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Mensagem por efraim leonardo Sex 06 Jun 2014, 08:14

Nome: professora game maker
Plataforma: o projeo foi iniciado no GMPRO, mas por problemas tecnicos o projeto migrou para o GMLITE
Genero: plataforma
Descrição: Aliem-pai e seu império marciano invadiu cidadopolis e fez todos os alunos da escola de Reféns. Cabe a professora salva os alunos das garras do alien-pai  e sua filha princesa marcian,Será que professorinha conseguirá salvar os alunos?
Controles:  tecla A(saltar)/ setas (movimento)/ tecla Z (reiniciar)/ tecla enter(iniciar/passar evento) tecla F4 (tel inteira)  
Imagens:
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link consertado
Download: http://www.4shared.com/file/cQ9RFyt_ce/professora_game_maker.html


Última edição por efraim leonardo em Sex 06 Jun 2014, 21:51, editado 1 vez(es)
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 06 Jun 2014, 09:11

O link ta quebrado, poderia arrumar ele por favor?
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Mensagem por chicoweb Sex 06 Jun 2014, 11:04

Corrige ai o link, mas quem quer ver vai no:

http://www.4shared.com/file/cQ9RFyt_ce/professora_game_maker.html

vo baixar e jogar depois eu opino
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Mensagem por 7hiagomp Sex 06 Jun 2014, 12:30

Cara baixei e joguei,
achei muito divertido e a engine está bem maneira. Minhas opiniões;

pontos positivos:

> trilha: ficou muito maneira todas as trilhas do jogo, mudando e dando loop bem suave.

> conceito: muito boa a idéia da personagem e dos aliens, e você nem usou lasers! (todo mundo usaria lasers) haha, me lembrou muito sonic, espero que tenha sido uma referencia pra você.

> cenário: gostei muito das ilustrações, não sei se foi você que fez, mas acredito que sim já que só tem seu nome no crédito.

pontos que acredito que possa melhorar

> sprites: a maioria delas estão mal recortadas, é possivel ver as arestas em branco pixeladas.  É um conserto razoavelmente facil de ser feito e vale muito a pena porque mostra que seu jogo está bem refinado.

>tiles: são os sprites com loop para todos os lados, principalmente no menu, fica muito claro que você não achou/fez um.  Minha sugestaão é que no menu, você use um frame do cenário que vem logo em seguida.  O cenário está muito bem feito, coloca uns predios com o logo do jogo encima certamente vai ficar melhor que essas nuvens.

> cenário: falta um pouco de definição de planos no cenário, experimenta escurecer ou esmaecer o background das fases dessa forma fica mais claro que elas estão lá no fundo e não na mesma distância dos personagens.  eventualmente elas se confundem com os espinhos por exemplo.

> grid: deu pra perceber que o grid do game não está bem calculado, isso porque em cenários que você usa módulos para preencher, como por exemplo o mesmo tipo de chão repetido, ou o mesmo tipo de parede repetido, dá pra ver os espaços entre os módulos.

> engine: nao sei como você fez a colisão, mas quando o personagem está em planos diagonais ou pulando paredes altas dá um leve bug no pulo. Isso fico muito evidente no segundo boss

pontos críticos

> crash1: o jogo crashou quando o personagem colidiu de frente com uma mola.
> crash2: o jogo crashou na fase bonus, assim que encostei numa moeda.

vou jogar mais, se ver mais coisa adiciono aqui.
parabéns pelo jogo cara.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 06 Jun 2014, 18:01


Avaliação  oficial do Jogo


Por: João Van Blizzard



Graficos:  Gostei do visual ao estilo desenho animado clássicos, dou um destaque a animação da personagem correndo que ficou muito legal, os inimigos também ficaram bons, achei que o jogo pecou nas retículas em volta dos personagens que ficou parecendo recorte de papel mal atribuído, e o background ficou visivelmente problemático , as pontas na primeira fase deixaram a fase estranha , já na segunda fase que era num vale já combinou melhor. o menu principal ficou bom, também gostei da capa do jogo aparecendo no carregamento, foi uma boa ideia.


Sons: As musicas bem escolhidas, e combinam bem ao jogo, vejo um bom funcionamento delas aqui.


Programação: O autor esqueceu de retirar o save/load nativo do game maker (f5/f6) , para esse tipo de jogo era bom tirar(pois deixaria o jogo mais desafiador), a movimentação nas rampas estão boas, mas há vários problemas de colisões, a personagem não possui mascara de colisão fixa, o que ajuda ainda mais a causar bugs, a personagem quebra a gaiola dos alunos presos com o salto, o correto era pra programar que ela quebrasse a jaula deles quando tivesse caindo (vspeed), outro bug é na colisão com a caixa que tem uma interrogação que a mensagem fica aparecendo toda hora e trava, uma dica era criar uma variável que ao colidir desativava a função repetida e ativasse um alarm para a função poder ser executada no próximo salto, já seria uma solução.
Não gostei do restart no botão "Z", eu apertava ele por engano as vezes, era melhor deixa-lo na backspace, já que poucos jogos 2d usam comandos nele para executar outras funções.


Jogabilidade: O jogo tem um game play simples, corre e pula, não vi muito mais que isso, nenhum tipo de quebra-gelo que fizesse o jogo ser mais alem disso, mas ainda assim é um jogo divertido, a fase bonus é bacana só achei que as moedas deveriam ficar de forma que o jogador tivesse condições de coletar todas elas,pois do jeito que estão, mesmo com toda a agilidade do mundo isso não seria possível, o combate com os  chefes são interessantes, trazem alumas frações de estratégia


Conclusão: Apesar do jogo ter uma jogabilidade bem básica , é um jogo bem divertido e interessante, o que estraga ele mesmo deve-se a falta de conhecimento com a engine por parte do autor, pois notasse que boas ideias ele teve e deixou o jogo bem agradável de se jogar por causa disso, mas precisa treinar colisões e correções recorte das sprites, o problema de colisões e tilesets defeituosos. quanto a sua nota, o jogo tem uma cara de jogo comercial e nota-se que é bem trabalhado, mas da para fazer mais que isso para deixar o jogo ainda melhor. mesmo assim, adimiro o esforço e o resultado final, merece uma nota boa.

Nota: B

Mas para ganhar um "A" precisa que algumas coisinhas sejam corrigidad, veja só.

Sugestões

-Remova as reticulas dos personagens: Use o glow do game maker no editor de "Images" e marque a opção "place inside images" isso ocultara o contorno reticulado, você pode escolher a cor do contorno que melhor te servir, com tickles aumenta e diminui a espessura do contorno.

-desmarque  o save/load nativo do game maker em global game setting na opção other  

-Melhore as colisões da personagem para evitar problemas.

com isso seu jogo terá um visual bem mais agradável e profissional ok.
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Mensagem por efraim leonardo Sex 06 Jun 2014, 22:24

opá! ja consetei o dowloand
  Happy obrigado por avaliarem e jogarem o jogo.
eu até tentei tirar as riticulas do sprites mais não conseguir.

=/ sobre o "save/load" f5 f6 não é que eu esqueci de desmarca é que eu não sabia mesmo dess função.

espero que vocês joguem bastante!
e espero que consigam superar a fase da água kk
mais uma vez obrigado por jogarem!

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Mensagem por 7hiagomp Sáb 07 Jun 2014, 02:08

Qual programa você usou pra fazer as ilustrações?
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Mensagem por efraim leonardo Sáb 07 Jun 2014, 02:18

usei o corelDRAW X6 para os cenarios e personagens
fiz as animações no corel raver 10
desenho os desenhos com uma mesa digital
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Mensagem por 7hiagomp Sáb 07 Jun 2014, 02:34

usa a exportaçao de .png do corel, já vem com fundo transparente e não vai vir serrilhado, basta marcar as opções;

formato = png
cor RGB (24bits)
filtro;
Área Mascarada
Fundo transpantente
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Mensagem por efraim leonardo Sáb 07 Jun 2014, 08:02

antes fosse só isso...   vou explicar como faço os desenhos.

uso dois programas o coreldraw x6 eo corel rave 10

o corel rave 10 é um programa de animação quadro a quadro, primeiro desenho todos os tempos da animação no corel rave  10  depois abro o corel draw 6x(que é um progrma de desenho) e passo os desenhos para o mesmo,
depois de colorir todos os desenhos com uma ferramenta chamada "preenchimento inteligente"
recoloco os desenhos de volta nos quadros  do corel rave 10, dai exporto para o formato gif.
é ai que começa o problema, quando vou importa pro game maker fica com essa bordas.
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Mensagem por 7hiagomp Sáb 07 Jun 2014, 12:23

me manda todos os seus sprites em fundo branco que eu recorto eles pra você. (esse é tipo meu trabalho, e não vai me dar trabalho nenhum te ajudar)

se quiser é claro.
meu email
7hiagomp@gmail.com
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Mensagem por Misa Sáb 07 Jun 2014, 15:43

Gostei muito dos desenhos e animações do jogo, as fases também ficaram bem legais, mas tem três coisas que me incomodaram durante o jogo
-essas bordas brancas em volta das sprites
-o botão de reiniciar
-os erros de colisão

Já me aconteceu d'eu ter derrotado o chefe(aquele segundo) e quando apareceu "Estagio Completo" eu sem querer apertei no Z, rsrs, esse botão de reiniciar pra mim é um problema, se você conseguir resolver essas coisas o jogo vai ficar perfeito.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 07 Jun 2014, 21:09


recoloco os desenhos de volta nos quadros do corel rave 10, dai exporto para o formato gif.

Uma dica: prefira exportar animações em formato png e coloca-las no jogo, pode até dar mais trabalho fazer desse modo em alguns programas (ja que nunca vi esses corew rave 10, mas o flash é possivel exportar frames em png em cada arquivo) , geralmente o formato gif tem o defeito de reticular e perder a qualidade do original tambem, e o formato png consegue-se retirar o fundo sem prejudicar a imagem do desenho usado no jogo.
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Mensagem por 7hiagomp Sáb 07 Jun 2014, 21:17

JoaoVanBlizzard escreveu:

recoloco os desenhos de volta nos quadros  do corel rave 10, dai exporto para o formato gif.

Uma dica: prefira exportar animações em formato png e coloca-las no jogo, pode até dar mais trabalho fazer desse modo em alguns programas (ja que nunca vi esses corew rave 10, mas o flash é possivel exportar frames em png em cada arquivo) , geralmente o formato gif tem o defeito de reticular e perder a qualidade do original tambem, e o formato png consegue-se retirar o fundo sem prejudicar a imagem do desenho usado no jogo.

E não só isso, se você usa um sprite que está pixelado imagine só o problema que você vai ter quando for fazer a colisão com precisão. É pura dor de cabeça.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 07 Jun 2014, 21:38


E não só isso, se você usa um sprite que está pixelado imagine só o problema que você vai ter quando for fazer a colisão com precisão. É pura dor de cabeça.
mas ai é bom criar uma mascara de colisão precisa para os objects e não usar uma da propria sprite, até por que para o jogo como o da professora não ha muito por que usar os frames da personagem como mascara, o ideal era criar uma mascara de colisao com as pontas arredondadas ja servia para ter uma movimentação bem dinamica e sem qualquer problemas.
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Mensagem por efraim leonardo Sáb 07 Jun 2014, 23:17

JoaoVanBlizzard escreveu:

recoloco os desenhos de volta nos quadros  do corel rave 10, dai exporto para o formato gif.

Uma dica: prefira exportar animações em formato png e coloca-las no jogo, pode até dar mais trabalho fazer desse modo em alguns programas (ja que nunca vi esses corew rave 10, mas o flash é possivel exportar frames em png em cada arquivo) , geralmente o formato gif tem o defeito de reticular e perder a qualidade do original tambem, e o formato png consegue-se retirar o fundo sem prejudicar a imagem do desenho usado no jogo.

opá, obrigado pela dica! vou fazer oqe você disse
__________________________//______________________
7hiagomp escreveu:
me manda todos os seus sprites em fundo branco que eu recorto eles pra você. (esse é tipo meu trabalho, e não vai me dar trabalho nenhum te ajudar)

obrigado por oferecer ajuda!
mas esse tipo de coisa tenho que aprender a fazer, tenho que ser independente.
de qualquer maneira obrigado e espero que entenda.
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 Happy obrigado por biaixar o jogo misa!
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Mensagem por Pedrin72 Qui 26 Jun 2014, 01:47

Você ja fez curso de Design Gráfico não?
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Mensagem por efraim leonardo Qui 26 Jun 2014, 02:52

nunca fiz curso,aprendir a usar o programa por coriosidade.
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