GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Duvida sobre colisão e perda de vida

3 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre colisão e perda de vida Empty Duvida sobre colisão e perda de vida

Mensagem por DonutScore Seg 07 Abr 2014, 16:27

Pessoal, estou fazendo um jogo de beyblade, ele já está bem concluído, o problema até agora é sobre a colisão dos 2 players.

jogo é topdown

Por enquanto, sempre que um player colide com o outro, os dois perdem vida.

Evento collision de obj_a_p1
Código:
global.player1hp-=1

Evento collision de obj_d_p2
Código:
global.player2hp-=1

Acredito que possa ser aproveita a velocidade dos player para tirar a vida de um ou de outro

Coloquei no Evento colission
Código:
if obj_a_p1.speed > obj_a_p2.speed //velocidade escolhida
    {
    global.player1hp-=1
    }
Mas da um erro e o jogo fecha, deve ser porque no momento da colisão o objeto colide e a velocidade fica em zero, não sei direito pois não entendo muito sobre isso. Antigamente eu só usava o step para movimentar agora a movimentação depende do vspeed e do hspeed.

Queria que o player que tivesse menor velocidade no momento da colisão fosse o player que recebesse o dano.
Pensei em algo como: Armazenar a velocidade dos dois player's em string e só epois fazer a comparação de maior e menor, mas não sei como fazer isso. nervoso 



Obrigado feliz2 
DonutScore
DonutScore

Data de inscrição : 18/12/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 177
Prêmios : Duvida sobre colisão e perda de vida Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://donutscore.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colisão e perda de vida Empty Re: Duvida sobre colisão e perda de vida

Mensagem por JoaoVanBlizzard Seg 07 Abr 2014, 17:02

Eu percebi uma coisa no play 2 você indentificou ele nos codigos assim:
Evento collision de obj_d_p2


e no codigo assim:
obj_a_p2 



afinal é obj_a_p2 ou obj_d_p2  ?


esses enganos ortográficos são uma das principais causas de erro, mas tem um jeito mais facil de especificar esse código


No event colision de qualquer um deles usa esse codigo:

Código:
if speed < other.speed = hp-=1



Mas como você criou uma variavel global para cada um dos player pode fazer assim:

Código:
if speed < other.speed = global.player1hp-=1//coloque esse codigo  no player 1

if speed < other.speed = global.player2hp-=1//coloque esse codigo  no player 2
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : Duvida sobre colisão e perda de vida Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colisão e perda de vida Empty Re: Duvida sobre colisão e perda de vida

Mensagem por DonutScore Seg 07 Abr 2014, 17:06

O segundo player é obj_d_p2 mesmo, é porque alem desse existe os objetos
"obj_a_X"
"obj_b_X"
"obj_c_X"

É para um menu de seleção de personagens.
Até achei que era por mal escrita de programação e tentei colocar
Código:
///vida -1
if (string(obj_a_p1.speed) >= string(obj_a_p2.speed))
    {
    global.player1hp-=1
    }
Mas continuou o mesmo erro

Vou testar seu codigo e logo-logo eu dou edit, obrigado

EDIT

Na caixa de error fica assim,

Duvida sobre colisão e perda de vida 7UdX7ZL

Se não for muito incomodo e você tiver o GMS eu posso enviar o projeto por mp.


EDIT 2

Agora deu certo, foi só organizar o codigo
Código:
if (speed < other.speed)
    {
    global.player2hp-=1
    }



Valeu pela ajuda, estou muito ansioso para terminar esse jogo
DonutScore
DonutScore

Data de inscrição : 18/12/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 177
Prêmios : Duvida sobre colisão e perda de vida Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://donutscore.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colisão e perda de vida Empty Re: Duvida sobre colisão e perda de vida

Mensagem por JoaoVanBlizzard Seg 07 Abr 2014, 17:18

ops, quem errou fui eu, coloquei um sina de = sem querer e deu esse erro
faz assim:
Código:
if (speed < other.speed) { global.player1hp-=1}


EdiT : beleza então acho que escrevi na pressa e coloquei errado, que bom que conseguiu acertar agora, espero poder ver seu jogo quando tiver pronto ok. Smile
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : Duvida sobre colisão e perda de vida Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colisão e perda de vida Empty Re: Duvida sobre colisão e perda de vida

Mensagem por vinians Seg 07 Abr 2014, 18:36

Amigo, porque criar variáveis paradas se você poderia criar dois objetos player e configurar como player 1 ou 2 e aproveitar todo o poder do GM com variáveis de objeto?
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Duvida sobre colisão e perda de vida Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colisão e perda de vida Empty Re: Duvida sobre colisão e perda de vida

Mensagem por DonutScore Ter 08 Abr 2014, 08:23

Vou ver se encontro algo sobre isso, ainda estou convertendo o dnd para gml, valeu
DonutScore
DonutScore

Data de inscrição : 18/12/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 177
Prêmios : Duvida sobre colisão e perda de vida Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://donutscore.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colisão e perda de vida Empty Re: Duvida sobre colisão e perda de vida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos