[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

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[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por Willy em Sex 12 Jun 2009, 18:11

Tava progamando a versão 2.0 do Dots, meu 2º jogo...
A aqueles que viram o game, notaram que ele era um labirinto estreito, e você não consiguia andar nas paredes apertando "cima" e "Direita"(por exemplo) ao mesmo tempo, pq ele travava na parede.
(link do 1.0)
http://gmbr.forumeiros.com/galeria-de-projetos-completos-f6/dots-voce-e-capaz-de-passar-do-3-nivel-t2993.htm

Usei o sitema de busca para procurar a resposta, achei algumas coisas mas nada deu certo.
O que eu quero fazer, é que o obj_player deslize pelas paredes, sem grudar nelas. Não adianta colocar uma mask no obj (acho que naum), pq ele ja é um quadrado '-'.
Quem não entendeu o quero, veja esse jogo do clickjogos (foi inspirado nele), e veja como ele desliza perfeitamente pelas paredes:

http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Puzzle/O-Jogo-Mais-Dificil-Do-Mundo/

Desde ja, agradeço. GM7


Última edição por Willy em Ter 23 Jun 2009, 18:01, editado 3 vez(es)

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Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por SIGILOSO em Sex 12 Jun 2009, 19:12

O q vc quer é q,por exemplo,vc pressiona pra cima e direita na parede e ele
suba encostado na parede,sem ir pra direita,não é?
Tenta usar hspeed e vspeed,desse jeito:

1) para o movimento,coloque no evento STEP:

if keyboard_check(vk_right)=true
hspeed=3;
if keyboard_check(vk_left)=true
hspeed=-3;
if keyboard_check(vk_up)=true
vspeed=-3;
if keyboard_check(vk_down)=true
vspeed=3;
if keyboard_check(vk_right)=false and keyboard_check(vk_left)=false
hspeed=0;
if keyboard_check(vk_down)=false and keyboard_check(vk_up)=false
vspeed=0

2) use um objeto para as paredes da horizontal(direita e esquerda);
e outro pras paredes q ficam em cima e embaixo.

3)pras paredes da esquerda e direita vc poe:
move_contact_solid(direction,10);
hspeed = 0

4)e nas paredes de cima e de baixo:
move_contact_solid(direction,10);
vspeed = 0

Para mudar a velocidade do player,mude o valor 3 para um outro valor Cool

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Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por Willy em Sex 12 Jun 2009, 19:40

Legal!

Só que se eu seguisse do jeito que vc escreveu, não ia dar certo, vc esqueceu de dois detalhes importantes:

1-
pras paredes da esquerda e direita vc poe:
move_contact_solid(direction,10);
hspeed = 0

4)e nas paredes de cima e de baixo:
move_contact_solid(direction,10);
vspeed = 0

Esses comandos, você deve adicionar no player. Se você colocar isso obj_parede,
você simplesmente empurra a parede xD

2- Marque a opção solid, nas paredes

Cara, muuuuito obrigado, vc me ajudou de mais.
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Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por Willy em Sex 12 Jun 2009, 20:53

@off (Desculpe o post duplo, mas é por uma boa causa:| )

Opa... Dei o certo cedo damais...

Tipow, as paredes Horizontais e Verticais dão certo, mas e quando é uma quina, ou seja, quando tem o chao e a parede ligados?
Fiz uma mini engine como exemplo.

http://www.4shared.com/file/111472269/6f922b8/Parede.html

Se uma imagem for mais rapido, ai esta.

[legenda: Q= Quina | V = Vertical | H = horizontal ]

Quando vc se move por dentro, tah belezinha, ok.
Mas quando vc se move por fora, não da certo, vc grudaria (na engine não gruda, mas tbm naum faz nada pq naum coloquei nenhum comando) no Q.

Tem como fazer um obj ser os dois ao msm tempo?
Vlws e desculpe novamento pelo post duplo.

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Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por CPinheiro em Sab 13 Jun 2009, 10:29

Fácil. É só você fazer o movimento snnapado em 32x32 (acredito que seja o tamanho do seu personagem). É algo similar aos movimento dos jogos Pokémon: ao apertar a seta para a esquerda, o personagem de move exatamente 16 pixels para a esquerda. Sempre algo exato.

Qualquer dúvida, tamo aí. o/

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Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por SIGILOSO em Sab 13 Jun 2009, 10:56

kara to tentando umas coisas aqui mas axo q vai demora ainda,
quando eu consegui eu t aviso,pq isso é útil pro meu jogo tbm ;)

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Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por Willy em Ter 23 Jun 2009, 18:00

Não gosto de ver as coisas sem solução! Por isso eis ela aqui!
1° Crie a parede NÃO SOLIDA e nomeia de obj_block

2° No evento create do player:

Coloque um code: movement = "N° da velocidade"

No evento step:

Código:
if (keyboard_check(vk_right))  {if !(place_meeting(x+movement,y,obj_block)) {x += movement;}}
if (keyboard_check(vk_left))  {if !(place_meeting(x-movement,y,obj_block)) {x -= movement;}}
if (keyboard_check(vk_up))    {if !(place_meeting(x,y-movement,obj_block)) {y -= movement;}}
if (keyboard_check(vk_down))  {if !(place_meeting(x,y+movement,obj_block)) {y += movement;}}

Foi com muita determinação que consegui este código, apelei pro lado "Game Maker Communit" pra conseguir isso =D

Agradecimentos ao tradutor do google!

Oo Eu pergunto e eu mesmo respondo xD

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Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por cabritox em Ter 23 Jun 2009, 18:03

RONALDO!

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Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

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