DUVIDA EM CRIAÇÃO DE OBJETO ALEATORIO

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DUVIDA EM CRIAÇÃO DE OBJETO ALEATORIO

Mensagem por Sonic em Ter 15 Jul 2014, 14:36

Estou criando um jogo estilo "jetpack joyride" onde vc tem que se desviar de objetos (obj_inimigo) e coletar as vidas (obj_vidas) e queria que eles aparecem aleatoriamente na room (mas não muito acima pois ficaria fora de alcance do personagem no caso do obj_vida)

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Sonic

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Re: DUVIDA EM CRIAÇÃO DE OBJETO ALEATORIO

Mensagem por Mannoroth em Ter 15 Jul 2014, 15:49

Sonic escreveu:Estou criando um jogo estilo "jetpack joyride" onde vc tem que se desviar de objetos (obj_inimigo) e coletar as vidas (obj_vidas) e queria que eles aparecem aleatoriamente na room (mas não muito acima pois ficaria fora de alcance do personagem no caso do obj_vida)


Faça um objeto que crie os inimigos e as vidas, chamarei aqui de obj_create. No obj_create, coloca no event create:
Código:
alarm[0]=30
alarm[1]=30
O alarm[0] controlará a aparição dos inimigos, então coloque no alarm[0]:
Código:
rx=irandom_range(0, room_width)
ry=irandom_range(0, room_height)
instance_create(rx,ry,obj_inimigo)
alarm[0]=60
O alarm[1] controlará a aparição das vidas, então coloque no alarm[1] :
Código:
rx=irandom_range(0, room_width)
ry=irandom_range(240, room_height)
instance_create(rx,ry,obj_vida)
alarm[1]=150
neste exemplo estou usando variaveis rx e ry (use quaisquer nomes que queira para as variáveis) para randomizar a posição em que o objeto aparecerá. No caso das vidas eu coloquei 240 como limite de altura em que o objeto poderá surgir (pois você disse que não pode aparecer muito alto, altere esse número a sua escolha). Em vez de room_height e room_width você pode usar números específicos, limitando como quiser onde os objetos podem aparecer.  No meu exemplo os inimigos aparecerão a cada 60 steps(2 segundos), e as vidas aparecerão a cada 150 steps (5 segundos).

Mannoroth

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