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Dúvida com sprites
3 participantes
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Dúvida com sprites
Quando o megaman x pula e cai , ao encostar no chao continua caindo.Como coloco para ficar parado ou andando quando eu apertar ou nã o uma tecla.
Tambem tenho outra dúvida como fazer o player atirar para o lado que ele está virado.
http://www.4shared.com/file/z4_V2DCvba/Mega_Man_X.html?
Tambem tenho outra dúvida como fazer o player atirar para o lado que ele está virado.
http://www.4shared.com/file/z4_V2DCvba/Mega_Man_X.html?
gui.alfaia- Data de inscrição : 19/03/2014
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Re: Dúvida com sprites
É o seguinte esse bagulho do sprite é só botar para quando ele colidir com o chão mudar para o sprite dele parado. Isso aqui pode te ajudar a andar https://gmbr.forumeiros.com/t27557-engine-movimento-limpo-20-willy .
E esse ultimo talvez isso te ajude https://gmbr.forumeiros.com/t21614-criar-um-tiro-de-acordo-com-a-direcao-do-inimigo . E cara se não tiver funcionando esses ai, pesquisa ali em cima ou lista de tutoriais porque essas coisas são simples e importantes então existe vários tutos ai.
E esse ultimo talvez isso te ajude https://gmbr.forumeiros.com/t21614-criar-um-tiro-de-acordo-com-a-direcao-do-inimigo . E cara se não tiver funcionando esses ai, pesquisa ali em cima ou lista de tutoriais porque essas coisas são simples e importantes então existe vários tutos ai.
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: Dúvida com sprites
Oi gui.alfaia!
Bom! pelo o que eu lî no seu gmk você deve ser iniciante no game_maker, a jogabilidade do seu personagem( na parte da movimentaç&o )está boa, e o visual de suas sprites estão ótimas.
1º. Para o mega ficar parado:
Basta adicionar esta linha no final do seu primeiro código do evento Step:
2º. Para o tiro do mega ir para o lado que ele atira:
No objeto Obj_x, no evento "press X-key" apague o que está escrito no código e coloque isto no lugar:
No objeto "obj_tiro" delete o evento create, crie um evento de colisão com o "Obj_x" e nele coloque este código:
Pronto! o obj_tiro1 se torna inútil pois o obj_tiro já vai para os dois lados.
DICA: Cuidado com o tamanho dos sprites, eles estão muito grandes só para o player, digo isso porque seu jogo pode ficar pesado. No "Global Game Settings"( Fica um pouco abaixo das roons ) marque a opção "*Allow the player to resize the game window" se quiser que a janela seja maximizada.
Por enqüanto é só, espero que tenha ajudado, procure tutoriais e engines gmk aqui no forum, muitas vezes elas ajudam bastante.
Bom! pelo o que eu lî no seu gmk você deve ser iniciante no game_maker, a jogabilidade do seu personagem( na parte da movimentaç&o )está boa, e o visual de suas sprites estão ótimas.
1º. Para o mega ficar parado:
Basta adicionar esta linha no final do seu primeiro código do evento Step:
- Código:
if (x_vel==0)&&(sprite_index!=Spr_x_atirando) sprite_index = Spr_x_parado;
2º. Para o tiro do mega ir para o lado que ele atira:
No objeto Obj_x, no evento "press X-key" apague o que está escrito no código e coloque isto no lugar:
- Código:
if !place_meeting(x,y,obj_tiro)&&(vspeed==0)
{
sprite_index = Spr_x_atirando;
instance_create(x,y+5,obj_tiro);
}
No objeto "obj_tiro" delete o evento create, crie um evento de colisão com o "Obj_x" e nele coloque este código:
- Código:
if hspeed == 0{hspeed = other.image_xscale*20;}
Pronto! o obj_tiro1 se torna inútil pois o obj_tiro já vai para os dois lados.
DICA: Cuidado com o tamanho dos sprites, eles estão muito grandes só para o player, digo isso porque seu jogo pode ficar pesado. No "Global Game Settings"( Fica um pouco abaixo das roons ) marque a opção "*Allow the player to resize the game window" se quiser que a janela seja maximizada.
Por enqüanto é só, espero que tenha ajudado, procure tutoriais e engines gmk aqui no forum, muitas vezes elas ajudam bastante.
Camin- Data de inscrição : 26/03/2011
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Re: Dúvida com sprites
Valew pela ajuda ele já atira para os dois lados,mas , se eu colocar quando ele se colidir com o chão, mudar de sprite, ele não vai andar e vai ficar com o sprite parado
gui.alfaia- Data de inscrição : 19/03/2014
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Re: Dúvida com sprites
Eu coloquei aquela linha no final do primeiro código da Step do magaman e resolvel o problema.
- Código:
//codigo para acelerar e desacelerar o personagem
if x_vel<0{
x_vel+=freio
if x_vel>=0{
x_vel=0;{sprite_index=Spr_x_parado;image_speed=0.3}}}
if x_vel>0{
x_vel-=freio
if x_vel<=0{
x_vel=0;{sprite_index=Spr_x_parado;image_speed=0.3}}}
//limitar velocidade
x+=x_vel
if x_vel<-5{x_vel=-5}
x+=x_vel
if x_vel>5{x_vel=5}
//Mudar a sprite quando colidir com o chão:
if (x_vel==0)&&(sprite_index!=Spr_x_atirando) sprite_index = Spr_x_parado;
Camin- Data de inscrição : 26/03/2011
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Re: Dúvida com sprites
Valew pela ajuda obrigado já funciona perfeitamente!
gui.alfaia- Data de inscrição : 19/03/2014
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