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como fazer a tela de um jogo android se adaptar?

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como fazer a tela de um jogo android se adaptar? Empty como fazer a tela de um jogo android se adaptar?

Mensagem por divin sphere Seg 06 Jul 2015, 16:43

pessoal,eu estou com uma duvida,como eu faço para um jogo em game maker studio adaptar a resolução ao aparelho que está sendo rodado?tipo eu fui tentar rodar um jogo no meu celular(acho que é celular de 320x240)rodou com tela toda,mais ai eu fui rodar no meu tablet ficou com uma tela meia bugada,então como eu faço para o proprio jogo adaptar a tela com o aparelho?
a view que eu to usando ta:

view in room:
x=0
y=0
w=640
h=480

port on screen:

x=0
y=0
w=640
h=480

alem de fazer o jogo adaptar a tela ao aparelho eu tambem queria fazer com que o jogo rodasse apenas com o celular deitado,tipo o jogo da para rodar em pe ou deitado,eu queria que ficasse apenas deitado em tela cheia,alguem pode me ajudar?
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Mensagem por Android Project Seg 06 Jul 2015, 17:16

para adaptar a tela use no creat de algum objeto da room
Código:

view_wview[0]=window_get_width()
view_hview[0]=window_get_height()
para usar so com visao deitada use:
Global Game Setings -> Android -> Orientation = Landscape
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Mensagem por divin sphere Seg 06 Jul 2015, 18:10

tem que ser em um objeto que fique em cada room certo?ou eu so preciso colocar em apenas 1 room que as outras tambem ja se ajustam?
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Mensagem por Duca Seg 06 Jul 2015, 22:19

acredito que se vc por no objeto principal vc terá ele em cada room, geralmente em um jogo vc tem um objeto que controla algumas características do jogo, então põe nele, mas bem, bem na verdade, a maioria dos dispositivos vão adaptar automaticamente, basta não usar uma resolução fora do padrão... uma dica muito boa é não por nada importante muito próximo a borda... assim não corre o risco de dar erro algum....
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Mensagem por divin sphere Ter 07 Jul 2015, 14:19

eu coloquei esse codigo e testei no pc,ele trocou o tamanho da tela para o do meu notbook porem não esticou o jogo,tipo o jogo ainda ficou em 640x480 porem ficou com partes fora do jogo,como eu faço para a tela esticar para ficar igual a resolução?
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Mensagem por RenanRP Ter 07 Jul 2015, 14:57

marca a opçao full screen e tira o aspect ratio.
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Mensagem por rhenandias Ter 07 Jul 2015, 19:50

Segue as dicas e tenta esse código colega Very Happy

(edit: uso esse código no Create Event de um objeto qualquer em uma Room de "Inicialização", mas para redimensionar a tela quando está rodando em Portrait, creio que rodando em Landscape o resultado não vai ser o mesmo, mas a ideia é facil de ser mantida, qualquer coisa eu posto outro código depois, testa ai Very Happy)

Código:
//====================================================================  
    w = display_get_width();
    h = display_get_height();
    
    view_wport[0] = w;
    view_hport[0] = h;

    surface_resize(application_surface,view_wport[0],view_hport[0]);
    display_set_gui_size(view_wview[0],view_hview[0]);
    window_set_size(view_wview[0],view_hview[0]);

//====================================================================
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