Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» colisão de queda após outra colisão dando problema
Ontem à(s) 18:08 por Lighter

» [Duvida] O que aprender
Ontem à(s) 15:32 por Markituh

» BUILD FAILED: Cannot find BUILD.xml
Ontem à(s) 14:50 por ReisBlender

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
Sex 23 Jun 2017, 20:33 por Willy

» Regras do Fórum
Sex 23 Jun 2017, 19:02 por GMBR

» Retorno da GMBR!!!
Ter 24 Jan 2017, 15:43 por GMBR

» Jogo Dengue HTML
Seg 30 Nov 2015, 16:17 por guga

» Criando IA Simples para inimigos
Qua 25 Nov 2015, 19:22 por DJDAVYD

» Ordenar variavel em ordem decrescente
Sex 28 Ago 2015, 21:09 por Kodained

» Crio Trilha Sonora para Games!
Qui 27 Ago 2015, 13:50 por Isaias Malafaia

» Problema com Colisão
Qui 27 Ago 2015, 12:30 por The_Game

» Quem quer Uma Engine, e de Quê?
Qui 27 Ago 2015, 09:22 por theguitarmester

» [RESOLV]Como adicionar 2 objetos na mesma posição?
Qua 26 Ago 2015, 11:38 por Bhryenno Kelvyn Carlson

» Sistema de porta!!!
Ter 25 Ago 2015, 21:29 por theguitarmester

» Venda de objetos em Inventário - Multiplicado
Seg 24 Ago 2015, 18:33 por AG Hydra

» Atirar na direção certa
Seg 24 Ago 2015, 09:03 por theguitarmester

» Western Duels
Seg 24 Ago 2015, 07:47 por theguitarmester

» Problemas na compilação android
Dom 23 Ago 2015, 23:43 por Zero.

» Dúvida sobre strings, lendo txt
Sab 22 Ago 2015, 20:31 por Pai véi

» Como estabilizar um som
Sab 22 Ago 2015, 19:03 por Isquilo_Roedor

» Janela Modal
Sab 22 Ago 2015, 09:23 por Pai véi

» Sobre instance Creation Code
Sab 22 Ago 2015, 08:39 por Pai véi

» LudumDare #33
Sex 21 Ago 2015, 21:17 por WellingtonBecker

» Como fazer um temporizador
Sex 21 Ago 2015, 19:02 por Isquilo_Roedor

» GMS sempre salva projeto ao compilar?
Sex 21 Ago 2015, 12:32 por Pai véi

Quem está conectado
14 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 14 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36

random

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

random

Mensagem por Tio-Orochi em Ter 15 Jul 2014, 09:21

oi
to com uma duvida com o random como eu uso ele no gml?
tipo assim
Código:
if variável=1 10%de chance {de acontece isso}
10%de chance{de acontece isso}
80% de chance{de acontece isso}
alguém ai sabe?
obrigado.
avatar
Tio-Orochi

Data de inscrição : 09/06/2014
Número de Mensagens : 57
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: random

Mensagem por Rodrigo Santiago em Ter 15 Jul 2014, 09:36

Random(numeromaximo)

Essa função retorna um número aleatório de 0 a número q vc colocou.
Faz o seguinte
Código:
 
num=random(100)
If num>= 90{
//10%
} else if num>=80 and num<90{
//10%
} else{
//80%
}
avatar
Rodrigo Santiago

Ranking : Nota B
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Número de Mensagens : 1281
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 3
   : 1
   : 3

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: random

Mensagem por Tio-Orochi em Ter 15 Jul 2014, 09:56

obrigado  Happy  mas caso eu queira colocar individualmente em cada instância deve ser
var num;?
avatar
Tio-Orochi

Data de inscrição : 09/06/2014
Número de Mensagens : 57
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: random

Mensagem por gabrielsch em Ter 15 Jul 2014, 12:22

Você pode trabalhar com números aleatórios utilizando essas funções:

random(val) -> Retorna um numero quebrado ou inteiro de 0 até o valor dado.
irandom(val) -> Retorna um numero inteiro de 0 até o valor dado.
random_range(val1, val2) -> Retorna um numero quebrado ou inteiro do primeiro valor dado até o ultimo valor dado.
irandom_range(val1, val2) -> Retorna um numero inteiro do primeiro valor dado até o ultimo valor dado.

No GMS existem duas novas funções que vieram com o intuito de melhorar os testes quando se trata de números aleatórios:

randomize() -> Gera uma seed totalmente aleatória.
random_set_seed(val) -> Define uma seed especifica.
random_get_seed() -> Retorna a seed sendo utilizada.

No GMS os valores aleatórios são gerados a partir de uma seed, por padrão a seed tem sempre um valor padrão no começo do jogo por tanto não importa quantas vezes você teste ele o numero aleatório sempre sera o mesmo, pra isso não acontecer é preciso chamar a função randomize() no começo do jogo.
avatar
gabrielsch

Ranking : Nota A
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Número de Mensagens : 1229
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: random

Mensagem por Rodrigo Santiago em Ter 15 Jul 2014, 12:45

StartGame num é só uma variavel qualquer,que eu inventei na hora, você pode sim fazer isso!
avatar
Rodrigo Santiago

Ranking : Nota B
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Número de Mensagens : 1281
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 3
   : 1
   : 3

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: random

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum