GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Como fazer o obj arremessado deslocar outro ?

4 participantes

Ir para baixo

Como fazer o obj arremessado deslocar outro ? Empty Como fazer o obj arremessado deslocar outro ?

Mensagem por loganout Ter 03 Jun 2014, 20:17

Beleza,
Estou com um game de Aventura com fases estilo plataforma.
Em alguns pontos das fases meu player precisará atirar em uma caixa e essa caixa irá se deslocar em uma determinada velocidade para atingir um inimigo.
Parecido com o que acontece em jogos estilos Angry Birds, para poder visualizar o que estou querendo.
Arremessa o pássaro e ele bate em um objeto que se desloca etc.

Vi uma engine que vem com o GMS mas não encontrei o que faz isso..
O meu game não é estilo Angry Birds, acredito que tenha alguma forma mais simples.
loganout
loganout

Data de inscrição : 10/04/2012
Reputação : 3
Número de Mensagens : 63
Prêmios : Como fazer o obj arremessado deslocar outro ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ihebhost.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o obj arremessado deslocar outro ? Empty Re: Como fazer o obj arremessado deslocar outro ?

Mensagem por Isaque Onix Ter 03 Jun 2014, 20:27

na colisao
if(other.speed>speed){
speed=other.speed
direction=other.direction
}else{
speed=-speed
}

fiz de cabeça, acho que funciona :p
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Como fazer o obj arremessado deslocar outro ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o obj arremessado deslocar outro ? Empty Re: Como fazer o obj arremessado deslocar outro ?

Mensagem por loganout Sáb 07 Jun 2014, 12:24

Essa deu certo...

Mas eu tenho um fase onde possui varias caixas (mesmo objeto) e quando o tiro acerta uma caixa, todas as outras se movem hehehe.
Fiz outro objeto ser criado quando o tiro acerta a caixa e fazer o deslocamento através dele. dessa forma funcionou, mas não sei se é certo.

Como eu faria para que quando o tiro acertar a caixa ela girar, ter mais física no impacto?
loganout
loganout

Data de inscrição : 10/04/2012
Reputação : 3
Número de Mensagens : 63
Prêmios : Como fazer o obj arremessado deslocar outro ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ihebhost.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o obj arremessado deslocar outro ? Empty Re: Como fazer o obj arremessado deslocar outro ?

Mensagem por Markituh Sáb 07 Jun 2014, 12:40

Pô, aí você já precisaria de uma engine de física, fazer manualmente em GML é perda de tempo. Na GMToolbox tem uma seção de Physics la que pode ser interessante dar uma olhada. E o GMS já vem com um sistema de física embutido, mas não posso te dar muitos detalhes já que nunca o usei, sem falar que é pouco documentado nos docs da YoyoGames. Segue aí alguns links que achei:

- Tutoriais de um gringo
- Tópico na GMC discutindo sobre as funções de física.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Como fazer o obj arremessado deslocar outro ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o obj arremessado deslocar outro ? Empty Re: Como fazer o obj arremessado deslocar outro ?

Mensagem por cascavelo Sáb 07 Jun 2014, 14:31

Como eu faria para que quando o tiro acertar a caixa ela girar, ter mais física no impacto?
ative um alarm no impacto e enquanto ele estiver ativo coloque no step:
if alarm[0]>-1 image_angle+=5;

Lembre-se de ajustar também a gravidade e friction para dar mais realismo.

Voce pode checar também o ponto de colisão na caixa pra determinar pra que lado ela vai girar. Se acertar na parte de baixo gira pra cima e em cima gira pra baixo.

Pra caixa desacelerar o giro use algo como:
if alarm[0]>-1 image_angle+=150/alarm[0]

Vá testando os valores pra ver o que funciona melhor no seu jogo.
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios : Como fazer o obj arremessado deslocar outro ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o obj arremessado deslocar outro ? Empty Re: Como fazer o obj arremessado deslocar outro ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos