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Cronometro, Records, Rooms, Personagens, Android

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Mensagem por DUDU951 Ter 24 Jun 2014, 22:38

Oi Game Maker 8.1 Lite

Eu estou tentando fazer meu primeiro jogo, é simples, em que uma gosma tem que ficar indo de um lado para o outro esquivando das pedras que caem pelo máximo de tempo.

1Dúvida: Como eu faço pras pedras ficarem aparecendo na parte superior da tela de modo randomizado?

2Dúvida: Já consegui colocar um cronometro para contar quanto tempo o jogador conseguiu se esquivar, mas quando a pessoa perde, vai direto para a página de Game Over, e a pessoa nem vê quanto tempo ela fez.
Seria bom se tivesse um esquema que gravasse o tempo que foi cronometrado, e depois fosse mostrasse na room de Game Over, e também que esse tempo já fosse para a Room dos records automaticamente.
Tem como fazer isso?

3Dúvida: Eu fiz 2 sprites diferentes de gosmas com o objetivo de colocar para o jogador escolher com qual ela quer jogar, mas não sei como fazer pra que caso ela escolha a gosma 2, em vez de aparecer a gosma 1 na hora do jogo, aparecer a gosma 2.

4Dúvida: Tem como fazer uma seleção, em que quando a pessoa clique, pule da room 2 por exemplo, direto pra room 8?

5dúvida: Tem como converter um jogo criado pelo Game Maker Lite para que possa ser jogado em android?


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Mensagem por 7hiagomp Qua 25 Jun 2014, 01:38

Rapaz quantas perguntas de temas diferentes e duvidas diferentes.
Como você não postou nenhum código, também não vou escrever nenhum pra você. Porque sem saber os detalhes do que você programou, isso é um esforço inútil na verdade.
Todas elas são bem simples de resolver (mas exigem um longo trabalho)

1. você precisa criar um objeto que tenha vspeed positivo e então quando ele sair da tela (ou seja o x dele for maior que a altura da sua tela) você manda ele dar um jump to  Action Jump Position algum valor de x que seja menor que a altura da sua tela. (de preferencia um valor negativo)

2. você precisa criar uma variável que pare o cronometro no evento do game over.  daí basta você redesenhar o cronometro ( do mesmo jeito q você já está fazendo) na tela final.

3. você precisa criar uma condição que diz, se escolher o sprite 1 então o objeto player vai ter o sprite 1 e se escolher o sprite 2 o player vai ter o sprite 2.   Como você não postou código nenhum nem tem como eu te ajudar, eu podia escrever mas vai que não combina com o que você já tem.
=/

4.  vc vai precisar criar um room inteiro de seleção de fase.  Existem vários videos no youtube de tutorial que podem te explicar isso detalhadamente.

5. Não tenho certeza se o lite/standart vem com  função de exportar par android, (tenho quase certeza que não) para conferir, basta você mudar o menu "target" que tá no topo da sua tela para 'android'.  Se aparecer um pop up dizendo "purchase module", então, quer dizer q vc não tem essa função.  =)


ps.: sugiro que você foque em um problema de cada vez.  Tem coisa demais ai nesse topico ninguém consegue fazer isso tudo ao mesmo tempo.  Mas é bom ter um checklist de tudo que precisa.

Veja muitos, muitos, MUITOS tutoriais, vc ainda está com conhecimento iniciante.
Boa sorte.
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Mensagem por DUDU951 Qua 25 Jun 2014, 10:19

Muito obrigado pela ajuda!!
Na verdade eu baixei o Game Maker ontem mesmo, mas já estava com o planejamento de fazer um jogo faz tempo, e tinha muitas sprites esperando para ser usadas.

Eu fui mexendo e fazendo o que estava ao meu alcance, e daí fiz:
A tela de apresentação + uma tela ensinando a jogar + Um menu com play, options, Records, e Credits, mas que só o Play está funcionando, por conta de eu não saber como pular rooms + A tela do jogo, que tem um slime que só pode mexer pra direita e pra esquerda, uma pedra caindo, uma barra de vida. + Uma tela de Game Over, escrito "Play Again?", que quando a pessoa clica volta pra Tela do jogo.

Daí depois pesquisei por um cronometro e encontrei um por aí, ele pegou, e eu deixei, mas acho que vou acabar trocando ele.

Esse game maker não tem suporte para Android não, queria saber se fora do Game Maker teria como fazer
uma conversão, nem que seja traduzindo de GML para a linguagem do Android

Realmente, Pra eu ir adiante vou ter que aprender bastante

Me recomenda alguns Tutoriais?


Última edição por DUDU951 em Qua 25 Jun 2014, 10:22, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Witen Qua 25 Jun 2014, 10:35

Droga cheguei tarde demais...
Mas posso ajudar no caso do: "Me recomenda alguns Tutoriais?".
Recomendo a apostila na minha assinatura e:
Lista dos melhores tutoriais, Parte 1, Parte 2
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Mensagem por Mr. Kaleb Qua 25 Jun 2014, 10:38

O GameMaker: Studio Professional permite a compra do módulo Android, que dá a opção de desenvolver para essa plataforma.
GM 8.1 foi criado antes do GM:S, portanto não tem esse suporte.
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Mensagem por 7hiagomp Qua 25 Jun 2014, 10:59

Além dos tutoriais aqui do forum que são (vamos admitir galera) muito avançados a galera aqui não é de brincadeira qdo se fala de tutorial. Tem uns canais no youtube com tutoriais mais basicos que são ótimos;

https://www.youtube.com/channel/UCn7FE3Tx391g1tWPv-1tv7Q

https://www.youtube.com/channel/UCAumdO1yv-di4fI6IZQIy3Q

https://www.youtube.com/channel/UCJvrLzbg4VPRxzf2vhW7G4A

é legal ver, mesmo que o assunto não seja diretamente relacionado ao seu jogo, você aprende muita coisa e vê como solucionar problemas que são parecidos com o que vc pode ter.

o tutorial de top down shooter por exemplo é um ótimo jeito de ver como se faz pra objetos cairem aleatóriamente pela tela.

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Mensagem por DUDU951 Qua 25 Jun 2014, 11:51

Muito boa essa apostila, agora já tenho uma base.

Consegui resolver a Dúvida 1, mas eu não usei o Jump to Position, e sim o Jump to Random

Pensei melhor e o que eu preciso é de um cronometro regressivo (60 segundos), assim o jogador tem que conseguir aguentar os 60 segundos sem ser pego pela pedra, e daí consegue passar de nível.

Não entendi a resposta da dúvida 3, eu não fiz nenhum código ainda..
Mas essa dúvida é o de menos, o sprite que o jogador vai usar não é tão importante.

A minha idéia era fazer um jogo para android, mas estou gostando muito de aprender e ir fazendo o jogo no Game Maker, então vou deixar android pra lá por enquanto.(Não tem nem chance de eu pagar 300 reais para poder usar o Studio com suporte a Android)





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Mensagem por Witen Qua 25 Jun 2014, 12:17

Duvida 2
Create
Código:
alarm[0] = room_speed //room_speed =um segundo
Tempo = 60
Alarm0
Código:
alarm[0] = room_speed //Atualiza o alarme não queremos que ele pare
Tempo -=1//Tiramos um "segundo" do tempo

Duvida 3
Código:
//isso, por exemplo, é uma condição if(Se) representa uma condição
if show_question('Jogar com o personagem padrão?') = true{//Se a resposta for "YES"
instance_create(PosiçãoX,PosiçãoY,ObjPersonagem1)//Cria personagem 1
}else{instance_create(PosiçãoX,PosiçãoY,ObjPersonagem2)}//Cria o personagem 2
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Mensagem por DUDU951 Qua 25 Jun 2014, 13:07

Witen escreveu:Duvida 2
Create
Código:
alarm[0] = room_speed //room_speed =um segundo
Tempo = 60
Alarm0
Código:
alarm[0] = room_speed //Atualiza o alarme não queremos que ele pare
Tempo -=1//Tiramos um "segundo" do tempo
Não pegou, daí eu encontrei esse tópico:
https://gmbr.forumeiros.com/t15878-tempo-contagem-regressiva-e-passar-para-proxima-fase
E consegui, acho que tinha faltado o Draw
Witen escreveu:
Duvida 3
Código:
//isso, por exemplo, é uma condição if(Se) representa uma condição
if show_question('Jogar com o personagem padrão?') = true{//Se a resposta for "YES"
instance_create(PosiçãoX,PosiçãoY,ObjPersonagem1)//Cria personagem 1
}else{instance_create(PosiçãoX,PosiçãoY,ObjPersonagem2)}//Cria o personagem 2

É assim, no background eu coloquei que era pra escolher um dos dois, na parte da direita da tela tem o Slime 1, e na parte esquerda o Slime 2.
Daí se o jogador clicar no lado do verde, é para ele jogar com o verde e vice-versa.
lado direito = true e lado esquerdo = false?

Daí tava pensando em colocar um objeto invisível que ocupasse toda parte direita, e quando clicasse com o Botão direito, jogasse com o Slime 1
E também fazer isso com o lado esquerdo, do Slime 2.

Mas não sei como..
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Mensagem por 7hiagomp Qua 25 Jun 2014, 13:34

eu faria para seleção de personagem 1 único sprite que tem os dois  frames cada um dos frames é um personagem.  Pra isso, basta apertar LOAD e selecionar as duas imagens.

dai na seleção de personagem como você disse, um personagem é true e outro é false, eu colocaria um codigo no objeto player,(quer seria 1 so)


create do obj player:

lembrando sempre que a variável global.direita tem que ser declarada em algum lugar antes,
e ela precisa ser global, porque pelo que entendi ela está transitando entre objetos.
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Mensagem por DUDU951 Qua 25 Jun 2014, 13:43

7hiagomp escreveu:eu faria para seleção de personagem 1 único sprite que tem os dois  frames cada um dos frames é um personagem.  Pra isso, basta apertar LOAD e selecionar as duas imagens.

dai na seleção de personagem como você disse, um personagem é true e outro é false, eu colocaria um codigo no objeto player,(quer seria 1 so)


create do obj player:

lembrando sempre que a variável global.direita tem que ser declarada em algum lugar antes,
e ela precisa ser global, porque pelo que entendi ela está transitando entre objetos.

Mas na verdade cada personagem tem 3 sprites, o normal, indo pra direita, e indo pra esquerda.
daí eu coloquei que quando aperta a seta > além de ir pro lado, também muda a sprite.

Se eu for usar esse seu código os outros 2 sprites também precisam ter true e false né?
Daí como fica o código no final?


EDIT:
Como fica o código sabendo que tem mais 2 opções de sprites?
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Mensagem por DUDU951 Qui 26 Jun 2014, 16:44

7hiagomp escreveu:eu faria para seleção de personagem 1 único sprite que tem os dois  frames cada um dos frames é um personagem.  Pra isso, basta apertar LOAD e selecionar as duas imagens.

dai na seleção de personagem como você disse, um personagem é true e outro é false, eu colocaria um codigo no objeto player,(quer seria 1 so)


create do obj player:

lembrando sempre que a variável global.direita tem que ser declarada em algum lugar antes,
e ela precisa ser global, porque pelo que entendi ela está transitando entre objetos.

Ah, valeu cara!
Na primeira vez que vi esse código não entendi nada, mas acho que agora eu estou começando a enxergar melhor eles Very Happy

Agora o player pode escolher o personagem! blz 
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Mensagem por 7hiagomp Qui 26 Jun 2014, 16:51

ah cara,
acho que eu viajei porque esse código na verdade não permite que o personagem seja animado, é melhor que sejam 2 sprites diferentes assim ele pode ter movimento.
invés de mudar o image_index é melhor mudar o sprite_index msm.

haha.  acontece.
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Mensagem por DUDU951 Qui 26 Jun 2014, 17:02

7hiagomp escreveu:ah cara,
acho que eu viajei porque esse código na verdade não permite que o personagem seja animado, é melhor que sejam 2 sprites diferentes assim ele pode ter movimento.
invés de mudar o image_index é melhor mudar o sprite_index msm.

haha.  acontece.

Eu já consegui jogar, tá movimentando sim!
____...

Ah, :/

Eu só tinha testado o personagem 2, quando fui pro personagem 1, apareceu outra sprite que nem era do personagem 1, depois quando voltei pro Editor o obj_personagemX tinha sumido D:

Não dá mesmo kk
__
Deu mó bug, eu mudei o code dos outros 2 objs (da seleção de personagem)
Daí quando fui lá na página do jogo o obj_PersonagemX, que eu ia tirar do jogo, não estava, olhei todos os objetos, e ele também não estava lá.Desapareu completamente do jogo

coloquei o obj_Personagem1 na room do jogo, e tentei jogar, mas sempre quando chegava na room do jogo dizia que o código do obj_PersonagemX estava errado, mas na verdade ele nem tava lá, eu olhei pela room inteira..

Depois de muito tempo, eu tive uma idéia, eu deletei o peronagem1, deixei o mouse ali, e olhei na parte de baixo, que mostra o nome dos objetos quando o mouse está sobre eles.

E lá estava ele, o obj_SlimeX, invisivel, eu deletei ele da room, mas ele continua por aí "vagando" pelo jogo..

Pelo menos o problema foi resolvido, e eu já consegui fazer dar pra escolher entre 2 personagens!!
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