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[Tutorial] Chamar eventos em GML

4 participantes

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[Tutorial] Chamar eventos em GML Empty [Tutorial] Chamar eventos em GML

Mensagem por Prometo_ser_fiel Seg 12 maio 2014, 11:46

Título: Chamar eventos em GML
Versão do GM: GM8 ou superior
Dificuldade: Intermediário
Requer Extensões: não
Requer DLLs: não
Tags: GML, eventos


Oi pessoal, eu tenho um dica de como colocar eventos por GML, e nesse exemplo sem precisar de mexer no Menu Event dos objetos.
Isso poderá ser muito útil pra vocês...

Preste Atenção:
Crie um objeto qualquer, será "object0".
Crie uma room vazia (room0) e coloque o objeto na room
No menu settings da room, clique em "Creation Code" para inserir o código GML e digite:

Código:
object_event_add(object0,ev_draw,0,"
draw_text(16,16,fps)
draw_text(128,16,room_speed)
");
//adiciona o Event no Object, Desenha o FPS do jogo, Desenha a room_speed

Agora é só executar...

Entendendo:
Note que o "object0" estava vazio e sem nada, e através do Creation Code da Room inserimos um Event no objeto.
Isso também pode ser usado para fazer com que um objeto insira um Event em outro  blz 
Significa que você pode definir vários eventos através de um Event Create.

Isto é o básico para você aprender a colocar objetos externos no Game Maker sem muito esforço, e/ou também poderão criar funções bem complexas, etc...

Vocês podem usar o todos os eventos que quiserem, abaixo uma lista dos eventos em forma de Constants.

Constantes:

Consulte no Help do GM sobre Eventos na Documentação do GM em Português para mais informações.

Obrigado!!!


Última edição por Dr.Harrison em Seg 12 maio 2014, 22:12, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : mudei o título para [Tutorial])
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[Tutorial] Chamar eventos em GML Empty Re: [Tutorial] Chamar eventos em GML

Mensagem por polosam Seg 12 maio 2014, 14:19

Não entendo muito, mas parece que você está performando o create event da room como draw, não? Vamos ver o que o pessoal pode fazer com esse conhecimento, que ao menos para mim é totalmente novo.
 flw
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[Tutorial] Chamar eventos em GML Empty Re: [Tutorial] Chamar eventos em GML

Mensagem por Prometo_ser_fiel Seg 12 maio 2014, 14:27

polosam escreveu:Não entendo muito, mas parece que você está performando o create event da room como draw, não? Vamos ver o que o pessoal pode fazer com esse conhecimento, que ao menos para mim é totalmente novo.
 flw
Sim, voce pode colocar step no create também, assim:

object_event_add(object0,ev_step,ev_step_normal,"image_angle+=2");


//faz imagem ficar girando


voce pode colocar o evento destroy no create também, assim:




object_event_add(object0,ev_destroy,0,"game_end()");

//quando o objeto for destruido game end
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[Tutorial] Chamar eventos em GML Empty Re: [Tutorial] Chamar eventos em GML

Mensagem por polosam Seg 12 maio 2014, 14:33

Resumindo: no drag'n'drop basta pegar um único evento, ok?  coll2
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Mensagem por Tedi Ripper Seg 12 maio 2014, 16:11

Esse é um sistema muito util, o Saim explicou bem em seu tutorial de Game Generico, da pra fazer um tipo de criador de jogos com isso, ou então, só um jogo mais profissional, usando basicamente só arquivos externos, tipo um .jar ou sei la haha

Legal por explicar isso, mas exemplifica mais os eventos e talz...
Mostra porque funciona!
Flw
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Mensagem por Vikintor Seg 12 maio 2014, 22:23

Esta é uma das funções que mais senti falta no Game maker Studio (e uma das minhas favoritas também). Com ela era possível organizar muito bem o projeto. 
É legal trazer para a galera esta função que considero obscura (pouco conhecida) e trazer ao conhecimento geral para um estudo mais amplo. Dá realmente para fazer muita coisa só por códigos, e considero o uso destas funções ótimas para a questão de estudo e desenvolvimento de pequenos softwares em geral, mas não aconselho para produção de jogos completos.
Se tiver interesse, tenho esse jogo que fiz á algum tempo utilizando esta função (obs: É apenas script, não é necessário baixar);
Script:
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