[DISCUSSÃO] Rejeição aos indies no PS4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DISCUSSÃO] Rejeição aos indies no PS4

Mensagem por Mr.Rafael em Dom 29 Jun 2014, 10:08

Cá surge uma das raras situações onde eu crio um tópico. Razz
Mas enfim, eu gostaria de iniciar esta discussão por conta de algo que vem acontecendo no PS4, e que reflete em nós, desenvolvedores de jogos...

Como quase todo mundo que acompanha notícias de games já sabe, a Sony abriu as porteiras para a criação e publicação de jogos indies. Desenvolvedores que antes não recebiam uma simples resposta sobre como proceder para isto acontecer, agora estão ganhando uma liberdade absurda para poder publicar qualquer coisa que puderem imaginar. Já era algo visível no PS3, quando foram lançados jogos como Minecraft, Journey e Terraria. No PS4, esse suporte explodiu e estamos vendo até a YoYoGames lançando módulos para as plataformas da Sony. É inacreditável, certo?

Mas aparentemente, os únicos que eu vejo alegre nessa história são só e somente os indies. Se você teve a curiosidade de clicar no link da Eurogamer que eu coloquei lá em cima, deve ter dado uma breve lida nos comentários e percebeu isso aqui:

PlayerForever (nos comentários da Eurogamer) escreveu:Eu quero que a Sony se vá lixar! Esta conferência foi uma grande merda! Indies, indies e mais indies, multis, multis e mais multis e exclusivos de jeito nada! O único trailer que gostei foi do knack, o do Infamous e Killzone foram uma bela porcaria! DriveClub? Onde é que ele anda? O The Order: 1886? Para quê mostrá-lo, estaria a ocupar espaço ao Assassins Creed 4! Estaria a ocupar espaço a Resogun e a muitos jogos indies! 20 exclusivos para o primeiro ano de vida da PS4? Muito bonito, mas onde andam eles? Onde andam novos gameplays dos exclusivos da PS4? Custava assim muito mostrarem um pequeno gameplay do Shadow of the Beast em vez de um trailer?

Como você vê, a comunidade está se sentindo incomodada com a quantidade de jogos indies sendo anunciados. E a fúria aumenta mais ainda quando a Sony volta  a apresentá-los. Tomem a liberdade de ler os comentários dos fãs e usuários do novo console. Aqui vai um que eu selecionei:

V8_R3L3NTL3SS_1 (nos comentários do PlayStation Blog) escreveu:O boy more garbage indie games. Can’t believe how excited you guys at sony are to be putting all these trash games on your brand new nex-gen system, these games belong on Nintendo.

E cá estamos num problema: os indies têm oportunidade, mas estão sendo apedrejados pelos gamers. O console de 8ª geração da Sony foi apresentado como "o sonho dos desenvolvedores", mas a reação até agora é fraca. Vemos uma falta imensa de jogos AAA, e os jogos indies entram na cena para tentar suprir essa necessidade. Mas estão sendo severamente ignorados, alguns sequer os consideram como jogo. Outros ainda vão além e exigem o dinheiro de volta, ou arrependimento por ter comprado o jogo/console. Mas por que isso acontece? Vamos lá!

Os jogos "principais":

É visível que os jogadores estão decepcionados com a falta de jogos de grande porte no console. Se pararmos para citar alguns, apenas conseguimos citar o Call of Duty: Ghosts, Call of Duty: Advanced Warfare, Battlefield 4, Mirror's Edge 2, inFamous: Second Son, Killzone: Shadow Fall, e talvez Titanfall.

Vamos analisar o problema: começamos com o fato de que já temos dois Call of Duties na lista. BF4 não parece estar fazendo tanto barulho quanto BF3. Mirror's Edge 2 promete. Para concluir, inFamous: Second Son é uma expansão de outro jogo, e não um jogo novo. E mais: 6 dos 7 jogos que eu listei são FPS's. E Titanfall foi severamente criticado por focar só e exclusivamente em multiplayer online.

Nessas horas, os jogadores pedem por jogos mais inovadores. E são recebidos... por indies. E novamente ficam irritados. Vamos saber por quê.

O ultra-poder do PS4:

Uma das maiores razões dos jogos independentes serem tão criticados é pelo fato de que a vasta maioria deles usar Pixel Art. É o que eu mais encontro nos comentários das notícias e, pessoalmente: se eu tivesse um PS4, me sentiria da mesma maneira. Convenhamos: um PS4 foi anunciado como o console mais poderoso da geração e tudo que eu recebo são joguinhos 8-bit? Geralmente acabam saindo confrontos de hipsters ou saudosistas que insistem em defender o estilo, alegando que desenvolver jogos não é fácil e que lembra muito os bons e velhos tempos de jogatina. Mas o outro lado menciona o preço pago pelo console como um dos fatores para que eles sejam tão odiados, ainda mais por muitos dos jogos lançados poderem rodar até mesmo num smartphone.

Exclusividade dos títulos:

Novamente, convenhamos: quem em sã consciência pagaria por Spelunky no PS4, quando poderia comprá-lo no PC, ou até mesmo baixá-lo de graça? Não só isso, como os jogadores também apontam a Steam como um investimento muito melhor do que comprar o console. Quase todos os jogos indies saem para PC, e indo para a parte do Pixel Art e o estilo minimalista desses jogos, qualquer PC conseguiria rodá-los sem maiores dificuldades.

Mas vou deixar que vocês continuem a discussão: o que vocês acham da enxurrada de jogos indies no PS4? E claro, o que acham das críticas negativas dos gamers sobre eles? Discutam! rabbit 

o/

Mr.Rafael

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 383
Data de inscrição : 05/10/2010
Notas recebidas : A-C-B-A
Reputação : 57
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 2

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DISCUSSÃO] Rejeição aos indies no PS4

Mensagem por cascavelo em Dom 29 Jun 2014, 10:48

A verdade é que os indies não são tão criativos e inovadores como se pensava antes, quando comprei o OUYA fiquei muito entusiasmado com o "nightmare tower" mas odiei o badalado tower fall, justamente por ser em pixel art. Em um ano de existência do console não ví aparecer nada extraordinário, quase tudo se parece com jogos que vemos aqui ou em sites como o game jolt.

Comprei um Xbox one no natal, estave em dúvida sobre ele e o PS4, mas gostei mais da lista inicial de jogos do Xbox one e isso pesou na decisão, mas...
Como aconteceu como o PS4, está sendo tudo adiado para 2015 e os consoles são bem menos potentes que um PC com uma boa placa de vídeo.

Esta aposta dos consoles nos indie é somente "modinha", um bom jogo indie sempre vai fazer dinheiro, só que é um título entre 10.000.
Os outros 9.999 só vão sonhar com o sucesso.

O que eu percebi foi uma armação "maquiavélica" dos consoles pra cima dos indies, os dois consoles tem um programa de dar jogos grátis para os assinantes de seus serviços todo mês, adivinha quais jogos eles darão?

Eu não comprei um Xbox one para jogar games pixelados, quero jogar the witcher 3 ou the order.
Jogos meia boca eu jogo no meu OUYA, no tablet ou no PC.

cascavelo

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1011
Idade : 46
Data de inscrição : 08/12/2011
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Reputação : 71
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 2
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DISCUSSÃO] Rejeição aos indies no PS4

Mensagem por Carlos Eduardo em Dom 29 Jun 2014, 12:24

E Cascavelo, de certa forma parece que o programa deles de se poder dar um 2 ou 1 game grátis todo mês, esta mesmo envolvido com essa questão, a Microsoft mesmo nesse mês no Xbox one deu 2 jogos gratuitos sendo que um deles foi desenvolvido na plataforma Unity, mas veja por exemplo esse jogo Max do Xbox ele tem uma qualidade impressionante, que parece que foi desenvolvido por grandes produtoras, infelizmente no meu ver, o que falta é criatividade, os jogos indie que sobre sai são aqueles que impressiona em todos os aspectos, hoje vemos muitos os jogos indie, mas todos imitão a velha plataforma dos 8 bits, eu estou desenvolvendo um, mas sou realista comigo mesmo, não espero muito dele, porque sei que existem a muitas ferramentas 3-d muitas técnicas de desenvolvimento e por ai vai, e eu simplesmente com um Corel Draw, e alguns poucos conhecimentos.

Carlos Eduardo

Número de Mensagens : 105
Idade : 34
Data de inscrição : 24/05/2013
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DISCUSSÃO] Rejeição aos indies no PS4

Mensagem por polosam em Dom 29 Jun 2014, 13:15

Acho que a sony está preocupada com a biblioteca de jogos. Demora muto pra lançar uma superprodução, e me parece que eles querem distrair os jogadores com "quantidade" até que chegue a "qualidade". Se esperarem os títulos bons saírem do forno, quem está com fome vai comer em outra lanchonete. É o mesmo que acontecia no passado: nos cinemas dos anos 30, enfiavam um desenho animado engraçadinho pra entreter o povo até a hora de começar o filme.

polosam

Número de Mensagens : 424
Idade : 24
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DISCUSSÃO] Rejeição aos indies no PS4

Mensagem por Kabeção em Dom 29 Jun 2014, 13:42

E os exclusivos quando tem, as publicadoras pressionam os desenvolvedores para lançar rápido e o resultado são jogos bonitos mas incompletos.

Eu comprei um PS Vita mesmo tendo poucos lançamentos de inicio apenas para pegar os jogos da desenvolvedora que sou fã e os jogos que a Atlus publica. 2D, 3D de grande desenvolvedores ou pequenas equipes, esses jogos são muito bem feitos, cada um tem um estilo próprio e cheios de conteúdo.
E mais os jogos da PS Plus fecharam o bom negócio.

Talvez eu já pegar um 3DS pelo mesmo motivo...

Em fim, indie ou não, o maior problema dos consoles é que os jogos em destaque e exclusivos pecam bastante em conteúdo.

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DISCUSSÃO] Rejeição aos indies no PS4

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Dom 29 Jun 2014, 14:48

Na verdade o grande problema é a falta de legado dos consoles, tipo, toda vez que surge um console novo eles tendem querer perder a compatibilidade com sistemas passados, eu acho que esse problema dos jogos deve-se a isso, um exemplo seria: por que jogamos jogos indies em pc até hoje? por que mesmo que compramos pcs cada vez mais evoluídos, não perdemos o suporte daquilo que foi feito no passado, ou seja, não gera era inconsistência, a falta disso em consoles como o play 4 por exemplo tende a ser a principal culpada desse problema que está ocorrendo, se fosse compatível com play 3 ainda poderiam criar os games com visual das versão anteriores e gradativamente se adequando a nova geração, o que motivaria os usuários a jogarem outros jogos e não apenas esperar algum jogo que faça realmente jus ao console para começar a jogar (o que quase sempre acontece perto do fim da geração do mesmo antes de entrar uma nova)

JoaoVanBlizzard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1925
Idade : 38
Data de inscrição : 04/03/2012
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DISCUSSÃO] Rejeição aos indies no PS4

Mensagem por 7hiagomp em Dom 29 Jun 2014, 14:54

Cara essa crise não é dos indies e já é esperada no mercado a anos. CoD na versão 9 ou 10, nem sei mais, daqui a pouco alcança o FinalFantasy. Franquias tipo Need For Speed saturadas, Bf vai seguindo a mesma linha, já tem algumas gerações que não se lançam jogos grandes novos, só versões melhoradas do que já existe. A sony deu essa abertura mais por necessidade do que por ser boazinha.

Isso é resultado dessa política de só se investir em games grande se o retorno for garantido. Não existe espaço para experimentar, ou garante o lucro ou não se faz. Tem que esperar aparecer uma naughty dog pra fazer um TLOU ou o kickstarter do Might. 9 e esfregar na cara dessas empresas.

Imagine comprar um PS4 pra jogar Thomas Was Alone, eu também ia ficar puto.

Ñ porque o jogo é ruim, mas porque se espera muito mais do sistema, não acho que isso seja diretamente contra o jogos indies, só acho errado a sony colocar esse tipo de jogo nesse espaço (era uma E3!).

Quem gosta de indie é um publico bem especifico, gamer, não é essa galera que vai na E3, quem vai na E3 quer ver call of duty rodando a 4000px.

É outro público, é tipo você ir no cinema pra assistir Avengers chega lá tá passando curta independente, é legal? é legal! é o que eu queria ver? Claro que não.

Qualquer um ia ficar puto.


7hiagomp

Número de Mensagens : 124
Idade : 31
Data de inscrição : 21/04/2014
Reputação : 24
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DISCUSSÃO] Rejeição aos indies no PS4

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:31


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum