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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
random
3 participantes
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random
oi
to com uma duvida com o random como eu uso ele no gml?
tipo assim
obrigado.
to com uma duvida com o random como eu uso ele no gml?
tipo assim
- Código:
if variável=1 10%de chance {de acontece isso}
10%de chance{de acontece isso}
80% de chance{de acontece isso}
obrigado.
Tio-Orochi- Data de inscrição : 09/06/2014
Reputação : 2
Número de Mensagens : 57
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: random
Random(numeromaximo)
Essa função retorna um número aleatório de 0 a número q vc colocou.
Faz o seguinte
Essa função retorna um número aleatório de 0 a número q vc colocou.
Faz o seguinte
- Código:
num=random(100)
If num>= 90{
//10%
} else if num>=80 and num<90{
//10%
} else{
//80%
}
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: random
obrigado mas caso eu queira colocar individualmente em cada instância deve ser
var num;?
var num;?
Tio-Orochi- Data de inscrição : 09/06/2014
Reputação : 2
Número de Mensagens : 57
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: random
Você pode trabalhar com números aleatórios utilizando essas funções:
random(val) -> Retorna um numero quebrado ou inteiro de 0 até o valor dado.
irandom(val) -> Retorna um numero inteiro de 0 até o valor dado.
random_range(val1, val2) -> Retorna um numero quebrado ou inteiro do primeiro valor dado até o ultimo valor dado.
irandom_range(val1, val2) -> Retorna um numero inteiro do primeiro valor dado até o ultimo valor dado.
No GMS existem duas novas funções que vieram com o intuito de melhorar os testes quando se trata de números aleatórios:
randomize() -> Gera uma seed totalmente aleatória.
random_set_seed(val) -> Define uma seed especifica.
random_get_seed() -> Retorna a seed sendo utilizada.
No GMS os valores aleatórios são gerados a partir de uma seed, por padrão a seed tem sempre um valor padrão no começo do jogo por tanto não importa quantas vezes você teste ele o numero aleatório sempre sera o mesmo, pra isso não acontecer é preciso chamar a função randomize() no começo do jogo.
random(val) -> Retorna um numero quebrado ou inteiro de 0 até o valor dado.
irandom(val) -> Retorna um numero inteiro de 0 até o valor dado.
random_range(val1, val2) -> Retorna um numero quebrado ou inteiro do primeiro valor dado até o ultimo valor dado.
irandom_range(val1, val2) -> Retorna um numero inteiro do primeiro valor dado até o ultimo valor dado.
No GMS existem duas novas funções que vieram com o intuito de melhorar os testes quando se trata de números aleatórios:
randomize() -> Gera uma seed totalmente aleatória.
random_set_seed(val) -> Define uma seed especifica.
random_get_seed() -> Retorna a seed sendo utilizada.
No GMS os valores aleatórios são gerados a partir de uma seed, por padrão a seed tem sempre um valor padrão no começo do jogo por tanto não importa quantas vezes você teste ele o numero aleatório sempre sera o mesmo, pra isso não acontecer é preciso chamar a função randomize() no começo do jogo.
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: random
StartGame num é só uma variavel qualquer,que eu inventei na hora, você pode sim fazer isso!
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
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