GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

+3
Gabreel
LightSpeedy
dharrison
7 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

Mensagem por dharrison Qua 30 Abr 2014, 14:56

Como Definir Versões e Updates do Jogo

Título: Como Definir Versões e Updates do Jogo

Versão do GM: Todas, e outros Softwares também.

Dificuldade: Fácil, basta ler com atenção.

Link para download da Engine: Não Possui.

Requer Extensões: Não. 

Requer DLLs: Não.

Tags: Qual versão está meu jogo? O que é Beta? O Que é Alpha? Como atualizar meu jogo?


Você já ficou em dúvidas sobre a qual versão pertence o seu jogo? Já colocou Alpha ou Beta no nome do software, sem ter certeza do que era?
Seus problemas acabaram!


Nesse super tuto vamos entender como Definir corretamente o nome e versões do nossos games.
Duas dúvidas que surgiram no CQ17 foi "como saber se meu jogo está completo?" e "posso continuar meu jogo depois que ele estiver completo?"

Vamos entender então o que é um Projeto Completo e o que é um Projeto em Desenvolvimento.

A Versão ALPHA
Quando você quer disponibilizar seu projeto para download e testes, mas ele é apenas um rascunho, um projeto super básico, e está em [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Im1012de todo o Projeto (por exemplo), você pode nomeá-lo como ALPHA para deixar claro que ele é uma release (lançamento) muito básico e está apenas começando.

Geralmente apenas desenvolvedores (como nós aqui no fórum) se interessam em avaliar Softwares e Games em ALPHA, pois nesse tipo de versão muitas coisas estão incompletas e existem muitos bugs. Uma pessoa que entenda do assunto pode ajudar o desenvolvedor a melhorar seu Projeto.


A Versão BETA

Softwares e Games em estágio BETA já estão bons o suficiente para que os Usuários Finais (no nosso caso, os Jogadores) tenham acesso ao Projeto, mas ainda não é uma versão estável. Alguns bugs ou limitações ainda existem, e o desenvolvedor tem consciência disso. Na verdade é comum lançarmos Projetos em BETA para que BETA TESTERS (testadores de BETA) possam avaliar e indicar bugs, para que assim o Projeto possa continuar.
Na versão BETA o Projeto deixou de ser um rascunho e já está bem encaminhado, ou até mesmo prestes a ser concluído.
Temos também o CLOSED BETA, que é uma versão BETA disponível apenas para um grupo seleto de pessoas, que provavelmente vão auxiliar no andamento do projeto.
Já o OPEN BETA, que é uma versão BETA aberta ao Público. No caso nossos Projetos em Desenvolvimento no fórum podem ser considerados OPEN BETAs

No fórum, pode-se dizer que a área de Projetos em Desenvolvimento é um grande depósito de ALPHAs e BETAs, pois nenhum deles está pronto ainda para ser lançado.


A Versão FINAL RELEASE
Softwares e Games que chegaram a versão FINAL RELEASE estão prontos, ou seja, sem bugs (teoricamente) e prontos para serem distribuídos em massa.
Depois de todo processo do ALPHA e BETA, o jogo pode ser considerado FINAL RELEASE.

No fórum, a área de Projetos Completos contém apenas FINAL RELEASES.

Difícil? Não né pessoal Happy
Agora vocês já sabem como funcionam esses nomes estranhos...

Mas... e os Números?


Numerações de Versões (Releases)
Tanto ALPHA, BETA e FINAL possuem numerações que indicam tudo que mudou no Software ou Game desde sua primeira versão criada.

Um exemplo é o Minecraft, que possuiu a versão ALPHA desde ALPHA 1.0 até ALPHA 1.2.6
Depois vieram as versões BETA, desde BETA 1.0 até BETA 1.8.1
E agora temos a versão FINAL, desde 1.0 até 1.8

Mas afinal, qual a diferença?
Primeiramente temos que entender que uma versão só vem após a outra, ou seja, mesmo que em ALPHA o jogo esteja em 4.9.2, quando passar para BETA, será 1.0 novamente.
Igualmente, mesmo que esteja em BETA 16.5.78, quando chegar em FINAL, será 1.0 novamente.
Todas vez que você atualizar ou lançar um Update para seu Software ou Game, você deve mudar a Versão dele.

Agora que entendemos isso, vejamos uma Curiosidade.
O Game Maker possui esse descritor dentro de Global Game Settings, veja:
[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Wa6n1f

Mas então, que número posso colocar?
Sem mais delongas, vamos lá:
[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo 6y3b4p

Um exemplo notável é o Live Messenger, que até de nome mudou (MSN para Windows Live) mas sempre foi o mesmo software, por muitos anos.
Veja: MSN Messenger 2012 (16.4.3505.912)


Usando o Changelog
O Changelog, ou Log de Mudanças/Alterações, é um arquivo que contém todas as mudanças realizadas entre todas as versões, incluindo ALPHA e BETA de um software.
Para o desenvolvedor é util manter o Changelog atualizado, para não se perder no que está fazendo, já para o Usuário Final (Jogador) não é tão interessante, pois ele apenas estará interessado na Atualização Atual, ou seja, o que mudou da ultima versão, para a atual.


Bom pessoal é isso ai, espero ter ajudado e que agora todos possam entender a diferença entre um Projeto Completo (Final Release) e Projetos em Andamento (ALPHA e BETA Releases)

Grande Abraço a todos! sorrindo
dharrison
dharrison

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios : [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 9 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • C#


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty Re: [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

Mensagem por LightSpeedy Qui 01 maio 2014, 00:22

Você não falou da minor,major,e das Snapshots Very Happy Fora isso ta bem bom pra quem não entende sobre isso,eu por exemplo não sabia oq era a closed beta.
LightSpeedy
LightSpeedy

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/04/2013
Reputação : 40
Número de Mensagens : 354
Prêmios : [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty Re: [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

Mensagem por Gabreel Qui 01 maio 2014, 00:25

Ninja, você tem certeza que leu o texto todo? '-'
Gabreel
Gabreel

Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios : [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty Re: [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

Mensagem por LightSpeedy Qui 01 maio 2014, 00:31

xD nunca presto atenção noq não ta em maiusculo kkkkk 
nunca presto atenção neste quadrados pq acho que são creditos kkkk
edit:do mesmo jeito não falo sobre Snapshots
LightSpeedy
LightSpeedy

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/04/2013
Reputação : 40
Número de Mensagens : 354
Prêmios : [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty Re: [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

Mensagem por Gabreel Qui 01 maio 2014, 00:35

Como você pode dizer que faltou algo no texto se não leu todo? ¬_¬

E
Gabreel
Gabreel

Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios : [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty Re: [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

Mensagem por Willy Qui 01 maio 2014, 00:38

Confesso que nunca pensei no significado disso. Até sabia que significavam atualizações, mas nunca imaginei que existiam tantos detalhes.
Seu tutorial está muito bem formatado e bem explicado, material digno do grande dharrison!

Flws! blz
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty Re: [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

Mensagem por fredcobain Sáb 03 maio 2014, 23:30

Belo tuto. Muito instrutivo. Boa parte dos usuários desse fórum certamente não tinham tal conhecimento.

Movido para seção de tutorias aprovados.
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty Re: [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

Mensagem por chicoweb Qua 08 Abr 2015, 12:00


Galera desculpem ressucitar o post, mas eu tava procurando esse assunto, achei esse post, e para não precisar abrir outro a duvida e a seguinte:

Eu não entendi o campo Build é o que que tem que colocar ali? Eu tenho uma idéia, mas queria confirmar com alguem que sabe, por favor.
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty Re: [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

Mensagem por WellingtonBecker Qua 08 Abr 2015, 19:36

chicoweb escreveu:
Galera desculpem ressucitar o post, mas eu tava procurando esse assunto, achei esse post, e para não precisar abrir outro a duvida e a seguinte:

Eu não entendi o campo Build é o que que tem que colocar ali? Eu tenho uma idéia, mas queria confirmar com alguem que sabe, por favor.

De acordo com que esse tutorial, o campo Build não precisa ser alterado modificando apenas os 3 primeiros.
WellingtonBecker
WellingtonBecker

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios : [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty Re: [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

Mensagem por chicoweb Qua 08 Abr 2015, 20:48

Veja: MSN Messenger 2012 (16.4.3505.912)

Se esse dado ai em cima e real então acho que significa algo sim.
Quando eu programo no meu trabalho build é quando agente gera o exe do software, acredito que seja isso também.

A duvida é se essa quantidade de build zera quando muda o major ou o minor...
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty Re: [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

Mensagem por dharrison Qui 09 Abr 2015, 18:25

o campo build geralmente é alterado em versões de teste, como o windows 10 10045, 10049, etc
dharrison
dharrison

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios : [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 9 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • C#


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo Empty Re: [Tutorial] Como definir Versões e Updates do Jogo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos