Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
duvida sobre ficar atras ou a frente de um objeto
3 participantes
Página 1 de 1
duvida sobre ficar atras ou a frente de um objeto
olá pessoal, creio que esta duvida esta me matando a tempos, bom uso o GM8.0 e o sistema da camera esta igualmente ao do jogo bomberman, em que se o personagem esta abaixo do bloco, ele fica na frente (do bloco), e se estiver atras, ele sumirá atras daquele bloco.
até ai tudo bem, eu pesquisei engines do forum e encontrei o que realmente estava na minha logica, só que, o personagem tem q ser colocado antes deste bloco, mas quando crio um "spawn" de inimigo durante o jogo ele sempre ficará a frente do bloco (no meu caso uma arvore) , alguem tem alguma outra engine para meus estudo que deixei de passar? ou mesmo a solução deste problema por comentário tbm
desde já agradeço
(observação, acho que engine sera melhor mesmo para meus estudos)
até ai tudo bem, eu pesquisei engines do forum e encontrei o que realmente estava na minha logica, só que, o personagem tem q ser colocado antes deste bloco, mas quando crio um "spawn" de inimigo durante o jogo ele sempre ficará a frente do bloco (no meu caso uma arvore) , alguem tem alguma outra engine para meus estudo que deixei de passar? ou mesmo a solução deste problema por comentário tbm
desde já agradeço
(observação, acho que engine sera melhor mesmo para meus estudos)
raul.alvessilvestre- Data de inscrição : 09/11/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida sobre ficar atras ou a frente de um objeto
.O que define a ordem é o depth,o que tiver depth menor vai ficar por cima,tente diminuir o depth do spaw tipo -5 para ficar por cima da arvore,ou aumentar tipo 5 para ficar por baixo.
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida sobre ficar atras ou a frente de um objeto
Tente usar isso no step dos objetos que se movem (e no create dos objetos fixos)
depth=y*-1;
Eu usei essa lógica para um jogo "beat n up" e funcionou muito bem.
depth=y*-1;
Eu usei essa lógica para um jogo "beat n up" e funcionou muito bem.
Neofix- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 19/01/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 98
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida sobre ficar atras ou a frente de um objeto
nossa, muito obrigado pessoal,
eu usei o seguinte metodo:
coloquei a arvore como "tile" depth: 1
o personagem depth: 5 (vai que preciso add mais, entao deixei ele logo lá na frente)
criei um block invisivel e no "end step" do personagem coloquei o seguinte
ou seja se o personagem passar acima do bloco ele ficará atras da arvore, pois ela esta com depth superior
senao ele ficará na frente
mas isto, é tbm um solid block para nao passar na parte de baixo da arvore,
há plantas que quero adicionar tbm, entao criei o metodo acima só que ao contrario, pois quero que eu fique a frente da planta.
planta "tile": depth2
e um block2
usei o "end step" novamente
o -2 foi só precaução mesmo :v
Agradeço a voces que me ajudaram
agora, indo dar continuidade no projeto.. mais para frente libero o sistema como engine, quem quiser utilizar este codigo tbm, fiquem a disposição
eu usei o seguinte metodo:
coloquei a arvore como "tile" depth: 1
o personagem depth: 5 (vai que preciso add mais, entao deixei ele logo lá na frente)
criei um block invisivel e no "end step" do personagem coloquei o seguinte
- Código:
if instance_exists(ob_block_1)
{
i=instance_nearest(x,y,ob_block_1)
if (ob_personagem.y>i.y)
{
depth=-1
}
if (ob_personagem.y<i.y)
{
depth=5
}
}
ou seja se o personagem passar acima do bloco ele ficará atras da arvore, pois ela esta com depth superior
senao ele ficará na frente
mas isto, é tbm um solid block para nao passar na parte de baixo da arvore,
há plantas que quero adicionar tbm, entao criei o metodo acima só que ao contrario, pois quero que eu fique a frente da planta.
planta "tile": depth2
e um block2
usei o "end step" novamente
- Código:
if instance_exists(ob_block_2)
{
i=instance_nearest(x,y,ob_block_2)
if (ob_personagem.y>i.y)
{
depth=5
}
if (ob_personagem.y<i.y)
{
depth=-2
}
}
o -2 foi só precaução mesmo :v
Agradeço a voces que me ajudaram
agora, indo dar continuidade no projeto.. mais para frente libero o sistema como engine, quem quiser utilizar este codigo tbm, fiquem a disposição
raul.alvessilvestre- Data de inscrição : 09/11/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» (lite)Sobre objeto ficar no canto da tela
» [DÚVIDA] particula seguir objeto sem fazer o jogo ficar pesado
» Objeto ficar fixado em outro objeto
» {Resolvido} Minha plataforma quando eu vo pra frente e tem um objeto na minha frente ele fica bugado
» [RESOLVIDO]carregar objeto atras de objeto
» [DÚVIDA] particula seguir objeto sem fazer o jogo ficar pesado
» Objeto ficar fixado em outro objeto
» {Resolvido} Minha plataforma quando eu vo pra frente e tem um objeto na minha frente ele fica bugado
» [RESOLVIDO]carregar objeto atras de objeto
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|