como orbitar objetos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

como orbitar objetos?

Mensagem por macedoboka em Sex 11 Jul 2014, 01:51

gostaria de saber como um objeto orbita outro, tipo a orbita de um planeta em relação ao sol!

macedoboka

Número de Mensagens : 63
Idade : 25
Data de inscrição : 02/03/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como orbitar objetos?

Mensagem por NPH em Sex 11 Jul 2014, 12:28

Depende do uso: se for para um objeto seguir o outro sempre acompanhando a velocidade do primeiro e a posição relacionada a direção, você pode converter ângulos polares em retangulares.
Igual eu faço em jogos de tiro, onde a bala sempre sai dependendo da direção da arma do personagem.

NPH

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 452
Idade : 22
Data de inscrição : 28/11/2010
Notas recebidas : B
Reputação : 32
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como orbitar objetos?

Mensagem por cascavelo em Sex 11 Jul 2014, 12:50

Faz um path circular.

cascavelo

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1011
Idade : 46
Data de inscrição : 08/12/2011
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Reputação : 71
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 2
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como orbitar objetos?

Mensagem por polosam em Sex 11 Jul 2014, 13:06

Aqui tem uma engine funcional para GM 8.0 pro:

http://www.mediafire.com/download/sfqsvrmfmrjvpvg/engine_sol.gmk

polosam

Número de Mensagens : 424
Idade : 23
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como orbitar objetos?

Mensagem por PedroX em Sex 11 Jul 2014, 15:19

Create:
Código:
// Distância
raio = 100
// Em segundos
tempo_orbita = 10

// 1 para horário, -1 para anti-horário
sentido = 1

//Não mudar abaixo

// Direção inicial, em graus
direcao = 0
velocidade = 360/tempo_orbita;

Step
Código:
x = objeto_central.x + lengthdir_x(raio, direcao);
y = objeto_central.y + lengthdir_y(raio, direcao);

direcao -= sentido*velocidade/fps;


PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como orbitar objetos?

Mensagem por macedoboka em Ter 15 Jul 2014, 00:50

agradeço pela atenção, o download do polosam serviu perfeitamente!

macedoboka

Número de Mensagens : 63
Idade : 25
Data de inscrição : 02/03/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: como orbitar objetos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:01


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum