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[ENGINE] Jogo da Memória
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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[ENGINE] Jogo da Memória
Nome: Jogo da Memória
Requerimentos: GM:S
Descrição: Crie um jogo da memória facilmente apenas fazendo algumas configurações.
Nível de dificuldade: Fácil
LMB: Seleciona uma figura.
Backsapace: Re-inicia a room.
Espaço: Revela todas as figuras.
Requerimentos: GM:S
Descrição: Crie um jogo da memória facilmente apenas fazendo algumas configurações.
Nível de dificuldade: Fácil
- Como usar:
Para criar um jogo, você primeiramente precisa ter as figuras, todos em um único sprite. Neste sprite, o primeiro frame deverá obrigatoriamente ser a figura da parte de trás da peça, ou seja, a imagem da figura oculta conforme o exemplo abaixo:
É preferível que a largura do sprite seja igual a altura (ou seja, um sprite quadrado). Você pode usar retângulos se desejar, mas provavelmente você terá que mexer nos script para a posição ficar sempre alinhada.
Depois de ter as figuras criadas, você precisará dizer ao script scr_generate_game(x,y,colunas,fileiras, grade, sprite) como você quer que as peças do jogo da memória sejam distribuídas na room, sendo que:
x = Posição x da primeira peça (canto superior esquerdo).
y = Posição y da primeira peça (canto superior esquerdo).
colunas: Quantidade de colunas que o jogo deverá ter.
fileiras: Quantidade de fileiras que o jogo deverá ter.
grade: Espaçamento entre as figuras. Coloque no mínimo a largura ou altura (se for um quadrado) do sprite das figuras.
sprite: Sprite que contém as figuras.
IMPORTANTE:
Existem algumas regras para funcionar:
1 - O resultado da multiplicação de colunas por fileiras deve ser um número par. (Não é possível formar pares)
2 - O resultado da multiplicação de colunas por fileiras dividido por dois deve ser menor que a quantidade de figuras. (Existem mais blocos do que figuras)
Estas condições são checadas pelo scrpit scr_valida e vão informar quando as condições forem violadas.
Lembre-se que a quantidade de figuras depende da quantidade de fileiras e colunas. O calculo é esse:Fórumula escreveu:FigurasNecessárias = Colunas x Fileiras / 2
LMB: Seleciona uma figura.
Backsapace: Re-inicia a room.
Espaço: Revela todas as figuras.
DOWNLOAD
Toda a engine foi programada por Michael Willy. Gráficos dos personagens são do jogo Chaos Wars e o background é de autor desconhecido.
Créditos não são necessários, mas apreciados...
Créditos não são necessários, mas apreciados...
Re: [ENGINE] Jogo da Memória
Gostei dessa engine
Acho que não dá pra fazer um jogo inteiro baseado nessa engine, pois uma hora o game se tornaria cansativo, mas, seria perfeito para uma fase bônus ou algo do tipo.
Eu tinha pensando em fazer um jogo da memória atribuindo valores diferentes a cartas com imagens diferentes, ai o jogador poderia clicar em uma carta e desvirar e entao o valor dela iria para uma outra variavel, depois o jogador virava outra carta e o valor dela iria para outra variavel, se as duas variaveis estivessem com valores iguais (mesma carta) as duas seriam destruidas, se nao começaria uma nova partida... Sera que daria certo tambem?
Acho que não dá pra fazer um jogo inteiro baseado nessa engine, pois uma hora o game se tornaria cansativo, mas, seria perfeito para uma fase bônus ou algo do tipo.
Eu tinha pensando em fazer um jogo da memória atribuindo valores diferentes a cartas com imagens diferentes, ai o jogador poderia clicar em uma carta e desvirar e entao o valor dela iria para uma outra variavel, depois o jogador virava outra carta e o valor dela iria para outra variavel, se as duas variaveis estivessem com valores iguais (mesma carta) as duas seriam destruidas, se nao começaria uma nova partida... Sera que daria certo tambem?
vitorfernandes13- Games Ranking :
Notas recebidas : C
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Re: [ENGINE] Jogo da Memória
Hey, obrigado!
Como eu disse, a engine tem apenas o básico do básico com algumas frescurinhas pra facilitar a vida. Entretanto, se você quiser, por exemplo, ao invés de usar animações ao invés de imagens estáticas para as figuras, você já teria que alterar o script. Ou então, se você quiser colocar animações quando as peças forem colocadas na room (como por exemplo, ir entrando na tela um por um), você teria que alterar o script uma outra vez. Ou seja, usar a engine é fácil e sem grandes complicações, mas, customiza-la pode ser um tanto quanto trabalhoso.
E nem deveria! O proposito da engine é apenas demonstrar um jeito simples de fazer um jogo da memória. O importante dessa engine foi a forma que eu usei para distribuir peças na tela de uma forma que as peças nunca se repitam e que não precise coloca-las na room manualmente.Acho que não dá pra fazer um jogo inteiro baseado nessa engine, pois uma hora o game se tornaria cansativo, mas, seria perfeito para uma fase bônus ou algo do tipo.
Criar um objeto para cada peça pra mim parece simplesmente inviável. Nesta engine, um único sprite contendo todas as figuras e um único objeto para todas as figuras parece bem mais comodo e rápido de se desenvolver. Sua lógica para virar e desvirar está correta, inclusive, é a mesma que usei (vide step do obj_controle).Eu tinha pensando em fazer um jogo da memória atribuindo valores diferentes a cartas com imagens diferentes, ai o jogador poderia clicar em uma carta e desvirar e entao o valor dela iria para uma outra variavel, depois o jogador virava outra carta e o valor dela iria para outra variavel, se as duas variaveis estivessem com valores iguais (mesma carta) as duas seriam destruidas, se nao começaria uma nova partida... Sera que daria certo tambem? formado
Como eu disse, a engine tem apenas o básico do básico com algumas frescurinhas pra facilitar a vida. Entretanto, se você quiser, por exemplo, ao invés de usar animações ao invés de imagens estáticas para as figuras, você já teria que alterar o script. Ou então, se você quiser colocar animações quando as peças forem colocadas na room (como por exemplo, ir entrando na tela um por um), você teria que alterar o script uma outra vez. Ou seja, usar a engine é fácil e sem grandes complicações, mas, customiza-la pode ser um tanto quanto trabalhoso.
Re: [ENGINE] Jogo da Memória
Testada e Aprovada! Ficou muito boa e Fácil de Manipular
Sempre com Grandes Engines
Vlw
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willyruduit- Games Ranking :
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Re: [ENGINE] Jogo da Memória
Legal, Estava Procurando
Téo- Data de inscrição : 25/04/2014
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Re: [ENGINE] Jogo da Memória
Cara muito legal essa sua engine,
mas fiquei pensando como faria a pontuação a contagem de score,
eu estou iniciando na programação de games, e conheço a contagem pelo contato e destruição do objeto, como poderia fazer nessa engine?
mas fiquei pensando como faria a pontuação a contagem de score,
eu estou iniciando na programação de games, e conheço a contagem pelo contato e destruição do objeto, como poderia fazer nessa engine?
Jrnebauer- Data de inscrição : 06/05/2014
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Re: [ENGINE] Jogo da Memória
No step do objeto controle, existe algumas palavras entre três chaves ([[[ ]]]) que sugerem o lugar para programar determinada ação. Note que tem um "//[[[Acerto += 1;]]]", no qual, pode ser considerado como a pontuação, pois este é o lugar que deverá ser programado o código para aumentar os pontos. Basta usar variáveis para poder controlar.
Re: [ENGINE] Jogo da Memória
Vlw ai, consegui não tinha visto isto quando olhei o codigo inicialmente e também achei que seria diferente a contagem deste, mas foi bem parecido com o que tinha aprendido.
Jrnebauer- Data de inscrição : 06/05/2014
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