Conectar-se
Quem está conectado
33 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 33 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 14/08/2013
Número de Mensagens : 76
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6
Ver perfil do usuário

problema com agachar

em Qua 14 Maio 2014, 00:45
bom eu bolei um sistema para fazer meu player agachar...
mas percebi que se eu entrar em um buraco e soltar a tecla down ele enfia a cara dentro do teto, onde errei?:

Código:
if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, se não tem chão.
{gravity=0.5; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
 //Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
 {gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
 }
 

if noar=false
{
if keyboard_check(vk_down)
{

if lado = 1
{
sprite_index= spr_enc_dir
encolhe=true
}
else
{
sprite_index=spr_enc_esq
encolhe=true
}
}
else
{
encolher=false
}
}

if encolhe=true
{
mask_index=spr_mask_enc
}
else
{
mask_index=spr_mask_player
}
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Número de Mensagens : 1243
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 1
Reputação : 89

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: problema com agachar

em Qua 14 Maio 2014, 00:50
aparentemente nao errou em nada
Talvez seja apenas uma questão de lógica:

vc permite que ele "levante" mesmo dentro do buraco (vou entender esse buraco como um tunel)
Esse é o problema, se ele esta agachado dentro do túnel ele nao poderia se levantar
Ae basta vc criar uma variavel que verifique se ele está agachado ou de pé

Ou caso seja um buraco vertical, pode ser um problema na centralização do Sprite
Data de inscrição : 27/11/2012
Número de Mensagens : 241
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 42
Ver perfil do usuário

Re: problema com agachar

em Qua 14 Maio 2014, 09:53
Pelo comportamento que você citou, me vem à mente problemas com a ancoragem (origin) das sprites (ou masks) do personagem levantado e agachado.
avatar
Data de inscrição : 14/08/2013
Número de Mensagens : 76
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6
Ver perfil do usuário

Re: problema com agachar

em Qua 14 Maio 2014, 20:20
scratchware_dev escreveu:Pelo comportamento que você citou, me vem à mente problemas com a ancoragem (origin) das sprites (ou masks) do personagem levantado e agachado.

como assim ancoragem (orgin)? noobise me matando


vc permite que ele "levante" mesmo dentro do buraco (vou entender esse buraco como um tunel)
Esse é o problema, se ele esta agachado dentro do túnel ele nao poderia se levantar
Ae basta vc criar uma variavel que verifique se ele está agachado ou de pé

Ou caso seja um buraco vertical, pode ser um problema na centralização do Sprite

sim é um túnel, mas veja bem, eu já tinha criado uma variável que identifica se o player esta agachado esta no code que postei acima (variável "encolhe"), eu já cheguei a tentar verificar se há um bloco acima do player com este code;

Código:
if ! (place_free(x,y+1))// se tiver bloco acima
{encolhe=true }// continua agachado

mas de nada adianta... desconfio que um sistema anula o outro
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Número de Mensagens : 306
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 33

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: problema com agachar

em Qua 14 Maio 2014, 20:25
@feyon2.1 escreveu:
sim é um túnel, mas veja bem, eu já tinha criado uma variável que identifica se o player esta agachado esta no code que postei acima (variável "encolhe"), eu já cheguei a tentar verificar se há um bloco acima do player com este code;

Código:
if ! (place_free(x,y+1))// se tiver bloco acima
{encolhe=true }// continua agachado

mas de nada adianta... desconfio que um sistema anula o outro


Não seria:


Código:
if ! (place_free(x,y-1))// se tiver bloco acima "-1 acima +1 abaixo"
{encolhe=true }// continua agachado
Data de inscrição : 27/11/2012
Número de Mensagens : 241
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 42
Ver perfil do usuário

Re: problema com agachar

em Qua 14 Maio 2014, 20:28
@feyon2.1 escreveu:como assim ancoragem (orgin)? noobise me matando

O ponto pelo qual o GM alinha a sprite em relação às coordenadas x e y (é um textbox que fica no editor de sprites).

Supondo que o alinhamento do seu personagem mude quando ele se agacha, na hora que ele levantar pode ocorrer de a sprite ser forçada a "entrar" no piso/parede/etc (conflito de alinhamentos).

As máscaras também podem gerar esse tipo de erro, visto que a ancoragem delas trabalha juntamente com a ancoragem do objeto em si.
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: problema com agachar

em Qua 14 Maio 2014, 23:19
pra um agachamento as sprites  tem que ter msm largura e partir de um ponto centralizado. e o willyrudit concertou seu código, no computador o eixo y é invertido.
avatar
Data de inscrição : 14/08/2013
Número de Mensagens : 76
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6
Ver perfil do usuário

Re: problema com agachar

em Qui 15 Maio 2014, 02:15
o problema não era a centralização dos sprites...
mesmo assim eu consegui me virar

eu criei um objeto qualquer que não foce solido e coloquei no túnel, e coloquei que ao colidir com o player a variável túnel se torna true* (ou seja estou no túnel),e outro objeto como sendo a porta do túnel e na colisão com o player a variável túnel se torna false* (saiu do túnel).

ai só declarei no step que se estivesse no túnel... o player continuaria agachado mesmo não apertando tecla down*.

fim de papo pode fechar o tópico  Happy 
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: problema com agachar

em Qui 15 Maio 2014, 06:40
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
está n é a melhor saída, ficou meio como uma gambiarra. Oque você pode fazer é ver a diferença de tamanho da mascara agachado pra mascara em pé e por uma condição tipo : if place_meeting(x,y-diferença,obj_solido) {agachado = true}. é bom sempre resumir códigos e algoritmos.
avatar
Data de inscrição : 14/08/2013
Número de Mensagens : 76
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6
Ver perfil do usuário

Re: problema com agachar

em Qui 15 Maio 2014, 13:39
do seu jeito tbm funcionou cara, muito obrigado Very Happy ganho meu like
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum