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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Sprite que segue o player
5 participantes
Página 1 de 1
Sprite que segue o player
Olá pessoal! De novo eu sempre com os meus problemas.... Esse é um pouquinho mais complicado dos que os outros que eram meio bobos é que no final conseguir fazer o 70% sozinho kk enfim... è o seguinte eu fiz um tutorial "Tutorial Iluminação" para cirar fazer um surface com o blend mode ai estão os seguintes codigos:
No Create
- Colocar movimento para a luz (muito bobo pois ele desenha o surface e não a luz)
- Colocar um espaço transparente no player (também esse bobo)
Bom eu tentei mas faz horas (senão dias) que estou tentando resolver isso se alguém conseguir agradeceria. Vou colocar uma imagem aqui em baixo do game com a luz
E se tiver alguém interessado em mim ajudar no jogo pode entrar mande MP, o primeiro ganha o lugar '-'
No Create
- Código:
Surf = surface_create(room_width,room_height);
- Código:
surface_set_target(Surf)
draw_clear_alpha(c_black,1.0);
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_sprite(spr_luz,image_index,mouse_x,mouse_y);
draw_set_blend_mode(bm_normal);
surface_reset_target();
- Código:
draw_surface(Surf,0,-100)
//coloquei -100 para tirar um espaço lá em baixo onde vai ter o menu
- Código:
draw_sprite(spr_luz,image_index,mouse_x,mouse_y);
- Colocar movimento para a luz (muito bobo pois ele desenha o surface e não a luz)
- Colocar um espaço transparente no player (também esse bobo)
Bom eu tentei mas faz horas (senão dias) que estou tentando resolver isso se alguém conseguir agradeceria. Vou colocar uma imagem aqui em baixo do game com a luz
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
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Re: Sprite que segue o player
no step troque o
draw_sprite(spr_luz,image_index,mouse_x,mouse_y); para
with (objeto_player) draw_sprite(spr_luz,image_index,x,y);
talvez possa funcionar.
Tente "apagar" com a borracha no editor de imagem do game maker a parte da sprite que não vai iluminar que deve sair algum resultado
Espero ter ajudado =P
draw_sprite(spr_luz,image_index,mouse_x,mouse_y); para
with (objeto_player) draw_sprite(spr_luz,image_index,x,y);
talvez possa funcionar.
Tente "apagar" com a borracha no editor de imagem do game maker a parte da sprite que não vai iluminar que deve sair algum resultado
Espero ter ajudado =P
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Sprite que segue o player
Não funcionou :/ a mesma coisa de sempre, e não entendi "Tente "apagar" com a borracha no editor de imagem do game maker a parte da sprite que não vai iluminar que deve sair algum resultado" do que eu entendi acho que já fiz isso
Outra ideia? Alguém mais ?
Outra ideia? Alguém mais ?
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
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Re: Sprite que segue o player
Mas a luz deve seguir o player ou o mouse? ou os 2?
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: Sprite que segue o player
è mais ou menos isso, era só trocar o mouse por player (ou o nome do objeto que é o player ou o que for) Vlw
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
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Re: Sprite que segue o player
Amigo, eu não entendi bem seu jogo mas acho que você quer como o que fiz no meu na imagem abaixo. A luz segue o player. Se é assim, me diga.
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: Sprite que segue o player
Magina rapaz mouse_x/y só esta ai de enfeite mesmo "Riccardoric escreveu:Pronto agora que vcs sabem os códigos vou passar ao problema, ou seja, é que a luz segue o mouse e acho que o code que faz isso é
- Código:
draw_sprite(spr_luz,image_index,mouse_x,mouse_y);
Como se deve imaginar(e o nome diz bem) essas variáveis dão a posição atual do mouse na room, se colocar elas no argumento onde desenhar a spr, é logico que vai seguir o player ><"
Olha para seguir o player você vai precisar pegar a posição do player(x/y), mas ai você se pergunta como vou fazer isto se eu estou programando em outro objeto. para "mecher" em uma variável em outro objeto é só indicar o nome do objeto(id) seguido por "." e depois o nome da variável, por exemplo Player.x e Player.y.Riccardoric escreveu:mas eu n quero isso :O eu queria que a luz seguisse o player, já tentei fazer em diversos métodos que não funfaram.
Por fim seu code ficaria:
- Código:
draw_sprite(spr_luz,image_index,Player.x,Player.y);
Re: Sprite que segue o player
Vlaeu mas o Velox tinha respondido direito no skype ai ele escreveu aqui só para ganhar um ponto na reputação kkk mas valeu do mesmo jeito é isso mesmo.Witen escreveu:Magina rapaz mouse_x/y só esta ai de enfeite mesmo "Riccardoric escreveu:Pronto agora que vcs sabem os códigos vou passar ao problema, ou seja, é que a luz segue o mouse e acho que o code que faz isso é
- Código:
draw_sprite(spr_luz,image_index,mouse_x,mouse_y);
Como se deve imaginar(e o nome diz bem) essas variáveis dão a posição atual do mouse na room, se colocar elas no argumento onde desenhar a spr, é logico que vai seguir o player ><"Olha para seguir o player você vai precisar pegar a posição do player(x/y), mas ai você se pergunta como vou fazer isto se eu estou programando em outro objeto. para "mecher" em uma variável em outro objeto é só indicar o nome do objeto(id) seguido por "." e depois o nome da variável, por exemplo Player.x e Player.y.Riccardoric escreveu:mas eu n quero isso :O eu queria que a luz seguisse o player, já tentei fazer em diversos métodos que não funfaram.
Por fim seu code ficaria:
- Código:
draw_sprite(spr_luz,image_index,Player.x,Player.y);
WellingtonBecker Sim é isso mesmo mas já consegui valeu
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
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