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Movimento GML - Checar Colisão

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Movimento GML - Checar Colisão Empty Movimento GML - Checar Colisão

Mensagem por fabiopacktudo Sáb 26 Jul 2014, 22:26

Olá galera sou novato na area de Game Maker principalmente em GML...e eu gostaria muito da ajuda de vocês para resolver o meu problema...ja não aguento mais, ja tentei de todas as formas possiveis que pude imaginar / ler e nunca da certo ;/
Tambem gostaria de saber como de fato as variaveis hspeed e vspeed funcionam ou algum tutorial que fale sobre tais...pois parece que quanto mais eu leio em inglês, mais piora ...
Bem o erro é o seguinte o bloco simplesmente não consegue atravessar por locais onde tem o seu tamanho especifico, outra, se eu usar uma velocidade de valor impar, o bloco simplesmente se colide "antes" de fato tocar na "parede" assim tenho sempre que trabalhar somente com valores múltiplos de 2...o porque...faço a menor ideia :/
Bem o erro está no video abaixo e minhas duvidas acima, meus codigos tambem estaram abaixo para analise...gostaria da ajuda de vocês.

Evento Create...
Código:
pular = false;
Evento Step...
Código:
    if ( place_free (x, y+1)){
    gravity = 0.5;
    saltar = false;
} else {
    gravity = 0;
    saltar = true;
}
if ( vspeed > 10 ){
    vspeed = 10;
}
pular = keyboard_check(vk_up);
pular2 = keyboard_check_released(vk_up);
if (saltar and pular){
    vspeed = -10;
}
if ( pular2 ){
        vspeed = vspeed/2;
}

direita = keyboard_check(vk_right);
esquerda = keyboard_check(vk_left);
if( place_free(x+4,y)){
    if (direita) {
    x +=4;
   // hspeed = 4;
    }
}
if keyboard_check_released(vk_right) or keyboard_check_released(vk_left) {
    hspeed = 0;
}

if (place_free(x-4,y)){
    if (esquerda){
    x -= 4;
    }
}
Evento Colisão com o "Terreno"
Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed = 0;
//hspeed = 0;
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Movimento GML - Checar Colisão Empty Re: Movimento GML - Checar Colisão

Mensagem por WellingtonBecker Sáb 26 Jul 2014, 23:00

Você pode usar uma mascara para contornar isso. Crie um sprite quadrada um pouco menor dessa e marque no objeto do seu player aba Mask com essa nova sprite.
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Movimento GML - Checar Colisão Empty Mascara?

Mensagem por fabiopacktudo Sáb 26 Jul 2014, 23:11

WellingtonBecker escreveu:Você pode usar uma mascara para contornar isso. Crie um sprite quadrada um pouco menor dessa e marque no objeto do seu player aba Mask com essa nova sprite.

Quando eu adiciono essa nova mascara ao obj_Hero (32x32, Mascara = 28x28)
Bem digamos...não fica uma coisa "elegante"
Movimento GML - Checar Colisão Proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-fuNJT5SIyVo%2FU9RiHDT34OI%2FAAAAAAAAAuY%2FAgwnFbFbzxI%2Fs1600%2F1
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Mensagem por WellingtonBecker Sáb 26 Jul 2014, 23:32

Mude o depth do seu player com um numero negativo, tipo: -10
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Mensagem por fabiopacktudo Sáb 26 Jul 2014, 23:51

WellingtonBecker escreveu:Mude o depth do seu player com um numero negativo, tipo: -10
Poxa ajudou e muito, poderia me explicar o que de fato está acontecendo?
Teria como corrigir isso via gml?
Teria como manter o sprite no mesmo nivel que os objetos ?
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Mensagem por WellingtonBecker Sáb 26 Jul 2014, 23:59

Pois é, você esta usando uma versão antiga no game maker, e isso é bem comum. Poderia tentar uma mascara um pouco maior para dar pouca diferença.
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Mensagem por fabiopacktudo Dom 27 Jul 2014, 10:18

WellingtonBecker escreveu:Pois é, você esta usando uma versão antiga no game maker, e isso é bem comum. Poderia tentar uma mascara um pouco maior para dar pouca diferença.
Bem eu possuo o mesmo projeto na versão studio, so que o botão "play" para rodar o meu projeto não funciona :/
por isso fui para versão antiga :/
Sabe o porque desse bug?
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Mensagem por WellingtonBecker Dom 27 Jul 2014, 10:27

fabiopacktudo escreveu:
WellingtonBecker escreveu:Pois é, você esta usando uma versão antiga no game maker, e isso é bem comum. Poderia tentar uma mascara um pouco maior para dar pouca diferença.
Bem eu possuo o mesmo projeto na versão studio, so que o botão "play" para rodar o meu projeto não funciona :/
por isso fui para versão antiga :/
Sabe o porque desse bug?

Você possui a ultima versão Studio? Eu nunca tive esse tipo de problema.
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Mensagem por fabiopacktudo Dom 27 Jul 2014, 10:37

WellingtonBecker escreveu:
fabiopacktudo escreveu:
WellingtonBecker escreveu:Pois é, você esta usando uma versão antiga no game maker, e isso é bem comum. Poderia tentar uma mascara um pouco maior para dar pouca diferença.
Bem eu possuo o mesmo projeto na versão studio, so que o botão "play" para rodar o meu projeto não funciona :/
por isso fui para versão antiga :/
Sabe o porque desse bug?

Você possui a ultima versão Studio? Eu nunca tive esse tipo de problema.

Irei baixar-lo novamente e fazer o teste, caso eu consiga, os procedimentos serão o mesmo para manter o personagem na mesma camada que o terreno ?
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Mensagem por WellingtonBecker Dom 27 Jul 2014, 10:40

Sim, o desenvolvimento é o mesmo.
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Mensagem por fabiopacktudo Dom 27 Jul 2014, 12:31

Consegui um efeito muito interessante adicionando a "nova mascara" ao terreno ao invés de ser no obj_Hero, não sei se foi a sua intenção me fazer pensar kkkkk
Mas que funcionou, funcionou muito obrigado, poderia me recomendar tutoriais para me afundar mais ao assunto ?
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Mensagem por WellingtonBecker Dom 27 Jul 2014, 12:41

fabiopacktudo escreveu:Consegui um efeito muito interessante adicionando a "nova mascara" ao terreno ao invés de ser no obj_Hero, não sei se foi a sua intenção me fazer pensar kkkkk
Mas que funcionou, funcionou muito obrigado, poderia me recomendar tutoriais para me afundar mais ao assunto ?

De nada amigo, que bom que deu certo. Aqui um link de tutoriais para continuar seus estudos. Boa leitura.

https://gmbr.forumeiros.com/t18692-lista-de-tutoriais
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Mensagem por fabiopacktudo Dom 27 Jul 2014, 12:47

Muito obrigado Smile
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Mensagem por pedromenzani Dom 27 Jul 2014, 14:51

fabiopacktudo escreveu:
WellingtonBecker escreveu:Pois é, você esta usando uma versão antiga no game maker, e isso é bem comum. Poderia tentar uma mascara um pouco maior para dar pouca diferença.
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Eu ja tive esse problema no GM Studio 1.3, mas ai meu laptop travou e eu passei pra um PC com o 1.2 e até agora ta funcionando
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