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GMS enviar mensagens(Client - Server)"complicadas"

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GMS enviar mensagens(Client - Server)"complicadas"

Mensagem por peixoto em Qua 07 Maio 2014, 19:41

Como faço para o Game maker studio enviar mensagens mais "complicadas" como image_angle, x e y do player(e de certos outros objetos da room) para o server e receber a mesma mensagem, mas de outros players, vinda do objserver?

Eu estava lendo o tutorial de multiplayer nativo do GMS feito por fredcobain, mas no caso ele usa o exemplo de um getstring.Se eu usar outras variaveis para retornar os valores que quero, vai funcionar da mesma forma?

E tem alguma forma de eu enviar massivamente um script inteiro(sem ser váriavel por variavel, mas sim o script inteiro de um evento) de cliente para server e vice versa?

E por fim, gostaria de entender melhor como funciona o envio e recebimento de mensagens entre player e server quando se há mais de um player?
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Re: GMS enviar mensagens(Client - Server)"complicadas"

Mensagem por fredcobain em Qua 07 Maio 2014, 21:51

Como faço para o Game maker studio enviar mensagens mais "complicadas" como image_angle, x e y do player(e de certos outros objetos da room) para o server e receber a mesma mensagem, mas de outros players, vinda do objserver?




Através do valor das próprias variáveis que vc vai empacotar dentro dos buffers e transmitir pela rede através das funções como network_send_packet e receber no evento Asynchronous Networking.


Eu estava lendo o tutorial de multiplayer nativo do GMS feito por fredcobain, mas no caso ele usa o exemplo de um getstring.Se eu usar outras variaveis para retornar os valores que quero, vai funcionar da mesma forma?



Sim, mas quem receber as variáveis não vai saber o que fazer com elas.... vc deve tratar isso (em quem receber essas variáveis). Apenas chegarão dados.


E tem alguma forma de eu enviar massivamente um script inteiro(sem ser váriavel por variavel, mas sim o script inteiro de um evento) de cliente para server e vice versa?



Não precisa ser uma váriavel por vez.... quando vc cria o buffer, vc pode determinar seu tamanho, e assim ir mandando várias variáveis num mesmo buffer....


Código:
buffer_write(ClientBuff,buffer_string,objeto.x);
buffer_write(ClientBuff,buffer_string,objeto.y);
buffer_write(ClientBuff,buffer_string,objeto.sprite_index);
buffer_write(ClientBuff,buffer_string,objeto.qualquercoisa);



e assim sucessivamente.

Daí, quem for ler a mensagem, vai desempacotar:

Código:

for(var i=0;i<objetos;i++){
       ds_list_add(allobj, buffer_read(buff,buffer_s16) );     //x
       ds_list_add(allobj, buffer_read(buff,buffer_s16) );     //y
       ds_list_add(allobj, buffer_read(buff,buffer_s16) );     //sprite_index
       ds_list_add(allobj, buffer_read(buff,buffer_s16) );     //image_index
       ds_list_add(allobj, buffer_read(buff,buffer_s32) );     //image_angle
       ds_list_add(allobj, buffer_read(buff,buffer_string) );  // player name
 } 


Tá vendo, to pegando os dados que recebi e botando tudo numa lista.



E por fim, gostaria de entender melhor como funciona o envio e recebimento de mensagens entre player e server quando se há mais de um player?



1) Quando um client se conecta ao server, é disparado no server o evento ASYNCRONOUS NETWORKING.
Sempre que isso ocorre, o mapa async_load é carregado com informações.
A informação que vc precisa (ID do SOCKET) estará na variável SOCKET desse mapa.

Toda vez que esse evento de conexão ocorrer, vc vai salvar o ID desse client num vetor ou lista... assim vc tem o "endereço" (ou caixa postal, segundo minha fábula) desse client.



Considerações finais:

Não é pq vc leu meu tuto que vc vai sair desenvolvendo jogos online... vc vai ter que estudar meu tuto, os exemplos, o manual do GMS, os artigos (muitos eu fiz referência) e por fim fazer muitos MUITOS testes pra poder entender melhor o assunto.

Qq dúvida (e não dívida com os estudos) pode postar aqui no fórum que terei o maior prazer em ajudar a sanar.

Bons estudos!
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Re: GMS enviar mensagens(Client - Server)"complicadas"

Mensagem por peixoto em Qui 08 Maio 2014, 14:03

Obrigado Fred  Happy 

Um pedido final(se possível) que queria fazer é você fazer mais tutoriais sobre esse assunto,que me interessei ultimamente principalmente por causa do meu jogo(o Spy Ex) que pretendo usar como base( juntamente com algum conhecimento que pretendo aprender em meu tempo livre) para fazer um jogo multiplayer ao estilo de CS2D
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Re: GMS enviar mensagens(Client - Server)"complicadas"

Mensagem por fredcobain em Qui 08 Maio 2014, 14:13

Eu to devendo uma engine de movimentação online... tá no meu TO DO LIST.

Mas estuda aí, gente!!! Queria muito ver mais gente estudando esse assunto aqui.

=)
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Re: GMS enviar mensagens(Client - Server)"complicadas"

Mensagem por peixoto em Qui 08 Maio 2014, 14:19

@fredcobain escreveu:Queria muito ver mais gente estudando esse assunto aqui.

=)
Sinceramente acho que é será sempre uma minoria.Fazer um jogo multiplayer(ao menos para mim) consegue ser mais difícil que um jogo 3D(mesmo no Game Maker)
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Re: GMS enviar mensagens(Client - Server)"complicadas"

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