Criar Classes ou Templates de Objetos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criar Classes ou Templates de Objetos

Mensagem por giannesdabrun em Qua 11 Jun 2014, 09:26

Olá pessoal, tudo bem?
Programo em PHP e Javascript e estou com uma dúvida.
Supondo que eu tenha um objeto player, que possui características padrões, como movimento, vida, velocidade, onde a única coisa que pode mudar é sua image, como criar uma classe como no PHP, uma classe que instancia um objeto e muda apenas algumas características?

Penso isso porque imagina criar um jogo com 200 personagens e ter que repetir o código em todos eles?
Tem como criar uma classe que instancia o objeto ou criar um template de objeto onde eu possa reaproveitar características?

Abraços!

giannesdabrun

Número de Mensagens : 41
Reputação : -2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

http://www.gameintro.com.br

Re: Criar Classes ou Templates de Objetos

Mensagem por Markituh em Seg 16 Jun 2014, 14:52

Opa, desculpe a demora Very Happy Não sei se já descobriu fuçando por aí, mas é assim: o conceito de parent-child no GM não é tão flexível como em código puro, mas você pode sim fazer um objeto principal que irá ter um código básico - e inclusive, é possível chamar o método da objeto pai dentro do objeto filho. Basta definir o campo parent na "subclasse" para o objeto pai e todas os eventos serão puxados dele, a não ser que você coloque algo por cima. Em GML, usa-se event_inherited() para chamar o evento do objeto pai. Outra forma seria usar User Events para coisas específicas, sem precisar necessariamente mexer nos eventos principais. No objeto pai, você colocava a chamada dos User Events, se estiver implementado ele executa o código, normalmente.
--
Tem um tutorial sobre parents do Willy, que não segue exatamente essa linha da propriedade parent do objeto mas é um conceito geral. Pode ser interessante dar uma olhada.
Abraços e bom desenvolvimento o/

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios