Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
Ontem à(s) 20:33 por Willy

» Regras do Fórum
Ontem à(s) 19:02 por GMBR

» Retorno da GMBR!!!
Ter 24 Jan 2017, 15:43 por GMBR

» Criando IA Simples para inimigos
Qua 25 Nov 2015, 19:22 por DJDAVYD

» Crio Trilha Sonora para Games!
Qui 27 Ago 2015, 13:50 por Isaias Malafaia

» Western Duels
Seg 24 Ago 2015, 07:47 por theguitarmester

» Dúvida sobre strings, lendo txt
Sab 22 Ago 2015, 20:31 por Pai véi

» Janela Modal
Sab 22 Ago 2015, 09:23 por Pai véi

» LudumDare #33
Sex 21 Ago 2015, 21:17 por WellingtonBecker

» GMS sempre salva projeto ao compilar?
Sex 21 Ago 2015, 12:32 por Pai véi

» Tipo de Draw que dê melhor fps...
Sex 21 Ago 2015, 12:25 por Pai véi

» Banco de Dados online fácil de configurar
Sex 21 Ago 2015, 11:47 por Pai véi

» Ficou estranho esse efeito na terra?
Qua 19 Ago 2015, 20:08 por Adriel

» Você consegue decifrar o que é isso?
Qua 19 Ago 2015, 15:48 por Mateus O de Andrade

» Texto centralizado em sprite 64x64
Qua 19 Ago 2015, 14:00 por Vandson Fernandes

» [Tutorial] Um Único Script para Todos Diálogos do Jogo
Ter 18 Ago 2015, 22:12 por dharrison

» VIDEO AULAS - Plataforma - Recriando Super Mario
Ter 18 Ago 2015, 20:44 por Adriel

» Ajuda deixar room maior
Ter 18 Ago 2015, 15:56 por Stickman

» OST - Rain From The Past (Para Main Themes)
Seg 17 Ago 2015, 23:00 por Jessezyn

» #DGM Aula 01 - Views
Seg 17 Ago 2015, 00:16 por victor13.

» Alguém sabe as dimensões de um galaxy s5?
Dom 16 Ago 2015, 20:06 por vitorfernandes13

» Conquer The Kingdom
Dom 16 Ago 2015, 12:13 por DVictorPS

» [Ajuda] Bug ds_list
Dom 16 Ago 2015, 08:27 por Witen

» câmera seguir player com touch control android
Sab 15 Ago 2015, 15:05 por Lighter

» Apk não roda no celular
Sab 15 Ago 2015, 12:10 por xLuiZzz


(ajuda) a quantia certa de inimigos no player

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(ajuda) a quantia certa de inimigos no player

Mensagem por Carlos Eduardo em Qua 11 Jun 2014, 15:26

Olá, tenho uma dúvida e gostaria de saber como posso fazer por exemplo:  numa distancia  < que 150 do obj_player so podem ter 4 objetos inimigos, se caso houver os 4 inimigos dentro desse campo de 150 os outros inimigos que estiverem fora desse 150 parem e esperem por um dos inimigos que estão dentro dos 150 morrerem para possam entrar mais um, desde ja agradeço a colaboração de quem poder me ajudar
avatar
Carlos Eduardo

Data de inscrição : 24/05/2013
Número de Mensagens : 105
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (ajuda) a quantia certa de inimigos no player

Mensagem por Tiago Lima em Seg 16 Jun 2014, 11:19

Tive uma ideia meio louca, se alguém tiver outra sugestão sinta-se bem vindo Very Happy

Crie um objeto para gerenciar os inimigos (ex: objEnemyManager)

No step desse objeto comesse criando uma variável temporária (var enemy_count;)

Em seguida nós vamos executar um with que passe por todas as instancias do inimigo - o with injeta código dentro de uma instancia - e vamos checar a distancia de cada instancia do inimigo para o player, para todas que estiverem a menos de 150px do player a gente incrementa em 1 a variável enemy_count.

Código:

var enemy_count;
enemy_count = 0;

with (objEnemy)
{
    if (point_distance(x, y, objPlayer.x, objPlayer.y) < 150){
        enemy_count += 1;
    }
}

Agora nós já sabemos quantos inimigos estão próximos do player Very Happy

Vamos executar um segundo with nos inimigos, o primeiro contou eles, o segundo é para move-los.
A ideia é, se tiver menos de 4 inimigos perto do player todos andam, se tiver os 4, só os 4 andam.

Código:

with (objEnemy)
{
    if (enemy_count >= 4)
    {
        //só se move quem está perto do player
        if (point_distance(x, y, objPlayer.x, objPlayer.y) < 150){
            //aqui vai o código do movimento
        }
        else
        {
            //aqui vai o que o inimigo longe do player deve fazer enquanto está de 'folga'
        }
    }
    else
    {
        //aqui vai o movimento para quando há menos de quatro inimigos perto do player
    }
}

Eu não testei tudo isso, então se não der certo é só avisar. Flw
avatar
Tiago Lima

Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 14/07/2008
Número de Mensagens : 199
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário http://www.youtube.com/user/CanalNexteLevel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum