GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Ajuda] Jogo da cobrinha

2 participantes

Ir para baixo

[Ajuda] Jogo da cobrinha Empty [Ajuda] Jogo da cobrinha

Mensagem por vitorfernandes13 Sáb 05 Abr 2014, 19:18

Olá pessoal, estou estudando códigos de jogos que fogem um pouco de estilo plataforma, e resolvi tentar criar um jogo de cobrinha, vi uma engine aqui no forum de um game estilo snake, mas, ele tinha matriz, e tal... e não entendi muito bem o code Razz

Mas, acessei um canal gringo, vc e esse seu cursinho de Inglês Online :-P, e lá ensinam a fazer um código para o jogo de cobrinha, entendi boa parte do código mas, ainda estou com algumas duvidas, se alguem puder me ajudar Happy

Código:

//Objeto controle: Create
//Direção
//0 = Direita
//1 = Esquerda
//2 = Cima
//3 = Baixo

global.dir = 0; // A cobrinha começa indo para a direita
global.comprimento = 2; // Ela possui 2 "quadrados"

instance_create(random(room_width), random(room_height), obj_Coin); // Cria uma moeda em um lugar aleatorio da room

Código:

//Objeto controle: Step
if (keyboard_check_pressed(vk_right) && global.dir != 1) { // Se apertar para a direita, e a cobrinha não estiver indo para esquerda
    global.dir = 0 // A cobra vai para direita, e assim sucessivamente
}

if (keyboard_check_pressed(vk_left) && global.dir != 0) {
    global.dir = 1
}

if (keyboard_check_pressed(vk_up) && global.dir != 3) {
    global.dir = 2
}

if (keyboard_check_pressed(vk_down) && global.dir != 2) {
    global.dir = 3
}

Código:

//Objeto Snake: Create
currentID = 0; // Não entendi essa parte de currentID
alarm[0] = 8; // Alarme em menos de 1 segundo
move_snap(30,30); // Se o sprite tiver 30 de largura e altura, coloque em move_snap para que o corpo da cobra fique "junto"

Código:

//Objeto Snake: alarm[0]
// Direção
// 0 = Direita
// 1 = Esquerda
// 2 = Cima
// 3 = Baixo

if (currentID == 0) { // Não entendi o ID, então essa parte do código ficou meio prejudicada
    currentID += 1;
   alarm[0] = 8;

switch(global.dir) { // Essa parte do switch eu entendi, mas
    case 0: // Por que uma instancia é criada? Não seria melhor colocar apenas x + 30?
        instance_create(x + 30, y, obj_Snake);
       break;
    case 1:
        instance_create(x - 30, y, obj_Snake);
       break;
    case 2:
        instance_create(x, y - 30, obj_Snake);
        break;
    case 3:
        instance_create(x, y + 30, obj_Snake);
        break;
}

} else if (currentID == (global.comprimento - 1)) { // Não entendi essa parte
    instance_destroy();
} else {
    currentID += 1; // Nem essa
    alarm[0] = 8;
}

Código:

//Objeto Snake: Step
//Essa parte eu entendi, ela faz com que a cobra não desapareça
if (x < 0) { // Se x menor que 0, ele sairá na outra ponta do room
    x = room_width;
} else if (x > room_width) { // Se x for maior que o tamanho da room, ele sairá no início dela
    x = 0;
} else if (y < 0) { // O mesmo com y
    y = room_width;
} else if (y > room_width) {
    y = 0;
}

Código:

// A cobra não pode comer ela mesma ( ͡° ͜ʖ ͡°) (colisão com ela mesma)
if (currentID == 0) { // Mas por que esse currentID?
    game_restart();
}

O codigo da moeda é facil, acho que o que está atrapalhando minha compreensão é esse currentID   e eu tenho outra duvida, por que o corpo da cobra não fica descojuntado? eu tinha medo de que quando eu fosse rodar o game, o bloco não "ficasse" junto com o outro e que então cada um seguiria seu caminho você entendeu o que eu disse? por que isso não acontece?

ops, eu postei antes na seção errada rsrsrs
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : [Ajuda] Jogo da cobrinha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Jogo da cobrinha Empty Re: [Ajuda] Jogo da cobrinha

Mensagem por Thyago Dom 06 Abr 2014, 00:20

currentID nesse essa é um valor para cada peça que compõem o corpo da cobra
cada maçã comida aumenta 1 .


Fiz um exemplo do jeito que eu costumo programar esse jogo

https://www.dropbox.com/s/o5qdjes33hv2xpy/snake.gmk
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Ajuda] Jogo da cobrinha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Jogo da cobrinha Empty Re: [Ajuda] Jogo da cobrinha

Mensagem por vitorfernandes13 Dom 06 Abr 2014, 09:39

Thyago escreveu:currentID nesse essa é um valor para cada peça que compõem o corpo da cobra
cada maçã comida aumenta 1 .


Fiz um exemplo do jeito que eu costumo programar esse jogo

https://www.dropbox.com/s/o5qdjes33hv2xpy/snake.gmk

Ah, sim, agora eu entendi o codigo. Obrigado
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : [Ajuda] Jogo da cobrinha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Jogo da cobrinha Empty Re: [Ajuda] Jogo da cobrinha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos