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random

em Ter 15 Jul 2014, 09:21
oi
to com uma duvida com o random como eu uso ele no gml?
tipo assim
Código:
if variável=1 10%de chance {de acontece isso}
10%de chance{de acontece isso}
80% de chance{de acontece isso}
alguém ai sabe?
obrigado.
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Re: random

em Ter 15 Jul 2014, 09:36
Random(numeromaximo)

Essa função retorna um número aleatório de 0 a número q vc colocou.
Faz o seguinte
Código:
 
num=random(100)
If num>= 90{
//10%
} else if num>=80 and num<90{
//10%
} else{
//80%
}
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Re: random

em Ter 15 Jul 2014, 09:56
obrigado  Happy  mas caso eu queira colocar individualmente em cada instância deve ser
var num;?
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Re: random

em Ter 15 Jul 2014, 12:22
Você pode trabalhar com números aleatórios utilizando essas funções:

random(val) -> Retorna um numero quebrado ou inteiro de 0 até o valor dado.
irandom(val) -> Retorna um numero inteiro de 0 até o valor dado.
random_range(val1, val2) -> Retorna um numero quebrado ou inteiro do primeiro valor dado até o ultimo valor dado.
irandom_range(val1, val2) -> Retorna um numero inteiro do primeiro valor dado até o ultimo valor dado.

No GMS existem duas novas funções que vieram com o intuito de melhorar os testes quando se trata de números aleatórios:

randomize() -> Gera uma seed totalmente aleatória.
random_set_seed(val) -> Define uma seed especifica.
random_get_seed() -> Retorna a seed sendo utilizada.

No GMS os valores aleatórios são gerados a partir de uma seed, por padrão a seed tem sempre um valor padrão no começo do jogo por tanto não importa quantas vezes você teste ele o numero aleatório sempre sera o mesmo, pra isso não acontecer é preciso chamar a função randomize() no começo do jogo.
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Re: random

em Ter 15 Jul 2014, 12:45
StartGame num é só uma variavel qualquer,que eu inventei na hora, você pode sim fazer isso!
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Re: random

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