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Dúvida com sprites

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Dúvida com sprites Empty Dúvida com sprites

Mensagem por gui.alfaia Dom 01 Jun 2014, 17:58

Quando o megaman x pula e cai , ao encostar no chao continua caindo.Como coloco para ficar parado ou andando quando eu apertar ou nã o uma tecla.
Tambem tenho outra dúvida como fazer o player atirar para o lado que ele está virado.
http://www.4shared.com/file/z4_V2DCvba/Mega_Man_X.html?
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Dúvida com sprites Empty Re: Dúvida com sprites

Mensagem por manobrother Dom 01 Jun 2014, 21:20

É o seguinte esse bagulho do sprite é só botar para quando ele colidir com o chão mudar para o sprite dele parado. Isso aqui pode te ajudar a andar https://gmbr.forumeiros.com/t27557-engine-movimento-limpo-20-willy .
E esse ultimo talvez isso te ajude https://gmbr.forumeiros.com/t21614-criar-um-tiro-de-acordo-com-a-direcao-do-inimigo . E cara se não tiver funcionando esses ai, pesquisa ali em cima ou lista de tutoriais porque essas coisas são simples e importantes então existe vários tutos ai.
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Mensagem por Camin Dom 01 Jun 2014, 22:44

Oi gui.alfaia!

Bom! pelo o que eu lî no seu gmk você deve ser iniciante no game_maker, a jogabilidade do seu personagem( na parte da movimentaç&o )está boa, e o visual de suas sprites estão ótimas.

1º. Para o mega ficar parado:

Basta adicionar esta linha no final do seu primeiro código do evento Step:

Código:
if (x_vel==0)&&(sprite_index!=Spr_x_atirando) sprite_index = Spr_x_parado;

2º. Para o tiro do mega ir para o lado que ele atira:

No objeto Obj_x, no evento "press X-key" apague o que está escrito no código e coloque isto no lugar:

Código:
if !place_meeting(x,y,obj_tiro)&&(vspeed==0)
{
 sprite_index = Spr_x_atirando;
 instance_create(x,y+5,obj_tiro);
}


No objeto "obj_tiro" delete o evento create, crie um evento de colisão com o "Obj_x" e nele coloque este código:


Código:
if hspeed == 0{hspeed = other.image_xscale*20;}

Pronto! o obj_tiro1 se torna inútil pois o obj_tiro já vai para os dois lados.

DICA: Cuidado com o tamanho dos sprites, eles estão muito grandes só para o player, digo isso porque seu jogo pode ficar pesado. No "Global Game Settings"( Fica um pouco abaixo das roons ) marque a opção "*Allow the player to resize the game window" se quiser que a janela seja maximizada.

Por enqüanto é só, espero que tenha ajudado, procure tutoriais e engines gmk aqui no forum, muitas vezes elas ajudam bastante.
Camin
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Mensagem por gui.alfaia Seg 02 Jun 2014, 12:06

Valew pela ajuda ele já atira para os dois lados,mas , se eu colocar quando ele se colidir com o chão, mudar de sprite, ele não vai andar e vai ficar com o sprite parado
gui.alfaia
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Mensagem por Camin Qua 04 Jun 2014, 09:37

Eu coloquei aquela linha no final do primeiro código da Step do magaman e resolvel o problema.


Código:
//codigo para acelerar e desacelerar o personagem
if x_vel<0{
x_vel+=freio
if x_vel>=0{
x_vel=0;{sprite_index=Spr_x_parado;image_speed=0.3}}}

if x_vel>0{
x_vel-=freio
if x_vel<=0{
x_vel=0;{sprite_index=Spr_x_parado;image_speed=0.3}}}

//limitar velocidade
x+=x_vel
if x_vel<-5{x_vel=-5}
x+=x_vel
if x_vel>5{x_vel=5}

//Mudar a sprite quando colidir com o chão:
if (x_vel==0)&&(sprite_index!=Spr_x_atirando) sprite_index = Spr_x_parado;
Camin
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Mensagem por gui.alfaia Qua 04 Jun 2014, 10:34

Valew pela ajuda obrigado já funciona perfeitamente!
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