Projeto Arkanoid Type Zero

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Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por Mateus O de Andrade em Qua 09 Abr 2014, 13:59

Boa tarde caros colegas,
Venho hoje apresentar um projeto paralelo que estou desenvolvendo.

Nome: Arkanoid Type Zero (claro que no final não vai se chamar Arkanoid

Estilo: Arcade (mas pretendo incrementar)

Esse é um print que fiz só para ter uma ideia

O jogo vai ter a clássica plataforma para rebater a bolinha assim como coisas basicas deste tipo de jogo como vidas extras, power ups, experiencia e level, canhão de plasma etc...etc....como eu disse, o básico.

Aproveitando, gostaria de umas dicas. queria que no início da partida a bolinha ficasse grudada na plataforma para ser disparada pelo player...alguem poderia me indicar um tutorial de como fazer esse tipo de efeito?

E por favor, deem umas dicas de coisas inovadoras para esse jogo....vamos ver o que dá para fazer  Cool

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por Dallysson em Qua 09 Abr 2014, 14:30

Eu gostei da ideia, mas seria ótimo se tiver um ranking de pontos entendeu?

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por Mateus O de Andrade em Sex 11 Abr 2014, 13:59


Boa tarde Pessoal,
Aqui tem mais uma imagem de como anda meu jogo.
Só estou na dúvida quanto o Background, não quero que ele deixe a tela confusa e nem se torne algo repetitivo (Pretendo trocar a cada chefe).

Aqui vão algumas informações sobre o jogo.

Habilidades: Pretendo implementar diferentes habilidades para as plataformas.
-Alongamento: a plataforma aumenta de tamanho

-Canhões: Terá a capacidade de fazer disparos para destruir obstáculos, cristais, causar dano em chefes (não muito mas causa-rá) e Inimigos.

-Plataforma magnética: A esfera ira grudar na plataforma para ser disparada a comando.

-Propulsores: Ao segurar uma tecla a plataforma obterá um ganho de velocidade.

O tipo de jogo varia-rá de acordo com cada player, pois as habilidades custarão seus pontos adquiridos!! Elas poderão ser ativadas e desativadas a qualquer momento então, se você só quer ver o final do jogo vai usa-las a vontade mas, se quer competir nos rankings....é melhor usar com cautela.

Estou trabalhando para lançar um demo nesta segunda ou terça (14/04/2014 ou 15/04/2014) tudo vai depender de eu conseguir programar o chefe da maneira que eu pretendo.

Por enquanto é isso....
Espero ter novidades logo.

Abração a todos.

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por shatterhand2 em Sex 11 Abr 2014, 14:08

Vc não tá usando o mouse para controlar?

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por Mateus O de Andrade em Sex 11 Abr 2014, 14:10

Não, achei mais interessante fazer no teclado mesmo (TALVEZ, se eu aprender até o lançamento oficial, será possível usar um controle).
Você acha ruim no teclado?

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por shatterhand2 em Sex 11 Abr 2014, 14:24

Esse tipo de jogo é pra ser jogado com spinners, mouse, touch ou trackball. Entrada digital para esse tipo de jogo é muito ruim. Não é a toa que vários jogos desse tipo em certas plataformas costumavam vir com um controle específico.

Olha como era o Arkanoid original:

http://matwolf.com/Arkanoid/images/arkanoid-cabinet-1.jpg

Isso é um pino que gira, pra controlar a plataforma.

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por Mateus O de Andrade em Sex 11 Abr 2014, 14:44

É que esse projeto é voltado para o pessoal aqui do forum. Não tenho interesse de comercializar ou trasporta-lo para outras plataformas que não o PC.
 Lembro de um estilo de controle semelhante no antigo TV game onde tinha pong e os dois jogadores usavam esse mecanismo para controlar os sticks.
Também não espero fazer sucesso com um projeto tão simplório, só quero tentar fazer minha versão de um jogo da minha infância.

Vamos ver no que vai dar...

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por shatterhand2 em Sex 11 Abr 2014, 14:49

Ainda assim, no PC, o ideal é usar o mouse Smile

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por Mateus O de Andrade em Sex 11 Abr 2014, 17:19

Eu estava pensando agora...Controles em um jogo, independente da plataforma para que foi feito, não é uma coisa irrelevante? O que importa mesmo não é a engine funcionar e o jogo ser "jogavel"?
Afinal, controles podem ser trocados e configurados para adaptarem-se as necessidades de cada sistema e plataforma (com os devidos ajustes que se fizerem necessários) e não viriam a comprometer um jogo.
Por favor, me corrijam se eu estiver errado.

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por shatterhand2 em Sex 11 Abr 2014, 17:22

Irrelevante?

Tente jogar Street Fighter num tapete de dança.

Não, não é irrelevante, o controle do game é um dos pilares do seu desenvolvimento. Você tem que pensar nisso antes de pensar em quase tudo. O jogo ser "jogável" está diretamente ligado a isso.

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por Mateus O de Andrade em Sex 11 Abr 2014, 17:40

Quando digo irrelevante, me refiro a configuração.
Um exemplo é o Resident Evil 4 que foi lançado para PS2 e para PC.
O jogo é o mesmo só mudando as configurações de controle.
Configurações são irrelevantes não o planejamento e viabilidade.
Street Fighter em um tapete de dança é bem complicado de se jogar mas não é impossível. Jogar Arkanoid no teclado ou no mouse nem se compara a tal.
Os controles em um jogo são sim, importantíssimos mas, só vão arruinar um jogo se eles forem mal planejados e não houver a possibilidade de configuração.

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por shatterhand2 em Sex 11 Abr 2014, 17:44

Mouse = Analógico
Teclado = Digital

Você prefere jogar FPS usando um controle de Mega-Drive ou o combo teclado+mouse ?

Pq a diferença é quase a mesma. 

Em jogos desse tipo, 
Analógico = "Eu coloco a barrinha onde eu quero, na hora que eu quero"
Digital = "Eu perdi uma vida pq a bolinha não se moveu rápido o suficiente, pq eu não tenho controle sobre a velocidade dela"

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por Mateus O de Andrade em Sex 11 Abr 2014, 17:53

Isso só reforça meu ponto de vista:
Se o jogo lhe da a oportunidade de escolher, você escolherá o que for melhor.

Se você não pode escolher, ou joga com o que pode ou não joga.
O fato de a jogabilidade não ser a melhor disponível no mercado não destrói o jogo, pode incomodar (ou até transformar em desafio). Mas não acredito que ninguem vai querer jogar por isso. :|

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por chicoweb em Sex 11 Abr 2014, 18:23

Mateus O de Andrade escreveu:Isso só reforça meu ponto de vista:
Se o jogo lhe da a oportunidade de escolher, você escolherá o que for melhor.

Se você não pode escolher, ou joga com o que pode ou não joga.
O fato de a jogabilidade não ser a melhor disponível no mercado não destrói o jogo, pode incomodar (ou até transformar em desafio). Mas não acredito que ninguem vai querer jogar por isso. :|

Mano vc tá enganado, claro que o controle conta e muiiito,
Tem tapete de dança, guitarra, joystick, teclado, mouse, etc... cada jogo e desenvolvido já pensando em qual ele vai se sair melhor em termos de diversão.

Não é divertido jogar arkanoid no teclado não mesmo, se vc colocar outras opções de power ups que vai usar outros botões, ai o bicho pega.

Tenta jogar chicken invaders no teclado, amigo e uma bost... , eu nunca compraria ele, agora já sendo jogado pelo mouse e show de bola eu pagaria, não to focando em dinheiro não e só um exemplo ....

Já imaginou jogar Diablo no teclado???

Com todo respeito mas eminah opinão também, Reveja ai seus conceitos hein.

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por Superbomber_MuyMacho em Sex 11 Abr 2014, 19:33

Mateus O de Andrade escreveu:Isso só reforça meu ponto de vista:
Se o jogo lhe da a oportunidade de escolher, você escolherá o que for melhor.

Se você não pode escolher, ou joga com o que pode ou não joga.
O fato de a jogabilidade não ser a melhor disponível no mercado não destrói o jogo, pode incomodar (ou até transformar em desafio). Mas não acredito que ninguem vai querer jogar por isso. :|

Mano você tem razão...Você deve manter o controle com o teclado pois ficaria MUITO FÁCIL com o mouse, é muito melhor com o teclado pois você tem uma velocidade limitada e assim dificulta mais...

Recomendo manter o controle com o teclado. Vai por min usar o mouse é uma péssima ideia, só amador faria o controle com o mouse(A não ser que você limita-se o movimento, e coloca-se uma variação de velocidade). blz

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por shatterhand2 em Sab 12 Abr 2014, 12:23

Putz.

Breakout, Arkanoid 1 e 2, DX-Ball, Megaball 1, 2 e 3 ... TODOS os jogos de sucesso desse tipo utilizam algum tipo de controle analógico, e *NÃO* limita a velocidade da plataforma. O Jogador tem total controle da plataforma, podendo coloca-la onde quiser.

Já que fica "MUITO FÁCIL", por favor, poste o seu vídeo terminando Arkanoid 2 utilizando o Mouse no emulador MAME.

Controle analógico pra esse tipo de jogo é TÃO CRUCIAL que a versão do NES do Arkanoid tinha um controle específico pra ele:

http://www.classicplastic.net/dvgi/publications-RTMnescadeArkanoid-02.jpg

A versão do MSX também:

http://www.edpeixoto.com/msx/arkanoid.jpg

Esses jogos podem ser jogados com os controles digitais, mas o jogo OBVIAMENTE fica tão inferior, que os desenvolvedores deram a opção do jogador usar o controle apropriado para joga-lo nas plataformas caseiras.

Já as versões para computadores PC, Amiga e Atari-ST, só funcionam com o Mouse mesmo.

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

Mensagem por Mateus O de Andrade em Seg 14 Abr 2014, 07:53

Bom dia pessoal,
Minha ideia é justamente essa superbomber, não tornar um jogo fácil a ponto de você poder jogar simplesmente com uma só mão!
O jogo contará com uma habilidade de aumento de velocidade justamente para compensar a movimentação limitada (se fosse no mouse essa habilidade estaria inutilizada!) e fazer cada morte ser de inteira responsabilidade do jogador. (perdi uma vida por que não coloquei a plataforma onde devia, DROGA! minha culpa!!).
Mas lembrando que só se poderá discutir a jogabilidade quando for possível jogar!
Estou trabalhando para exibir uma demo logo, vamos ver no que vai dar.

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Re: Projeto Arkanoid Type Zero

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