ou tenho que fazer o caminho deles caindo separado?

obrigado!
fabert
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Dúvida. Empty Re: Dúvida.

Mensagem por Mikasuki Qui 31 Jul 2014, 09:24

Bom dia amigo!

Não deu para entender exatamente a sua dúvida, mas vou tentar ajudar com o que entendi. Tente ser mais exato na próxima vez.

o loop, basta usar o código no step event do objeto.

o aleatoriamente, pelo o que eu entendi, vc quer que o objeto apareça em lugares aleatórios da room, se for isso, vc pode usar o random(). Ex:

objeto.x = random(800) // o valor de x do objeto vai ser um valor aleatório entre 0 e 799

Quanto a aumentar a velocidade do objeto, você pode usar uma timeline. Crie uma timeline com o evento que ocorra a cada passo da timeline. Depois, altere os valores do objeto. Ex:

objeto.timeline_index=X // (X = timeline que vc criou);
objeto.timeline_loop=1 // 1 caso vc queira que a timeline sempre repita ao terminar, 0 caso vc queira que a timeline seja encerrado no ultimo passo;
objeto.timeline_speed=.8 // velocidade com que a timeline vai passar de um passo ao outro;
objeto.timeline_running=true // aqui vc starta a timeline

Espero ter ajudado Happy
Mikasuki
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Mensagem por fabert Qui 31 Jul 2014, 11:48

Mikasuki escreveu:Bom dia amigo!

Não deu para entender exatamente a sua dúvida, mas vou tentar ajudar com o que entendi. Tente ser mais exato na próxima vez.

o loop, basta usar o código no step event do objeto.

o aleatoriamente, pelo o que eu entendi, vc quer que o objeto apareça em lugares aleatórios da room, se for isso, vc pode usar o random(). Ex:

objeto.x = random(800) // o valor de x do objeto vai ser um valor aleatório entre 0 e 799

Quanto a aumentar a velocidade do objeto, você pode usar uma timeline. Crie uma timeline com o evento que ocorra a cada passo da timeline. Depois, altere os valores do objeto. Ex:

objeto.timeline_index=X // (X = timeline que vc criou);
objeto.timeline_loop=1 // 1 caso vc queira que a timeline sempre repita ao terminar, 0 caso vc queira que a timeline seja encerrado no ultimo passo;
objeto.timeline_speed=.8 // velocidade com que a timeline vai passar de um passo ao outro;
objeto.timeline_running=true // aqui vc starta a timeline

Espero ter ajudado Happy


Bom dia, amigo!

Vou tentar ser mais claro.
Estou fazendo um jogo de coleta maçãs, elas vão caindo aleatoriamente para o personagem pega-las. Quando ele pega preciso que conte o score e as maçãs continue caindo cada vez mais rápido.
O que acontece atualmente e que o personagem pega as maçãs e elas não aparecem mais. Como resolver? confused 
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Dúvida. Empty Re: Dúvida.

Mensagem por Zero. Qui 31 Jul 2014, 11:51

O step é executado 30 vezes por segundo (velocidade padrão das rooms), já é o loop.

Essa parada de cair é gradativamente? tipo a gravidade? vai aumentando um valor constante a velocidade ?
Zero.
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Dúvida. Empty Re: Dúvida.

Mensagem por fabert Qui 31 Jul 2014, 11:59

FlyAway escreveu:O step é executado 30 vezes por segundo (velocidade padrão das rooms), já é o loop.

Essa parada de cair é gradativamente? tipo a gravidade? vai aumentando um valor constante a velocidade ?

Em relação a velocidade, estou precisando que ela aumente a queda aos poucos, para ir dificultando a coleta das maças.
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Dúvida. Empty Re: Dúvida.

Mensagem por AxeInLine Qui 31 Jul 2014, 12:20

Olá! Em relação a sua dúvida, acho que é uma coisa fácil;
Crie um objeto chamado "objCtrl" no create dele coloque:
Código:
alarm[0]=30;//este representa o tempo em que as maças vão demorar para obter mais velocidade
alarm[1]=10;//este o tempo que elas são criadas, ambas podem ser modificadas
global.velocidade=0.5;//esta é a velocidade da maça
No evento "alarm0" coloque esse código:
Código:
global.velocidade+=1;
alarm[0]=30;
e no alarm1:
Código:
instance_create(irandom_range(128,room_width-128),y,objMaca);//ou o nome do objeto maça, substitua "128" o tamanho da maça
Agora no objeto que representa a maça, no step:
Código:
vspeed=global.velocidade;
e no evento da colisão com o objPlayer(Ou o nome do objeto que representa o jogador):
Código:
instance_destroy();
Agora o objPlayer, no create:
Código:
global.pontos=0;
Na colisão com o objMaça:
Código:
global.pontos+=1;

Então coloque os objetos na room, deixando o objCtrl na parte de cima da room, em 0 neste caso.
Não tenho tempo para testar, mas acho que é assim que se faz, espero ter ajudado!Happy
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