[C]Peekaboo - agora vai!

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Nota C [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por cascavelo em Qua 16 Abr 2014, 19:25

 Nome do Jogo: Boogeyman's soccer
 Plataformas: Windows e Android
 Gráficos: Originais, Sprites e Backgrounds feitos no Coreldraw. Letreiros feitos no site Cool Text.
 Sons e Músicas: Efeitos sonoros de uso livre , Música  tema de Vinicius Pontes e música da fase de Nanos233.

Descrição: Tive a ideia pra este jogo já faz bastante tempo, eu ia concorrer em um concurso do site gamejolt cujo tema era "fear".
Acabei desistindo porque não daria tempo, os desenhos ficaram no meu pc e uma parte da programação já estava pronta, resolvi 
retornar a ele e terminá-lo.

A história: Boogeyman's soccer é sobre um menino que acorda toda noite pra ir ao banheiro mas morre de medo de tudo, sua imaginação cria monstros
e ele acaba fazendo xixi na roupa.
 Embora seja medroso ele é muito bom de bola e é com ela que ele vai acendendo as luzes e fechando portas e janelas pra não se assustar 
com os monstros ( nem eu sei se são imaginários ou reais).

Gameplay e controles: Você deve levar o menininho até o banheiro no fim do corredor sem tomar sustos e antes que o pipisômento zere. 
O angulo do chute e controlado se aproximando ou afastando da bola.



Download versão windows:
http://gamejolt.com/games/arcade/boogeyman-s-soccer/27638/


Última edição por cascavelo em Qua 04 Jun 2014, 20:10, editado 3 vez(es)

cascavelo

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por Thiagotpg em Qua 16 Abr 2014, 20:07

Cara  achei os gráficos muito bem desenhados e a história parece interessante, quando estiver pronto deixa o link pra eu poder baixar  cyclops 
Boa sorte e sucesso com o game.

Thiagotpg

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qua 16 Abr 2014, 21:31

Pois é, por que nós seres humanos temos essa coisa do de repente desanimamos a completar um jogo e depois voltamos com tudo, eu estou a seculos tentando terminar uma estranha noite e não me vem esse momento, mas pelo menos esse momento chegou com seu pekaboo, que é um jogo que estou esperando a tempo, que bom que finalmente será lançado, a ideia é bem criativa, usar os pavores de uma criança para ir ao banheiro a noite, eu lembro quando fui dormir na casa da minha tia, tinha uma janela que ficava uns vultos se mexendo e eu louco para ir ao banheiro e não arrumava jeito para ir, um verdadeiro terror, o jogo será lançado completo ou apenas uma demo?

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por cascavelo em Qui 17 Abr 2014, 12:42

o jogo será lançado completo ou apenas uma demo?

 Acho que vou lançar um beta primeiro pra ver as opiniões antes de finalizar o game.

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por chicoweb em Qui 17 Abr 2014, 14:20

Até que enfim alguem que faça jogos em hd, neguim aqui e muito tarado por pixelart, parabens cara pelas imagens tá show de bola. Tem alguma previsão pra lança um demo jah?

chicoweb

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por cascavelo em Qui 17 Abr 2014, 17:17

Até que enfim alguem que faça jogos em hd, neguim aqui e muito tarado por pixelart, parabens cara pelas imagens tá show de bola. Tem alguma previsão pra lança um demo jah?
  Embora eu seja chegado a coisas "antigas" não vejo muita graça em games pixelados hoje em dia, dá mais trabalho do que fazer em alta resolução.
 Até tenho vontade de fazer um game em pixel art só pra constar no meu portfolio. 
Mas não vejo muito mérito em fazer jogos limitados com toda a tecnologia que temos disponível, quando eu era moleque a minha maior frustração era pegar um game com  desenhos maravilhosos na caixa do cartucho e ver que no jogo era só uns quadradinhos.
Claro que existem exceções como os jogos do sigiloso por exemplo, mas a maioria dos jogos pixelados que vemos no fórum são bem ruins.


 Talvez eu já lance um beta deste jogo agora no feriado, vou ficar em casa mesmo. 
Vou tentar bolar alguma coisa pro concurso também, tirar o atraso do tempo perdido, finalizei somente um game este ano e nos meus planos seriam pelo menos três.

  Acho que vou gravar uma vídeo aula ensinando a sombrear e dar volume a desenhos vetorizados, talvez assim a garotada se anime a fazer desenhos mais trabalhados.

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 18 Abr 2014, 15:03

 quando eu era moleque a minha maior frustração era pegar um game com  desenhos maravilhosos na caixa do cartucho e ver que no jogo era só uns quadradinhos.
Cara, nem me fala disso, eu lembro dessa época dos cartuchos de atari, um exemplo é um jogo adventure, quando as pessoas diziam que eu tinha que matar dragões com uma espada eu morria de medo pensando que ia ver sangue e tal por causa da capa linda do jogo, quando comecei a jogar vi só um quadrado e dragões que pareciam patos, ai me desapontei, mas o joguinho em si até era legal de jogar, era cômico quando um dragão te engolia e vinha outro dragão e roubava você da barriga do outro dragão, outra duvida , eu vi um texto em português, o jogo terá versões em português ou só em inglês? uma sugestão seria criar aqui para o fórum jogo em português, já que a maioria aqui é brasileiro e não temos preconceito de outros brasileiros e para o Google play ou outros fóruns em inglês, por exemplo: aqui no fórum eu criei o submundo em português, no site da yoyo games eu fiz em inglês ( com o nome Nearest of the hell)

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por cascavelo em Sex 18 Abr 2014, 16:04

João, eu odiava este jogo do atari. Eu achava um dos piores da época, veja que você tinha que usar a imaginação porque visualmente o jogo não apresentava nada.
 Depois com o nintendinho 8 bits a coisa melhorou um pouco, mas os artistas tinham que fazer mágica pra gente ver algo significante em um sprite de 16x16 pixels com uma paleta de cores limitadas. A imaginação ajudava bastante, me lembro de alguns sprites que eu achava que era uma coisa e os amigos achavam que era outra. Acho que é por isto que posteriormente passaram a chamar de pixelart.


o jogo terá versões em português ou só em inglês?
 Eu não gosto de fazer jogos em português, porque quase ninguém joga. Dá um trabalho danado pra ter só uns 20 downloads de brasileiros.
 Se o jogo tiver textos que sejam relevantes ao gameplay eu acho até necessário, mas geralmente nos meus jogos o gameplay não precisa de muita explicação.
 Neste jogo tem somente algumas frases na introdução, coisa que a molecada já dá um "skip" e nem assiste, por enquanto vai ficar em português mas na versão final vai ser em inglês.
 Preciso achar alguém pra traduzir corretamente pra mim.

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Nota C The boogie man, dreams and monsters.

Mensagem por cascavelo em Qua 28 Maio 2014, 19:53

O projeto peekaboo  está terminado e jogo agora se chama "The boogie man, dreams and monsters".

 Achei que "peekaboo" não tinha muito haver com a idéia do jogo.

Devo publicá-lo no fim de semana, o gameplay da versão final:

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por Gonzo em Qua 28 Maio 2014, 20:26

Ta de parabéns cara, ideia muito legal de jogo, só achei que falto um papel de parede na parede hehe, foi vc quem fez a música tbm ?

sucesso!!

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por Carlos Eduardo em Qui 29 Maio 2014, 01:21

A física da movimentação do jogo num contexto todo esta perfeita Cascavelo, muito bom a criatividade, vejo muitos dos seus jogos e são impressionantes principalmente as movimentações com os objetos, acredito que seu eu tivesse um pouco do seu conhecimento e habilidade no design gráfico e programação já teria acabado o meu jogo faz muito tempo, sucesso amigo!  Happy

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por Kabeção em Qui 29 Maio 2014, 11:07

Muito legal essa ideia.
Tanto o objetivo quando a forma de atingi-lo.

Você já tem muitos jogos para mobile e notei que só produz em 480p.
Acha que compensa trabalhar em um resolução maior para tablet ou o esforço a mais não vale a pena?

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por cascavelo em Qui 29 Maio 2014, 12:51

Ta de parabéns cara, ideia muito legal de jogo, só achei que falto um papel de parede na parede hehe, foi vc quem fez a música tbm ?
Obrigado, a música da abertura foi feita pelo Vinicius aqui do fórum e a da fase foi feita pelo Endel (nanos 233) já tem um tempo.
Gostei da ideia do papel de parede, tava meio vazio o cenário e já mudei:


A física da movimentação do jogo num contexto todo esta perfeita Cascavelo, muito bom a criatividade, vejo muitos dos seus jogos e são impressionantes principalmente as movimentações com os objetos, acredito que seu eu tivesse um pouco do seu conhecimento e habilidade no design gráfico e programação já teria acabado o meu jogo faz muito tempo, sucesso amigo!
A física da bola é o básico do  GM com direction e speed, as colisões é que dão um pouco de trabalho. Quando fiz o meu primeiro jogo eu não tinha a mínima noção, fui fazendo e em todo projeto aprendo algo novo e tudo se torna mais fácil, é só não desanimar e dedicar um bom tempo .

Você já tem muitos jogos para mobile e notei que só produz em 480p.
Acha que compensa trabalhar em um resolução maior para tablet ou o esforço a mais não vale a pena?
Sim, projetos concluídos estão em 800x480, optei por esta resolução porque dá menos problema e fica bom mesmo em uma tela com resolução maior, o GMS faz um upscaling muito bom.
Os próximos projetos eu devo começar a fazer em 720p e 1080p, andei testando e não ví muita perda de desempenho. Testei o jogo "o petróleo é nosso" que é 1080p com gráficos bem carregados e funcionou bem em um tablet, só ficou lento quando tinha muita coisa na tela porque o jogo não desabilita o que está fora da view.

Em jogos casuais  talvez continue usando o 480x800, eu gosto da aparência do jogo em telas maiores, fica meio borrado e não dá aquela aparência de jogo feito em flash, fica mais puxado para videogame tradicional.
Jogos épicos com história eu devo fazer em resolução maior.

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por Rocknault em Qui 29 Maio 2014, 13:25

Muito massa seu jogo Cascavelo!!
Não sei se a inspiração foi essa ou não, mas é muito nostálgico, me lembrei dessa propaganda dos cobertores Parayba!!
Parabéns seus jogos como sempre diferentes e divertidos!!Sucesso!!


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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por cascavelo em Sab 31 Maio 2014, 20:02

Não sei se a inspiração foi essa ou não, mas é muito nostálgico, me lembrei dessa propaganda dos cobertores Parayba!!
Parabéns seus jogos como sempre diferentes e divertidos!!Sucesso!
Obrigado,
o protótipo deste jogo eu fiz a muito tempo pra um concurso do gamejolt que acabei não participando. Você tem boa percepção, quando fiz o rascunho do personagem central eu me lembrei justamente dos comerciais deste cobertor que eu via quando era criança na TV tupy no início da década de 70.

Terminei o jogo para android:
http://gmbr.forumeiros.com/t30056-bogeyman-s-soccer#220153

Assim que tiver mais tempo atualizo com a versão para windows aqui.

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por cascavelo em Qua 04 Jun 2014, 20:09

Atualizado com algumas mudanças sugeridas e versão Windows disponível para download.
Peço a gentileza dos moderadores moverem para projetos completos.

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por dharrison em Qui 04 Set 2014, 02:33

Avaliação Prévia do Jogo (versão Windows)
por dharrison

Estou fazendo essa análise a pedido do JoaoVanBlizzard há alguns dias, foi antes de entrarem os novos Avaliadores, mas como já estava pronto, lá vai. sorrindo

Todos os critérios dessa avaliação tomam por base essa versão atual para Windows, a versão para Android não foi testada.

Gráficos:
O Jogo possui um gráfico bem trabalhado, os personagens são bem feitos assim como o cenário, realmente o trabalho impressionante que sempre é possível se esperar de você cascavelo.
Porém acredito que o menu de seleção de fases ficou um pouco poluído visualmente, muito elementos e alguns estão "pixelizados", o que acaba comprometendo um pouco a qualidade final do projeto.

Jogabilidade:
Ponto mais crítico na minha opinião, isso que abaixou drasticamente a nota do game. Antes de explicar, vou listar os problemas encontrados:
- Setas <- e -> nem sempre respondem muito bem
- Usar Mouse para Menus e Teclado para o Jogo confundem
- É possível dar "cabeçada" na bola, mas nem sempre isso funciona
- É possível usar a "bola caindo", quando você pede uma nova bola, para resolver puzzles sem precisar chutar

O Problema das setas é que às vezes é necessário se distanciar muito da bola para o sprite do garoto se virar para a direção oposta, isso frustra um pouco, visto que ele é lento faz perder um pouco do tempo da fase. A questão de mouse e teclado estão bem claras. A cabeçada na bola acontece no momento que a bola está caindo e encosta no personagem, assim ela "quica" como se ele fosse um móvel, mas nem sempre isso acontece, o que acaba sendo estranho. E por fim quando uma nova bola está caindo, ela interage com objetos e facilita os puzzles.

Bem, tirando todos esses problemas, a jogabilidade responde como esperado.

Sons:
Os sons do jogo são bem trabalhados, mas achei a música um pouco repetitiva, mas demora bastante pra se notar isso. Apenas um bug no som, muitas vezes quando você perde, ele faz xixi duas ou três vezes, seguido do som de derrota repetidas vezes, deve um bug simples por falta de um limitador... E às vezes o som da bola desaparecendo não acontece também.

Diversão:
O jogo é divertido de se jogar, mas acaba frustrando mais pelos bugs do que pela dificuldade. Porém há uma grande variedade de inimigos e a complexidade do cenário tem uma boa curva de aprendizado, isso empolga bastante.
O Jogo é simples e direto, tem futuro, apenas precisa de correções (que talvez já existam na versão Android, mas avaliei a que está disponível no fórum).

Conclusão:
O projeto é promissor, mas considero inacabado. Em vista de seus outros jogos, achei que decaiu a qualidade, porém eu li os seus posts e entendi o motivo desse jogo ter sido "deixado de lado".
Ainda assim, em favor de sua reputação e principalmente da satisfação pessoal, termine este game cara, vale a pena, ele ainda pode ser Nota A

Nota Final:  

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por cascavelo em Qui 04 Set 2014, 12:48

Porém acredito que o menu de seleção de fases ficou um pouco poluído visualmente, muito elementos e alguns estão "pixelizados"
 Não sei, acho que ficou bem óbvio que é pra clicar nas portas com número para selecionar as fases, o que eu faria pra melhorar?
 Me indique os gráficos em baixa resolução para que eu arrume, me lembro de ter usado a mesma resolução em todos os desenhos, pode ter escapado alguma coisa.

Usar Mouse para Menus e Teclado para o Jogo confundem
O jogo é adaptado da versão mobile, que é o foco principal.

A cabeçada na bola acontece no momento que a bola está caindo e encosta no personagem, assim ela "quica" como se ele fosse um móvel, mas nem sempre isso acontece, o que acaba sendo estranho.
Faça uns testes e veja que ele sempre acerta a bola se ela estiver acima da cabeça, como seria o natural, quando já está abaixo da cabeça ela não deve quicar mesmo.

É possível usar a "bola caindo", quando você pede uma nova bola, para resolver puzzles sem precisar chutar
Não, a bola não toca em nada quando entra no jogo, somente depois que toca o chão e quica uma vez. Se ela ficasse parada ao cair a primeira vez para não interagir com os objetos ficaria estranho.

O Problema das setas é que às vezes é necessário se distanciar muito da bola para o sprite do garoto se virar para a direção oposta
Acho que você não entendeu bem os comandos,
ele só anda devagar se você parar próximo a bola, neste ponto o jogo interpreta sua intenção de chutar e permite um ajuste fino na curva que a bola vai fazer, por isto ele anda mais lentamente, se ele andasse sempre na mesma velocidade seria impossível fazer uma boa mira, a curva iria se mover em intervalos grandes.
Neste ponto você anda para frente e para trás ajustando o angulo do chute que depende da distância da bola, então ele não deve se virar neste momento mesmo que se aperte a seta contrária. Ele só vai se virar se você passar totalmente pela bola, porque mostra que você pretende chutar para o outro lado.
Se você não parar próximo a bola ele vai passar por ela sem diminuir a velocidade, o jogo interpreta que você não tem intenção de chutar a bola para aquele lado.
Pode até parecer complicado, mas eu testei com jogadores sem fazer uma explicação prévia e todos se saíram bem com os comandos do jogo.

Apenas um bug no som, muitas vezes quando você perde, ele faz xixi duas ou três vezes, seguido do som de derrota repetidas vezes,
Me lembro de ter arrumado isto, mas devo ter feito somente na versão android.

O projeto é promissor, mas considero inacabado. Em vista de seus outros jogos, achei que decaiu a qualidade, porém eu li os seus posts e entendi o motivo desse jogo ter sido "deixado de lado".
Acho que não compensa mexer mais nele, só espero que minha nota sirva de parâmetro para  a avaliação de outros jogos no fórum daqui pra frente.

cascavelo

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qui 04 Set 2014, 13:14

Sem querer discordar com a avaliação do Dharrison, eu não vi qualquer problema desse tipo, só o problema do som que ainda acontecendo, a unica sugestão que eu daria era sobre o lance da bola, quando não houvesse mais bolas reservas o jogador clicar ao invés do jogador se mijar simplesmente não acontecesse nada para que o jogador não acabasse perdendo por engano, mas enfim, toda a avaliação tem que ser democrática, respeitarei a opinião do Dharrison e validar a nota

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

Mensagem por dharrison em Qui 04 Set 2014, 14:13

cascavelo escreveu: Não sei, acho que ficou bem óbvio que é pra clicar nas portas com número para selecionar as fases, o que eu faria pra melhorar?
 Me indique os gráficos em baixa resolução para que eu arrume, me lembro de ter usado a mesma resolução em todos os desenhos, pode ter escapado alguma coisa.
Baixa resolução acho que é só o fundo de estrelas mesmo. Quanto ao menu está bem claro sim, é fácil entender que deve ser clicado nas portas.

Ou pode ser que a resolução tenha ficado estranha devido a eu usar 1600x900, mas aí não sei dizer.

O jogo é adaptado da versão mobile, que é o foco principal.
Eu entendo, mas quem jogar a versão Windows, que foi avaliada, provavelmente terá a mesma percepção.

Faça uns testes e veja que ele sempre acerta a bola se ela estiver acima da cabeça, como seria o natural, quando já está abaixo da cabeça ela não deve quicar mesmo.
Ok. Se isso foi proposital, sem problemas.

Não, a bola não toca em nada quando entra no jogo, somente depois que toca o chão e quica uma vez. Se ela ficasse parada ao cair a primeira vez para não interagir com os objetos ficaria estranho.

Acho que você não entendeu bem os comandos,
ele só anda devagar se você parar próximo a bola, neste ponto o jogo interpreta sua intenção de chutar e permite um ajuste fino na curva que a bola vai fazer, por isto ele anda mais lentamente, se ele andasse sempre na mesma velocidade seria impossível fazer uma boa mira, a curva iria se mover em intervalos grandes.

Quanto a bola caindo, não foi engano, certamente ela interage com os Interruptores de luz no momento da queda (antes mesmo de quicar), fiz uma luz virar um pisca-pisca desse modo hussauhauhs Laughing

Quanto ao andar devagar perto da bola, eu entendi sim, a questão é que é uma área um pouco grande de "alcance" da bola, isso faz com que caso você queira se virar rapidamente, a coisa complique um pouco


Me lembro de ter arrumado isto, mas devo ter feito somente na versão android.
Acredito que foi sim. Sei que se a versão Android fosse avaliada, certamente a nota seria maior.

Acho que não compensa mexer mais nele, só espero que minha nota sirva de parâmetro para  a avaliação de outros jogos no fórum daqui pra frente.

Bom, isso certamente acontecerá. A ideia é que o padrão de qualidade sempre aumente.


JoaoVanBlizzard escreveu:Toda a avaliação tem que ser democrática, respeitarei a opinião do Dharrison e validar a nota
Eu coloquei como Avaliação Prévia justamente para você decidir se vai ser Oficial ou não. Caso você deseje fazer alguma alteração, não há problemas.

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Nota C Re: [C]Peekaboo - agora vai!

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