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reinicio do jogo ao final do tempo

em Qui 03 Jul 2014, 19:03
Olá pessoal, boa noite
estou criando um game e gostaria de colocar um cronometro que, se chegar ao final do tempo, reinicia o jogo.
Estou seguindo os passos deste tópico:
http://gmbr.forumeiros.com/t7668-cronometro-de-contagem-regressiva

mas não consigo fazer com que ele reinicie, ao final ele começa a contar -1:59

CREATE:
{
segs=59;
mins=2;
sde = 1/room_speed
}
STEP
if segs = 0 && mins = 0
{
segs = 0;
mins = 0;
}
{
segs-=1/room_speed;

if segs=0{
mins-=1;
segs=60;
}
if mins=0 {
if segs=0{
game_restart()
}
}
}
DRAW
{
draw_text(x,y,string(mins)+':'+string(floor(segs)));
}

mas não consigo fazer com que ele reinicie, ao final ele começa a contar -1:59
Outra dúvida, a contagem começa assim que a ROOM é iniciada ou visualizada, gostaria de fazer com que ela inicia-se só quando o jogo realmente iniciasse, ou apertasse o ENTER.
obrigado galera
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Re: reinicio do jogo ao final do tempo

em Qui 03 Jul 2014, 20:22
Olá amigo,eu não sou muito bom no game maker ainda,
Estou estudando,e vou encara isso como um exercício.OK?
Eu achei isso meio confuso,então vou começa um novo.
Vamos lá
Sugiro que você cria um objeto invisível para inicia o tempo
apertando Enter.

Nesse objeto invisível,Cria três variável,no evento Create
Escolhe o minuto, de exemplo vou bota 2.
Código:

global.mins=2
global.segs=59
global.contagem=0
Essas variável que vão fazer o tempo.
Caso não sabe o que é global,pesquise ok?(é fácil de entende)

Agora vai no Step do objeto invisível.
E programe ele para quando aperta o Enter
Começa a contagem
Código:

if keyboard_check(vk_enter)
  {
  global.contagem=1
  }

Quando começa a contagem,vamos fazer que ele diminua os segundos
e vamos fazer o tempo real da room fica em segundos.
Código:

if global.contagem=1
 {
 global.segs-=1/room_speed
 }
Agora quando o segundos ser = 0,diminui o minuto
e reinicia o segundos
Código:

if global.segs=0
 {
 global.mins-=1
 global.segs=59
 }
Bom,agora quando o minutos acabar,
ele vai reinicia o room
Código:

if global.mins=-1
 {
 room_restart()
 }
Pronto,tudo isso no STEP.
A só pra completa no DRAW
Código:

{
draw_text(x,y,string(global.mins)+':'+string(floor(global.segs)));
}

Ae,Bom mano desculpa se errei,
Não sei se eu expliquei bem,Mas tentei.Abç.
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Re: reinicio do jogo ao final do tempo

em Sex 04 Jul 2014, 15:02
Valeu cara, adiantou bem, mas ele não inicia nem sozinho nem quando aperto o ENTER, obrigado
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Re: reinicio do jogo ao final do tempo

em Sex 04 Jul 2014, 15:45
No meu jogo quando acaba o tempo o cara perde, e depois ele reinicia o jogo manualmente.

A única diferença é que no meu tempo, é só em segundos, ou seja, não existe 1 minuto e 40 segundos, e sim 100s
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Re: reinicio do jogo ao final do tempo

em Sex 04 Jul 2014, 16:25
Hum...Bom amigo no meu caso funcionou,Mas tudo bem,
tem outro jeito simples de fazer.
Mas antes de começa,para você economiza tempo.
Peço que leia de novo,e repare aonde botou o segundo
código,talvez você botou no evento (Create) e por isso não
vai funciona.

Caso fez tudo certinho,você vai fazer um seguinte
Você vai usa os mesmo código ai de cima.
Porém vai apaga o seguinte código que usei

Código:

if keyboard_check(vk_enter)
  {
  global.contagem=1
  }

Só esse agora e resto pode deixa.

Agora você vai cria um EVENTO (Add Event).
O escolha o chamado KEYBOARD e escolha o Enter.

Agora que já criou, vamos um simples código.
Código:
global.contagem=1
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Re: reinicio do jogo ao final do tempo

em Sex 04 Jul 2014, 19:58
BELEZA!!!!!!!!!!!!!!!! agora deu certo!!!!!!!!!!!!
MUITO OBRIGADO MESMO CARA!!
só mais uma dúvida!!!

Como faço para colocar o contador no canto esquerdo superior???
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Re: reinicio do jogo ao final do tempo

em Sex 04 Jul 2014, 20:15
Código:
{
draw_text(10,10,string(global.mins)+':'+string(floor(global.segs)));
}

Assim,Caso quer outro lugar e só mexe nos "10,10".
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Re: reinicio do jogo ao final do tempo

em Sab 05 Jul 2014, 10:03
Beleza cara!!!
O melhor fórum que já participei, em menos de um dia já tive resposta e que funcionou!! Parabéns a todos os responsáveis por esta iniciativa, ainda mais dentro de uma cultura onde o conhecimento sobre algo não é muito compartilhado.
Obrigado
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Re: reinicio do jogo ao final do tempo

em Sab 05 Jul 2014, 14:35
Cara não li todos os comentários, mas acho que para fazer isso é muito simples
Código:
if global.tempo=0
{
game_restart ()
}
else
{
acontece_algo
}
eu faria assim sorrindo


Última edição por Riccardoric em Sab 05 Jul 2014, 14:37, editado 1 vez(es) (Razão : errei code :sorrir:)
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Re: reinicio do jogo ao final do tempo

em Qui 10 Jul 2014, 10:13
Oi Ricardo, obrigado pela ajuda cara, o Sadrake já resolveu, mesmo assim é mais um motivo de elogio para vcs que estão ai solucionando os problemas da galera!!!
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