Print screen ignorando view_wport e view_hport

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Print screen ignorando view_wport e view_hport

Mensagem por irlansn em Sex 13 Jun 2014, 19:08

Olá pessoal, queria tirar "print screen" da tela, pra isso temos o sprite_create_from_screen, o único problema é que ele pega os pixels desenhados na tela, literalmente. Assim, graças ao port da view a imagem fica "esticada". Queria que ele tirasse esse print ignorando isso...
É possível? Li algo sobre surfaces que me parece ser a solução.. Mas não consegui entender muito bem como esse recurso funciona...


flw

irlansn

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 482
Idade : 17
Data de inscrição : 18/01/2011
Notas recebidas : B+D
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Print screen ignorando view_wport e view_hport

Mensagem por Markituh em Sex 13 Jun 2014, 22:35

Bom, é meio que óbvio que ele ia pegar os pixels da tela Laughing Surfaces caem bem para o que você quer, não sei se entendi direito o que tu almeja mas, é assim:
Código:
// Crie a surface, isso no create
surface_dahora = surface_create(view_wview, view_hview) // Cria uma surface nas dimensoes da view
surface_legal = surface_create(room_width, room_height) // No tamanho da room

Na hora de tirar o print, você faz o seguinte:
Código:
surface_set_target(surface_legal); // Muda o alvo do desenho da "surface geral" para a surface_legal
screen_redraw(); // Chama os eventos de desenho de todos os objetos
surface_reset_target(); // Devolve o foco pra surface principal

surface_copy_part(surface_dahora, 0, 0, surface_legal, view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0])

A criação de duas surfaces é necessária pois, como consta no manual do GM, devido a possibildade de haver diferenças no formato da surface da tela para a criada manualmente, não existem funções que copiem parte da room diretamente. Agora a surface_dahora vai ter a parte da view que você quer tirar o print, sem se preocupar com aquele chatérrimo do view_port. Daí, você poderia usar um background_create_from_surface (não crie sprites cara, elas usam mais recursos que bkgs).
Código:
bkg = background_create_from_surface(surface_dahora, 0, 0, view_wview, view_hview, false, false)

Dá uma lida no manual do GM sobre essas funçoes para saber um pouco mais. Ah e, lembre-se de dar surface_free no Game End, pra liberar as surfaces da memória. É uma boa prática:
Código:
surface_free(surface_legal)
surface_free(surface_dahora)

Abraços o/

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Print screen ignorando view_wport e view_hport

Mensagem por irlansn em Sab 14 Jun 2014, 14:22

Cara, acho que é exatamente isso... O único problema é que o GMS não lê "screen_redraw" :/

irlansn

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 482
Idade : 17
Data de inscrição : 18/01/2011
Notas recebidas : B+D
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Print screen ignorando view_wport e view_hport

Mensagem por Markituh em Ter 17 Jun 2014, 14:38

A função foi removida no GMS... muita sacanagem isso :/ Vamos ter que bolar alguma gambiarra pra tirar um print diretamente; tava pensando em usar screen_save_part e depois carregar o arquivo numa sprite/background mas acho que teria o mesmo efeito do sprite_create_from_screen.

Pensei um pouco e fui pesquisar na documentação e achei isso. Estou sem acesso ao GMS no momento, então tenta fazer uns testes com essa surface e vê se ela retorna a tela ou a room
Código:
sprite_create_from_surface(application_surface)

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Print screen ignorando view_wport e view_hport

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:39


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum