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Rodrigo Santiago

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Problema para configura um bot!(IA)

em Qua 02 Jul 2014, 22:09
Estou começando a usa GML,e eu poderia a fazer um jogo mais facil,mas não tenho essa intenção.
Vamos lá,Eu não estou conseguindo fazer o bot fica sem pula, quando encontra a parede em cima.

Essa é a minha intenção
Bot pula quando esta livre de blocos(sólido) em cima.Senão fica sem pula.

Mas esta difícil,já tentei usa o place_free mas ele buga.
Caso só tem esse caminho,e eu não esteja usando incorretamente,me de exemplo.


Última edição por Sadrake em Sab 05 Jul 2014, 17:43, editado 2 vez(es)
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Re: Problema para configura um bot!(IA)

em Qua 02 Jul 2014, 22:51
bom, aqui comigo utilizo esse codigo:
Código:
if (place_free(x, y + 3)){sprite_index = spr_ini1_pulo} // se está pulando, mostrar o sprite de pulo
if dir = -1{ //se estiver pra esquerda
if place_meeting(x-3,y,obj_bloqueio) && !place_empty(x,y+3){ // se há algo no caminho(obj_bloqueio a 3 pixels) e estamos no chão à esquerda
vspeed = -16// pula
}
}
então faço a mesma coisa para o lado oposto...
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Re: Problema para configura um bot!(IA)

em Qua 02 Jul 2014, 23:15
Legal amigo,pelo que entendi!
O seu bot quando encontra um objeto(sólido) na frente ele vai pula!.
Só que o meu bot ele fica pulando direto para desvia de tiro,
quando tive uma parede em cima,ele não pula.
é isso que eu quero. Happy
 
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Re: Problema para configura um bot!(IA)

em Qua 02 Jul 2014, 23:28
aaaaaaah, desculpe, interpretei errado!
então voce pode usar o
Código:
place_empty(x,y+3)

No codigo do bot quando ele está programado pra pular, tente colocar mais isso!
exemplo:
Código:
if place_empty(x,y+3) && tiro ta vindo {
pular
}else //senão{
vspeed=0}


Algo assim.. acredito que vá funcionar.
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Re: Problema para configura um bot!(IA)

em Qui 03 Jul 2014, 20:55
Já consegui,Você me deu a ideia na primeira resposta.
E eu ainda não sei como fazer quando o tiro fica perto e ele pula.
Mas obrigado pela atenção.
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Re: Problema para configura um bot!(IA)

em Sex 04 Jul 2014, 00:43
AAAAAAAAH, agr que eu entendi o seu problema!
Você pode usar isso no código do inimigo
Código:
if distante_to_object(obj_tiro)<=100  &&  place_empty(x,y+3) //Se o tiro tiver a uma distancia tal dele e puder pular
{
//codigo para ele pular aqui
}else{
//codigo do que ele fazer caso ele não possa pular exemplo ficar parado
Speed=0
}
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