Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Duvida] O que aprender
Hoje à(s) 00:17 por Fubukki

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
Sex 23 Jun 2017, 20:33 por Willy

» Regras do Fórum
Sex 23 Jun 2017, 19:02 por GMBR

» Retorno da GMBR!!!
Ter 24 Jan 2017, 15:43 por GMBR

» Jogo Dengue HTML
Seg 30 Nov 2015, 16:17 por guga

» Criando IA Simples para inimigos
Qua 25 Nov 2015, 19:22 por DJDAVYD

» Ordenar variavel em ordem decrescente
Sex 28 Ago 2015, 21:09 por Kodained

» colisão de queda após outra colisão dando problema
Qui 27 Ago 2015, 13:51 por manobrother

» Crio Trilha Sonora para Games!
Qui 27 Ago 2015, 13:50 por Isaias Malafaia

» Problema com Colisão
Qui 27 Ago 2015, 12:30 por The_Game

» Quem quer Uma Engine, e de Quê?
Qui 27 Ago 2015, 09:22 por theguitarmester

» [RESOLV]Como adicionar 2 objetos na mesma posição?
Qua 26 Ago 2015, 11:38 por Bhryenno Kelvyn Carlson

» Sistema de porta!!!
Ter 25 Ago 2015, 21:29 por theguitarmester

» Venda de objetos em Inventário - Multiplicado
Seg 24 Ago 2015, 18:33 por AG Hydra

» Atirar na direção certa
Seg 24 Ago 2015, 09:03 por theguitarmester

» Western Duels
Seg 24 Ago 2015, 07:47 por theguitarmester

» Problemas na compilação android
Dom 23 Ago 2015, 23:43 por Zero.

» Dúvida sobre strings, lendo txt
Sab 22 Ago 2015, 20:31 por Pai véi

» Como estabilizar um som
Sab 22 Ago 2015, 19:03 por Isquilo_Roedor

» Janela Modal
Sab 22 Ago 2015, 09:23 por Pai véi

» Sobre instance Creation Code
Sab 22 Ago 2015, 08:39 por Pai véi

» LudumDare #33
Sex 21 Ago 2015, 21:17 por WellingtonBecker

» Como fazer um temporizador
Sex 21 Ago 2015, 19:02 por Isquilo_Roedor

» GMS sempre salva projeto ao compilar?
Sex 21 Ago 2015, 12:32 por Pai véi

» Tipo de Draw que dê melhor fps...
Sex 21 Ago 2015, 12:25 por Pai véi

Quem está conectado
25 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 25 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36

Colisão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Colisão

Mensagem por Tinyx em Dom 29 Jun 2014, 16:55

Pessoal eu estou fazendo um jogo de plataforma.E estou tendo um problema quanto a colisão com a room.

EXPLICANDO MELHOR : É o seguinte, eu quero que quando o "obj_jogador", chegar ao extremo do lado direito e esquerdo da room ele pare.

ALGUÉM PODE ME AJUDAR? OBRIGADO A TODOS!!! bounce
avatar
Tinyx

Data de inscrição : 29/04/2014
Número de Mensagens : 1
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Colisão

Mensagem por 7hiagomp em Dom 29 Jun 2014, 19:33

Vou te explicar a lógica e depois por o código
Se sua duvida for para movimento horizontal apenas, o melhor método que já vi (minha opinião) é;

para direita:
IF tecla direita E posição "x" do heroi É MENOR OU IGUAL largura da room MENOS margem = anda

para esquerda:
IF tecla esquerda E posição "x" do heroi É MAIOR QUE largura do sprite do heroi MENOS margem = anda

Em código seria

Código:
if (keyboard_check(vk_right) && ( x <= room_width - 200))
(comando de movimento);

if (keyboard_check(vk_left) && ( x > sprite_width - 330))
(comando de movimento);

// SE você estiver usando hspeed para fazer o movimento adicione esse comando abaixo;

if keyboard_check_released(vk_left) || keyboard_check_released(vk_right)
{
hspeed = 0
}

dessa maneira sempre que ele chegar numa determinada distancia da margem da tela ele para de se mover sem precisar fazer colisão com as laterais, você ainda pode definir a margem como quiser.

PS.: funciona com views também desde que a view esteja seguindo o player.
PS2.: Se você estiver usando qualquer tipo de "speed" no comando de movimento, você precisa criar um ELSE zerando o speed depois dos códigos.  Esse código é ideal pra usar com "jump to"  ( x += distancia em pixels).
avatar
7hiagomp

Data de inscrição : 21/04/2014
Número de Mensagens : 124
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum