Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Resolvido] Duvida sobre situação estranha
2 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Duvida sobre situação estranha
Bom dia, estou a fazer um sistema de arrastar objecto para um local mas algo bizarro nas variáveis internas se passa, senão vejamos:
{
var i;
for (i = 0; i < 7; i += 1)
{
instance_create(35+i*120,253,control_de_espaco_obj)
instance_create(35+i*120,343,control_de_espaco_obj)
instance_create(35+i*120,433,control_de_espaco_obj)
instance_create(35+i*120,523,control_de_espaco_obj)
instance_create(35+i*120,612,control_de_espaco_obj)
}
}
estas instâncias criadas são visualmente círculos redondos para sabermos os locais para onde podemos arrastar o obj principal.
Agora para o nosso obj principal ser criado:
if instance_place(x, y,control_de_espaco_obj )
{
with instance_nearest(x,y,control_de_espaco_obj)
{
cx = x //esta variavel foi criada no "create"
instance_create(cx,289,nequilas_normal_obj)
}
}
O nosso objecto neste código é o de arrastar, mas serve para criar o obj principal no lugar certo que é o nequilas_normal_obj.
Agora a cena bizarra:
na realidade este código como está funciona perfeitamente excepto que a posicao x do ultimo circulo á direita é sempre igual ao pnultimo, porque será??????????????? se eu crio 7 círculos porque o sexto e sétimo circulo tem a mesma posição x se visualmente estão bem posicionados?????????
Alguém sabe como obter as coordenadas todas em modo?
agradeço a vossa ajuda.
Edit: talvez eu não esteja a obter a coordenada x correta do "control_de_espaco_obj" para usar no instante_create, se for esse o caso diga-me uma maneira de o fazer. obrigado
edit:
pessoal o assunto está resolvido, assim que tiver mais tempo ponho aqui a solução, não me irei esquecer por isso peço que não respondam aqui nem fechem o tópico.
obrigado.
{
var i;
for (i = 0; i < 7; i += 1)
{
instance_create(35+i*120,253,control_de_espaco_obj)
instance_create(35+i*120,343,control_de_espaco_obj)
instance_create(35+i*120,433,control_de_espaco_obj)
instance_create(35+i*120,523,control_de_espaco_obj)
instance_create(35+i*120,612,control_de_espaco_obj)
}
}
estas instâncias criadas são visualmente círculos redondos para sabermos os locais para onde podemos arrastar o obj principal.
Agora para o nosso obj principal ser criado:
if instance_place(x, y,control_de_espaco_obj )
{
with instance_nearest(x,y,control_de_espaco_obj)
{
cx = x //esta variavel foi criada no "create"
instance_create(cx,289,nequilas_normal_obj)
}
}
O nosso objecto neste código é o de arrastar, mas serve para criar o obj principal no lugar certo que é o nequilas_normal_obj.
Agora a cena bizarra:
na realidade este código como está funciona perfeitamente excepto que a posicao x do ultimo circulo á direita é sempre igual ao pnultimo, porque será??????????????? se eu crio 7 círculos porque o sexto e sétimo circulo tem a mesma posição x se visualmente estão bem posicionados?????????
Alguém sabe como obter as coordenadas todas em modo?
agradeço a vossa ajuda.
Edit: talvez eu não esteja a obter a coordenada x correta do "control_de_espaco_obj" para usar no instante_create, se for esse o caso diga-me uma maneira de o fazer. obrigado
edit:
pessoal o assunto está resolvido, assim que tiver mais tempo ponho aqui a solução, não me irei esquecer por isso peço que não respondam aqui nem fechem o tópico.
obrigado.
jose rocha- Data de inscrição : 06/10/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 76
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Duvida sobre situação estranha
Destrancado a seu pedido.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Resolvido] Duvida sobre situação estranha
PedroX escreveu:Destrancado a seu pedido.
obrigado pedro.
É o seguinte:
Depois de muito pensar e tentar resolver o problema por mim conseguí e passo a explicar caso alguém futuramente tenha um problema parecido ou seja fica para referencia:
no caso:
if instance_place(x, y,control_de_espaco_obj )
{
with instance_nearest(x,y,control_de_espaco_obj)
{
cx = x //esta variavel foi criada no "create"
instance_create(cx,289,nequilas_normal_obj)
}
}
em primeiro lugar a partir do momento em que me refiro a "with instance_nearest(x,y,control_de_espaco_obj)" este x e y que está neste pedaço de código já se refere á posição x que eu quero, ou seja não preciso do
"cx = x //esta variavel foi criada no "create"
instance_create(cx,289,nequilas_normal_obj)"
para nada, então basta pôr "instance_create(x,y,nequilas_normal_obj)" a seguir a "with instance_nearest(x,y,control_de_espaco_obj)",
mesmo assim a situação é a mesma e eu penso que isso acontece porque estes círculos são criados mais do que uma vez e assim ( talvez muda a id do circulo (obj)) e por isso muda também a variável interna deste.
O que fiz foi criar outro obj que fica em cima do circulo chamado "grid" mas invisível e meter este código no step event do obj que eu quero por no lugar do circulo, código:
with instance_nearest(x,y,grid)
{
global.pos_x = x
}
x = global.pos_x
assim consigo alinhar os objs na mesma linha com a mesma distancia uns dos outros no lugar correcto.
Tentei não ser confuso, se o fui peço desculpa apenas tentei explicar como resolvi o problema.
jose rocha- Data de inscrição : 06/10/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 76
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Dúvida Estranha sobre Port on Screen/View in Room
» [Resolvido]Duvida sobre AI
» Dúvida sobre draw_surface [Resolvido]
» [Resolvido]duvida sobre uma coiza
» [Resolvido]Dúvida sobre mask
» [Resolvido]Duvida sobre AI
» Dúvida sobre draw_surface [Resolvido]
» [Resolvido]duvida sobre uma coiza
» [Resolvido]Dúvida sobre mask
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|