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Fazendo Menus para android

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Mensagem por Thomaz Dom 06 Jul 2014, 12:26

Eu estou passando pela parte de fazer a interface dos menus do meu jogo e estava querendo uma ajuda dos senhores para saber qual o melhor modo de fazer com que o menu tenha um aspecto aceitável em todas as plataformas.

Quando e pesquisei no GMC, eles recomendaram fazer a room de um aspecto específico e deixar o próprio Game Maker:Studio fazer o rescale da tela. O problema é que a tela fica ou com aspecto desproporcional ou fica com aquelas barras pretas.

Eu não vejo problema em deixar ele com aquelas barras pretas.

Tl;Dr
Minha dúvida é só para saber se existe algum método para fazer o rescale da tela dos menus sem perder nenhuma informação e mantendo o aspecto proporcional. Ou é melhor eu não me preocupar com isso e deixar as barras pretas nos menus, mesmo.
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Mensagem por cascavelo Dom 06 Jul 2014, 12:32

Use o mesmo método que você usou para manter a proporção nas rooms de gameplay.
Dá uma olhada aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t23783-android-adaptando-o-jogo-a-resolucoes-diferentes
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Mensagem por Thomaz Dom 06 Jul 2014, 12:45

Uhum, eu sei. O problema é que eu tenho medo de não mostrar todas as informações do menu na tela de alguns aparelhos com aspecto louco. SáComé Esses chineses...

Btw, esse método está desatualizado. Os mais novos utilizam o Application_surface. Eu posso fazer um tutorial, se quiser.
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Mensagem por Gonzo Dom 06 Jul 2014, 13:02

resolução full screen//em settings
width=960
height=540

resolucao widescreen//em settings
width=800
height=450

use algumas desses duas opções e ative o full scale em glogal game settings, não precisa mais que isso xD Smile

tai mastigado uhauaha


Última edição por Gonzo em Dom 06 Jul 2014, 14:16, editado 2 vez(es)
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Mensagem por cascavelo Dom 06 Jul 2014, 13:43

Uhum, eu sei. O problema é que eu tenho medo de não mostrar todas as informações do menu na tela de alguns aparelhos com aspecto louco. SáComé Esses chineses...

Btw, esse método está desatualizado. Os mais novos utilizam o Application_surface. Eu posso fazer um tutorial, se quiser.

Não existe método "desatualizado", existe sim um método e outro. Você faz da maneira que acha melhor.
Não tem mágica pra colocar em telas de formato diferente o mesmo conteúdo sem deformar, ou você escreve um código específico para cada formato de tela ou simplesmente não coloca nenhuma informação relevante na borda da tela.
É evidente que a segunda opção é a mais viável, por isto é a mais usada.

Todas as telas de smartphones e tablet novos ficam próximas do formato widescreen com pequenas diferenças na largura. Os smartphones nacionais com telas mais quadradas nem tem capacidade para rodar um jogo feito no GMS, nem compensa desenvolver pensando neles. Como Galaxy Y por exemplo, o melhor é até bloquear o download destes aparelhos na googleplay pra não ficar cheio de avaliações negativas.
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Mensagem por Thomaz Dom 06 Jul 2014, 14:03

Bom, pelo menos isso me dá segurança de fazer o negócio do jeito certo! E se você usar este método, aplication_surface não vai estar de acordo com o tamanho da tela e, portanto, a tela vai ficar meio pixelizada... Então é, sim, desatualizado.

Bom saber isso do Galaxy Y! Eu tenho um Motorola Razr D3. Quando fui mandar pra um amigo que tinha um Galaxy Y, o meu jogo que roda normal com 60fps não roda com mais de 35fps no dele. Eu estava preocupado, sem saber se era falta de otimização no meu código. VALEU! Happy
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