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Qual é a causa do erro?
3 participantes
Página 1 de 1
Qual é a causa do erro?
Eu não estou conseguindo entender no que eu estou errando..
- Objetivo:
- Criar variável "variavel" com valor "false"
Em ambos objetos:
Caso o valor de variavel continue sendo false, image_index = 0
Caso o valor de variavel mude para true, image_index = 1
- Info:
- Códigos:
Create do obj_1- Código:
variavel = false
- Código:
if variavel = false
{image_index = 0}
if variavel = true
{image_index = 1}
- Código:
variavel = false
- Código:
if variavel = false
{image_index = 0}
if variavel = true
{image_index = 1}
Adicional
Objetos no quarto: obj_1 / obj_2
spr_1 contém 2 imagens (0,1)
spr_2 contém 2 imagens (0,1)
Não há nenhum outro evento nos obj_1 e obj_2
- Erro:
- Em vez da sprite ficar ou só em image_index 0
ou então só em image_index 1,
ela fica "piscando" alternando entre a image_index 1/2
- Causa do Erro:
- falta de informação
DUDU951- Data de inscrição : 24/06/2014
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Re: Qual é a causa do erro?
Para a imagem não ficar piscando que nem louca, vc tem que por no create to objeto o codigo
image_speed = 0
Isso vai congelar sua imagem no primeiro frame. Se não fizer isso ele vai entender que as imagens são uma animação e vai dar play
aí vc vai ter seu efeito "piscando loucamente"
no código falto o ELSE e você tá usando "=" que signfica "recebe"
o certo é usar "==" que é comparativo
variavel = false < a variavel recebe false (esse é uma afirmação)
if variavel == false < SE a variavel FOR IGUAL a false (esse é uma pergunta)
e na verdade você nem precisa declarar o segundo if, porque se no primeiro if ele já disse que ela não é "falsa" então só pode ser verdadeira, ja q ela so tem dois estados (no caso)
pode ser;
Mas se quiser deixar como está o seu então pode ser
ou melhor ainda, vc pode substituir TUDO isso por
se ela for true vai retonar 1, se for false vai retornar 0.
(é isso mesmo galera? sempre me enrolo no zero e um hehe)
image_speed = 0
Isso vai congelar sua imagem no primeiro frame. Se não fizer isso ele vai entender que as imagens são uma animação e vai dar play
aí vc vai ter seu efeito "piscando loucamente"
no código falto o ELSE e você tá usando "=" que signfica "recebe"
o certo é usar "==" que é comparativo
variavel = false < a variavel recebe false (esse é uma afirmação)
if variavel == false < SE a variavel FOR IGUAL a false (esse é uma pergunta)
e na verdade você nem precisa declarar o segundo if, porque se no primeiro if ele já disse que ela não é "falsa" então só pode ser verdadeira, ja q ela so tem dois estados (no caso)
pode ser;
- Código:
if variavel == false {image_index = 0}
else {image_index = 1}
Mas se quiser deixar como está o seu então pode ser
- Código:
if variavel == false
{image_index = 0}
else if variavel == true
{image_index = 1}
ou melhor ainda, vc pode substituir TUDO isso por
- Código:
image_index = variavel
se ela for true vai retonar 1, se for false vai retornar 0.
(é isso mesmo galera? sempre me enrolo no zero e um hehe)
7hiagomp- Data de inscrição : 21/04/2014
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Re: Qual é a causa do erro?
Só querendo lembrar:
Ou seja, mesmo que você use :
O gamemaker consegue entender mesmo sem o '=='.
no código falto o ELSE e você tá usando "=" que signfica "recebe"
o certo é usar "==" que é comparativo
Ou seja, mesmo que você use :
- Código:
if variavel == false
{image_index = 0}
else if variavel == true
{image_index = 1}
- Código:
if variavel = false
{image_index = 0}
else if variavel = true
{image_index = 1}
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
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Re: Qual é a causa do erro?
Obrigado 7hiagomp, Obrigado Rodrigo Santiago
Adicionei "speed = 0" e funcionou
Problema 1 resolvido
Problema 2:
Adicionados novos eventos:
Adicionei "speed = 0" e funcionou
Problema 1 resolvido
Problema 2:
Adicionados novos eventos:
- Left Button do obj_1:
variavel = true
- Left Button do obj_2:
variavel = false
- Objetivo:
- declarar a variavel com = true ou = false
e trocar de image_index
- Resultado:
- a image_index não está trocando, e provavelmente o valor da variavel também não
DUDU951- Data de inscrição : 24/06/2014
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Re: Qual é a causa do erro?
Como esta o evento draw? Tem algum código diferente?
Obs quando vc falou speed vc quis dizer image_speed? Pq speed é outra coisa.
Obs quando vc falou speed vc quis dizer image_speed? Pq speed é outra coisa.
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
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Re: Qual é a causa do erro?
O evento Draw não tem nada
Os únicos Eventos/códigos que tem nos objetos são os que estão no 1 post, + os que eu falei agora no Problema 2.
Sim, é image_speed, eu errei aqui mais no GM tá certo
Os únicos Eventos/códigos que tem nos objetos são os que estão no 1 post, + os que eu falei agora no Problema 2.
Sim, é image_speed, eu errei aqui mais no GM tá certo
DUDU951- Data de inscrição : 24/06/2014
Reputação : 2
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Re: Qual é a causa do erro?
Cara, é o mesmo quesito do outro tópico, você não precisa de 2 objetos pra trocar o estado de uma váriável, vc só checa o estado a da variavel no mesmo objeto e a troca. Como é mouse, usa 2 comados
mouse_check_button_pressed(mb_left) <- checagem de click com botão esquerdo do mouse
distance_to_point(mouse_x, mouse_y) <- checagem que diz se o mouse está sobre o objeto
&& <- significa "e", pra a ação a contecer, ambas as afirmações tem q ser verdadeiras.
(se não me andando pode escrever "and")
Isso fica no STEP;
Isso checa se o mouse foi clicado encima do objeto.
na lógica seria:
o mouse foi clicado E está sobre o objeto?
SIM > ok, o estado da variavel é true?
|
| SIM > "mude a variavel pra false"
| NAO> "mude a variavel pra true"
|
NAO> não faça nada
mouse_check_button_pressed(mb_left) <- checagem de click com botão esquerdo do mouse
distance_to_point(mouse_x, mouse_y) <- checagem que diz se o mouse está sobre o objeto
&& <- significa "e", pra a ação a contecer, ambas as afirmações tem q ser verdadeiras.
(se não me andando pode escrever "and")
Isso fica no STEP;
Isso checa se o mouse foi clicado encima do objeto.
- Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) && distance_to_point(mouse_x, mouse_y) == 0
{
if variavel == true { variavel = false}
else variavel = true
}
na lógica seria:
o mouse foi clicado E está sobre o objeto?
SIM > ok, o estado da variavel é true?
|
| SIM > "mude a variavel pra false"
| NAO> "mude a variavel pra true"
|
NAO> não faça nada
Última edição por 7hiagomp em Qua 02 Jul 2014, 00:56, editado 1 vez(es)
7hiagomp- Data de inscrição : 21/04/2014
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Re: Qual é a causa do erro?
Eu preciso alterar algo no lugar que está "mouse_x","mouse_y"?
Por que quando eu coloquei esse código no step dos objetos, (no obj_1 coloquei que a variável viraria true, e no obj_2 que viraria false)
a variavel ficou alternando entre true e false num loop infinito, mesmo sem eu ter dado nenhum clique com o mouse
Por que quando eu coloquei esse código no step dos objetos, (no obj_1 coloquei que a variável viraria true, e no obj_2 que viraria false)
a variavel ficou alternando entre true e false num loop infinito, mesmo sem eu ter dado nenhum clique com o mouse
DUDU951- Data de inscrição : 24/06/2014
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Re: Qual é a causa do erro?
A variavel ficou alterando ou a sprite ficou alterando infinitamente?
7hiagomp- Data de inscrição : 21/04/2014
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Re: Qual é a causa do erro?
a imagem da sprite, mas eu devia ter feito alguma coisa errada, porque eu re-coloquei os códigos e funcionou normalmente!7hiagomp escreveu:A variavel ficou alterando ou a sprite ficou alterando infinitamente?
PROBLEMAS RESOLVIDOS!
DUDU951- Data de inscrição : 24/06/2014
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