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[G.M-8.0] Bugs na engine, ajudapor favor...

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Mensagem por triploM Seg 14 Abr 2014, 14:33

bem, o caso é esse: Em minha engine, estou tendo um erro ao alternar rapidamente entre a movimentação para a esquerda (vk_left) e direita (vk_right) ou vice versa, é como se a hspeed de um anulasse a outra na troca e o player então não anda. também estou com um problema no pulo. Ao pular, n
ao posso transitar entre direita e esquerda, ao tentar, ele muda para a sprite de andando no chão e ainda trava reto no ar, ser ir pra nenhum dos lados. ainda no pulo, ele está tendo um problema que eu ja tentei varias vezes e não consegui resolver: ele continua com a sprite de pulo mesmo após tocar no chão, e só volta a stand normal quando eu ando pra algum lado...

Ao que resolver os problemas de minha engine, deixe em seu post uma explicação do que fez ou adicione comentários fáceis de entender nos scripts/events para que eu possa compreender meu erro e, futuramente, vir a evita-lo...

Link da engine:

Grato, MestreManoMike (TriploM) blz
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Mensagem por Gabreel Seg 14 Abr 2014, 14:50

Então, MestreManoMike, basta:
Código:
if(keyboard_check_released("vk_left") || keyboard_check_relesead("vk_right")) {
hspeed=0
}
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Mensagem por triploM Seg 14 Abr 2014, 15:14

Gabreel escreveu:Então, MestreManoMike, basta:
Código:
if(keyboard_check_released("vk_left") || keyboard_check_relesead("vk_right")) {
hspeed=0
}
hmm, não entendi, isso vai ser para resolver qual dos erros, e onde coloco?



EDIT1:Dexa queto, ja entendi agora, mas ainda falta os problemas com o pulo...
EDIT2:só por curiosidade, o que são essas duas barras, e pra que elas servem?
EDIT3: Fiz as modificações, mas não mudou em nada...


Última edição por triploM em Seg 14 Abr 2014, 15:26, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Gabreel Seg 14 Abr 2014, 15:26

|| = ou.
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Mensagem por polosam Seg 14 Abr 2014, 21:16

Eu também não sabia do lance das barrinhas. Para indicar uma dualidade dessas, costumo usar o comando or. Mas sei lá, existe diferença entre or e as barrinhas? De repente um pesa mais que o outro? Tem muito disso em GML...   scratch
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Mensagem por Gabreel Seg 14 Abr 2014, 21:38

É exatamente a mesma coisa, assim como:

not - !
and - &&
mod - % (acha o resto da divisão entre dois números)
xor - ^ ^ (junto, é o ou-exclusivo, não vou explicar, não é muito usado)
div - / (dividir)
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Mensagem por triploM Seg 14 Abr 2014, 23:39

Olha cara, eu sempre prefiro usar os normais (if, else, and, or, while, etc) ao invés dos simbolos, mas tenho usado bastante o && (and) e o ! (not). quanto ao meu bug, não vai ter como resolver a transição de um lado pro outro no quesito sprite, a troca ativa o release (volta pra stand) e logo em seguida ativa a pressed do move. já na locomoção, eu resolvi trocande de um keyboard_check_pressed para apenas um keyboard_check, e funfou...
agr só falta entender e tentar entender o pq de eu apertar pra frente na parede, que deveria mudar apenas o vspeed, me faz travar na parede até eu soltar, alterando forçadamente o hspeed... confused
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Mensagem por Gabreel Ter 15 Abr 2014, 00:01

http://sharesend.com/9m29c3jj

Não comentei, o resto é com você cowboy. ;)

Aliás, tenha organização nos seus projetos, dessa vez fiz isso por você.
Gabreel
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Mensagem por triploM Ter 15 Abr 2014, 12:26

Gabreel escreveu:http://sharesend.com/9m29c3jj

Não comentei, o resto é com você cowboy. ;)

Aliás, tenha organização nos seus projetos, dessa vez fiz isso por você.
ok, vlw. e quanto a organização, isso aqui ficaria como uma engine de treino para algo maior, e meu esquema de organizar as coisas é meio anormal msm.... mas só achei q o pulo ficou meio lento, acho q vou editar os valores dpois, pra resolver esse esquema, isso vc deixa comigo...
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Mensagem por shatterhand2 Ter 15 Abr 2014, 13:12

Não são "normais".

Algumas linguagens usam &&, outras usam and
Algumas linguagens usam || outras usam or
Algumas linguagens usam !, outras usam not
Algumas linguagens usam := , outras usam =
Algumas linguagens usam =, outras usam == (E ainda tem o PHP que usa ===)
Algumas linguagens usam { e } , outras usam begin e end (E algumas não usam nada, como Python)
Algumas linguagens usam IF-THEN-ELSE, outras usam IF-ELSE

e por ai vai.

Isso é apenas a sintaxe da linguagem. O GML foi concebido pra tentar aceitar a sintaxe de tudo quanto é linguagem... por isso ele aceita = ou == quando comparando se duas variáveis são iguais ou não (o que é algo bizarro na teoria), assim como aceita || ou or , é a mesma coisa. 

Só a título de curiosidade, versões antigas de Cobol só aceitam "GREATER THAN" no lugar de >  . E Fortran é mais curioso ainda, você usa siglas (.GT. para >, .LT. para <)

Não existe certo ou errado, normal ou anormal. São diferenças entre linguagens, cada uma tem as suas "esquisitices" (GML é cheio delas Very Happy)
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