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Dúvida: Recordes

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Dúvida: Recordes  Empty Dúvida: Recordes

Mensagem por DUDU951 Qua 25 Jun 2014, 20:51

Eu estou com dúvida de como posso fazer para salvar recordes.

O objetivo do meu jogo é permanecer vivo pelo máximo de tempo, e tem um cronometro que fica contando o tempo,
CREATE
Código:
tempo=0
alarm[0] = room_speed;
ALARM0
Código:
tempo+=1
alarm[0]= room_speed;
DRAW
Código:
draw_set_font(obj_TMP2)
draw_text(x,y,string(tempo))

No momento, quando a pessoa perde, ela simplesmente vai pra próxima room, de Game Over..

Mas a idéia é que além disso, quando ela perca, que o tempo seja verificado, se for maior do que algum dos 3 records da room de Records, O nome do Player seja requisitado, e um novo record colocado na room dos Records.

Alguém sabe como fazer isso?
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Dúvida: Recordes  Empty Re: Dúvida: Recordes

Mensagem por WellingtonBecker Qua 25 Jun 2014, 20:55

Amigo, nesse tutorial ensina a salvar até 3 recordes no jogo:

https://gmbr.forumeiros.com/t20860-tutorial-sistema-de-recordes-com-arquivo-ini
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Mensagem por DUDU951 Qua 25 Jun 2014, 21:17

WellingtonBecker escreveu:Amigo, nesse tutorial ensina a salvar até 3 recordes no jogo:

https://gmbr.forumeiros.com/t20860-tutorial-sistema-de-recordes-com-arquivo-ini

Eu posso tentar usar ele, mas então precisaria pelo menos saber como converter o tempo atingido, em score..
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Dúvida: Recordes  Empty Re: Dúvida: Recordes

Mensagem por WellingtonBecker Qua 25 Jun 2014, 21:49

Você pode fazer assim por exemplo:

CREATE:
Código:

pontos=30 // aqui você define a quantidade que quiser
contaPonto=0
Score=0

STEP:
Código:

contaPonto+=1

if contaPonto=30 // aqui você define a quantidade que quiser
{
Score+=pontos  
contaPonto=0
}
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Mensagem por DUDU951 Qua 25 Jun 2014, 22:50

WellingtonBecker escreveu:Você pode fazer assim por exemplo:

CREATE:
Código:

pontos=30 // aqui você define a quantidade que quiser
contaPonto=0
Score=0

STEP:
Código:

contaPonto+=1

if contaPonto=30 // aqui você define a quantidade que quiser
{
Score+=pontos  
contaPonto=0
}

Sou iniciante, tenho dificuldade de entender até códigos prontos xD
Como funciona esse sistema aí?
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Mensagem por WellingtonBecker Qua 25 Jun 2014, 22:54

Pode colocar em conjunto com o cronometro sem problemas, pois cada um tem sua função.
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Mensagem por DUDU951 Qua 25 Jun 2014, 23:03

Tá, mas explica o que os códigos fazem
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Mensagem por WellingtonBecker Qua 25 Jun 2014, 23:19

Amigo, melhorei o código pra você:

CREATE:

Código:

pontos=100 // define os pontos de soma
contaPonto=0  //começa nossa contagem com zero
Score=0  //começa nossa placar com zero

STEP:
Código:

contaPonto+=1 // soma 1 a cada passo

if contaPonto=30 // se ele for igual a 30 (1 segundo)
{
Score+=pontos  // o score da partida vai somar com os 100 pontos definidos no create.
contaPonto=0 // vai zerar para recomeçar o processo, para que continue contando de 100 em 100.
}
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Dúvida: Recordes  Empty Re: Dúvida: Recordes

Mensagem por Willy Qua 25 Jun 2014, 23:37

Acho que tenho exatamente o que você precisa...
Esta é uma engine minha das antigas, feito no GM6 em 2010. Nesta época eu não me preocupava tanto em explicações ou em polir minhas engines, portanto, se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar...
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Dúvida: Recordes  Empty Re: Dúvida: Recordes

Mensagem por DUDU951 Qui 26 Jun 2014, 11:21

Willy escreveu:Acho que tenho exatamente o que você precisa...
Esta é uma engine minha das antigas, feito no GM6 em 2010. Nesta época eu não me preocupava tanto em explicações ou em polir minhas engines, portanto, se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar...
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Acho que preciso de algo mais simples..

O contador de segundos que eu tenho, serve apenas para contar pontos.
Ou seja, ele é um contador de pontos.
E o que eu preciso é um meio de salvar a quantidade de Pontos que estava quando o player perdeu o jogo.
E também, depois, verificar se essa quantidade de pontos supera alguma das 3 pontuações na Room de Recordes, se superar, requisitar o nome do player, e depois reorganizar a room de recordes com o novo recorde.

1 - Player_name 500pts
2 - Player_name 300pts
3 - Player_name 120pts
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Dúvida: Recordes  Empty Re: Dúvida: Recordes

Mensagem por Witen Qui 26 Jun 2014, 11:39

Você primeiro precisa aprender mais sobre variáveis, depois alarmes, ai sim partir pra INI, aprende isso não demora nada.
No caso Ini é o que você vai usar para salvar os valores das variáveis, do tempo e dos pontos, em um arquivo(.ini). Aconselho a você baixar a apostila na minha assinatura ou procurar outra fonte de aprendizado, mas é claro, se quiser um dia aprender mais.
Salvar pontos em Arquivo.ini
Código:
_File = ini_open('Arquivo.ini')
ini_write_real('Pontos','Pontos',Pontos)
ini_close()
Abrir Arquivo.ini e pegar valor de pontos
Código:
ini_open('Arquivo.ini')
    ini_read_real('Pontos','Pontos',0)
ini_close()
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Mensagem por DUDU951 Qui 26 Jun 2014, 11:58

Witen escreveu:Você primeiro precisa aprender mais sobre variáveis, depois alarmes, ai sim partir pra INI, aprende isso não demora nada.
No caso Ini é o que você vai usar para salvar os valores  das variáveis, do tempo e dos pontos, em um arquivo(.ini). Aconselho a você baixar a apostila na minha assinatura ou procurar outra fonte de aprendizado, mas é claro, se quiser um dia aprender mais.
Salvar pontos em Arquivo.ini
Código:
_File = ini_open('Arquivo.ini')
ini_write_real('Pontos','Pontos',Pontos)
ini_close()
Abrir Arquivo.ini e pegar valor de pontos
Código:
ini_open('Arquivo.ini')
    ini_read_real('Pontos','Pontos',0)
ini_close()
Ah, ok!
Eu até vi um tutorial falando de var e global. mas é que é que sempre que tento fazer um código dá algum erro xD
Tem alguma forma de verificar o nome de todos comandos?
Assim eu consigo fazer sozinho Cool 
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Dúvida: Recordes  Empty Re: Dúvida: Recordes

Mensagem por Witen Qui 26 Jun 2014, 12:24

DUDU951 escreveu:Tem alguma forma de verificar o nome de todos comandos?
Assim eu consigo fazer sozinho
Dâ pra entende muitas coisas com essa pergunta, se você quer verificar o valor de variáveis em pleno funcionamento do jogo, se quer saber se da para saber os argumentos de cada função ou se quer saber o que cada função do GM faz.
O que cada função faz tem na apostila...
as outras duas primeiras:
Dúvida: Recordes  9qwo42
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Mensagem por DUDU951 Qui 26 Jun 2014, 12:51

Witen escreveu:
DUDU951 escreveu:Tem alguma forma de verificar o nome de todos comandos?
Assim eu consigo fazer sozinho
Dâ pra entende muitas coisas com essa pergunta, se você quer verificar o valor de variáveis em pleno funcionamento do jogo, se quer saber se da para saber os argumentos de cada função ou se quer saber o que cada função do GM faz.
O que cada função faz tem na apostila...
as outras duas primeiras:
Dúvida: Recordes  9qwo42

Quero saber só o nome das funções
Não existe nenhuma lista de funções??

EDIT:
Ah, achei: http://pt.gamemaker.wikia.com/wiki/Lista_de_fun%C3%A7%C3%B5es

Criei uma variável: global.score
Cada vez que o tempo muda, adiciona +1 ao global.score, que inicialmente é = 0
Como faço pra salvar o valor que o global.score alcançou quando o jogo chegou ao fim?
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