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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Movimento GML - Checar Colisão
3 participantes
Página 1 de 1
Movimento GML - Checar Colisão
Olá galera sou novato na area de Game Maker principalmente em GML...e eu gostaria muito da ajuda de vocês para resolver o meu problema...ja não aguento mais, ja tentei de todas as formas possiveis que pude imaginar / ler e nunca da certo ;/
Tambem gostaria de saber como de fato as variaveis hspeed e vspeed funcionam ou algum tutorial que fale sobre tais...pois parece que quanto mais eu leio em inglês, mais piora ...
Bem o erro é o seguinte o bloco simplesmente não consegue atravessar por locais onde tem o seu tamanho especifico, outra, se eu usar uma velocidade de valor impar, o bloco simplesmente se colide "antes" de fato tocar na "parede" assim tenho sempre que trabalhar somente com valores múltiplos de 2...o porque...faço a menor ideia :/
Bem o erro está no video abaixo e minhas duvidas acima, meus codigos tambem estaram abaixo para analise...gostaria da ajuda de vocês.
Evento Create...Tambem gostaria de saber como de fato as variaveis hspeed e vspeed funcionam ou algum tutorial que fale sobre tais...pois parece que quanto mais eu leio em inglês, mais piora ...
Bem o erro é o seguinte o bloco simplesmente não consegue atravessar por locais onde tem o seu tamanho especifico, outra, se eu usar uma velocidade de valor impar, o bloco simplesmente se colide "antes" de fato tocar na "parede" assim tenho sempre que trabalhar somente com valores múltiplos de 2...o porque...faço a menor ideia :/
Bem o erro está no video abaixo e minhas duvidas acima, meus codigos tambem estaram abaixo para analise...gostaria da ajuda de vocês.
- Código:
pular = false;
- Código:
if ( place_free (x, y+1)){
gravity = 0.5;
saltar = false;
} else {
gravity = 0;
saltar = true;
}
if ( vspeed > 10 ){
vspeed = 10;
}
pular = keyboard_check(vk_up);
pular2 = keyboard_check_released(vk_up);
if (saltar and pular){
vspeed = -10;
}
if ( pular2 ){
vspeed = vspeed/2;
}
direita = keyboard_check(vk_right);
esquerda = keyboard_check(vk_left);
if( place_free(x+4,y)){
if (direita) {
x +=4;
// hspeed = 4;
}
}
if keyboard_check_released(vk_right) or keyboard_check_released(vk_left) {
hspeed = 0;
}
if (place_free(x-4,y)){
if (esquerda){
x -= 4;
}
}
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed = 0;
//hspeed = 0;
fabiopacktudo- Data de inscrição : 26/07/2014
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Re: Movimento GML - Checar Colisão
Você pode usar uma mascara para contornar isso. Crie um sprite quadrada um pouco menor dessa e marque no objeto do seu player aba Mask com essa nova sprite.
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Mascara?
WellingtonBecker escreveu:Você pode usar uma mascara para contornar isso. Crie um sprite quadrada um pouco menor dessa e marque no objeto do seu player aba Mask com essa nova sprite.
Quando eu adiciono essa nova mascara ao obj_Hero (32x32, Mascara = 28x28)
Bem digamos...não fica uma coisa "elegante"
fabiopacktudo- Data de inscrição : 26/07/2014
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Re: Movimento GML - Checar Colisão
Mude o depth do seu player com um numero negativo, tipo: -10
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: Movimento GML - Checar Colisão
Poxa ajudou e muito, poderia me explicar o que de fato está acontecendo?WellingtonBecker escreveu:Mude o depth do seu player com um numero negativo, tipo: -10
Teria como corrigir isso via gml?
Teria como manter o sprite no mesmo nivel que os objetos ?
fabiopacktudo- Data de inscrição : 26/07/2014
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Re: Movimento GML - Checar Colisão
Pois é, você esta usando uma versão antiga no game maker, e isso é bem comum. Poderia tentar uma mascara um pouco maior para dar pouca diferença.
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: Movimento GML - Checar Colisão
Bem eu possuo o mesmo projeto na versão studio, so que o botão "play" para rodar o meu projeto não funciona :/WellingtonBecker escreveu:Pois é, você esta usando uma versão antiga no game maker, e isso é bem comum. Poderia tentar uma mascara um pouco maior para dar pouca diferença.
por isso fui para versão antiga :/
Sabe o porque desse bug?
fabiopacktudo- Data de inscrição : 26/07/2014
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Re: Movimento GML - Checar Colisão
fabiopacktudo escreveu:Bem eu possuo o mesmo projeto na versão studio, so que o botão "play" para rodar o meu projeto não funciona :/WellingtonBecker escreveu:Pois é, você esta usando uma versão antiga no game maker, e isso é bem comum. Poderia tentar uma mascara um pouco maior para dar pouca diferença.
por isso fui para versão antiga :/
Sabe o porque desse bug?
Você possui a ultima versão Studio? Eu nunca tive esse tipo de problema.
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: Movimento GML - Checar Colisão
WellingtonBecker escreveu:fabiopacktudo escreveu:Bem eu possuo o mesmo projeto na versão studio, so que o botão "play" para rodar o meu projeto não funciona :/WellingtonBecker escreveu:Pois é, você esta usando uma versão antiga no game maker, e isso é bem comum. Poderia tentar uma mascara um pouco maior para dar pouca diferença.
por isso fui para versão antiga :/
Sabe o porque desse bug?
Você possui a ultima versão Studio? Eu nunca tive esse tipo de problema.
Irei baixar-lo novamente e fazer o teste, caso eu consiga, os procedimentos serão o mesmo para manter o personagem na mesma camada que o terreno ?
fabiopacktudo- Data de inscrição : 26/07/2014
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Re: Movimento GML - Checar Colisão
Sim, o desenvolvimento é o mesmo.
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Re: Movimento GML - Checar Colisão
Consegui um efeito muito interessante adicionando a "nova mascara" ao terreno ao invés de ser no obj_Hero, não sei se foi a sua intenção me fazer pensar kkkkk
Mas que funcionou, funcionou muito obrigado, poderia me recomendar tutoriais para me afundar mais ao assunto ?
Mas que funcionou, funcionou muito obrigado, poderia me recomendar tutoriais para me afundar mais ao assunto ?
fabiopacktudo- Data de inscrição : 26/07/2014
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Re: Movimento GML - Checar Colisão
fabiopacktudo escreveu:Consegui um efeito muito interessante adicionando a "nova mascara" ao terreno ao invés de ser no obj_Hero, não sei se foi a sua intenção me fazer pensar kkkkk
Mas que funcionou, funcionou muito obrigado, poderia me recomendar tutoriais para me afundar mais ao assunto ?
De nada amigo, que bom que deu certo. Aqui um link de tutoriais para continuar seus estudos. Boa leitura.
https://gmbr.forumeiros.com/t18692-lista-de-tutoriais
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: Movimento GML - Checar Colisão
Muito obrigado
fabiopacktudo- Data de inscrição : 26/07/2014
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Re: Movimento GML - Checar Colisão
fabiopacktudo escreveu:Bem eu possuo o mesmo projeto na versão studio, so que o botão "play" para rodar o meu projeto não funciona :/WellingtonBecker escreveu:Pois é, você esta usando uma versão antiga no game maker, e isso é bem comum. Poderia tentar uma mascara um pouco maior para dar pouca diferença.
por isso fui para versão antiga :/
Sabe o porque desse bug?
Eu ja tive esse problema no GM Studio 1.3, mas ai meu laptop travou e eu passei pra um PC com o 1.2 e até agora ta funcionando
pedromenzani- Data de inscrição : 25/06/2014
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