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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Resolvido]Image_angle conforme velocidade
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Image_angle conforme velocidade
Resisti bastante para perguntar aqui, mas não consegui mesmo resolvi isso.
Eu tenho um sprite de uma bola que gira verticalmente (gira pra cima).
Eu também tenho 3 velocidades: x_speed (correspondente à hspeed), y_speed (correspondente à vspeed) e z_speed (velocidade do terceiro eixo por ser em top view e para que eu possa simular as físicas da bola).
Eu preciso que o image_angle dessa bola seja conforme à velocidade. Por exemplo, e x_speed=-2, image_angle=-90..
Eu poderia criar um if, mas existe a possibilidade de que x_speed=-2 e y_speed=1, isso varia um ângulo de uns 60º, mas como calcular isso?
Pensei em cálculo vetorial, mas não consegui pensar em algo.
Obrigado desde já!
Eu tenho um sprite de uma bola que gira verticalmente (gira pra cima).
Eu também tenho 3 velocidades: x_speed (correspondente à hspeed), y_speed (correspondente à vspeed) e z_speed (velocidade do terceiro eixo por ser em top view e para que eu possa simular as físicas da bola).
Eu preciso que o image_angle dessa bola seja conforme à velocidade. Por exemplo, e x_speed=-2, image_angle=-90..
Eu poderia criar um if, mas existe a possibilidade de que x_speed=-2 e y_speed=1, isso varia um ângulo de uns 60º, mas como calcular isso?
Pensei em cálculo vetorial, mas não consegui pensar em algo.
Obrigado desde já!
Última edição por Gabreel em Dom 06 Abr 2014, 00:03, editado 1 vez(es)
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: [Resolvido]Image_angle conforme velocidade
Já tentou point_direction(xprevious,yprevious,x,y), hômi? Não testei não mas deve funcionar (se é isso que o senhor quer ).
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Re: [Resolvido]Image_angle conforme velocidade
É só uma teoria não sei ao certo oque você quer fazer. Bom só fazer assim:
Primeiro você junta x_speed e y_speed e muda image_angle para o valor * 45:
Caso esteja girando para o lado errado, só mudar * para /...Assim:
Edit2: O meu cérebro super gênio fez a burrada de dizer uma coisa dessas...Não é pra dividir é pra mudar para negativo...assim:
Edit: Eu tinha colocado no script 60 ao invés de 45...concertei
Não sei se era oque você queria. Espero ter ajudado.
Primeiro você junta x_speed e y_speed e muda image_angle para o valor * 45:
- Código:
vel = x_speed + y_speed
image_angle = vel * 45
Caso esteja girando para o lado errado, só mudar * para /...Assim:
Edit2: O meu cérebro super gênio fez a burrada de dizer uma coisa dessas...Não é pra dividir é pra mudar para negativo...assim:
- Código:
vel = x_speed + y_speed
image_angle = -(vel * 45)
Edit: Eu tinha colocado no script 60 ao invés de 45...concertei
Não sei se era oque você queria. Espero ter ajudado.
Superbomber_MuyMacho- Data de inscrição : 22/03/2014
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Re: [Resolvido]Image_angle conforme velocidade
Gon, testei o que me mandaste, mas mesmo em movimento, tá sempre retornando 0. :/
Super, se ambas velocidades forem 5, a bola não terá o mesmo ângulo se as velocidades forem 3.
Super, se ambas velocidades forem 5, a bola não terá o mesmo ângulo se as velocidades forem 3.
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: [Resolvido]Image_angle conforme velocidade
Foi mal Gabreel é mesmo eu testei é pra usar 90 não 45...
E ao contrário...
Edit: Por que eu chamei o Gabreel de Gonçalves??
- Código:
vel = x_speed + y_speed
image_angle = vel * 90
E ao contrário...
- Código:
vel = x_speed + y_speed
image_angle = -(vel * 90)
Edit: Por que eu chamei o Gabreel de Gonçalves??
Última edição por Superbomber em Sáb 05 Abr 2014, 16:12, editado 1 vez(es)
Superbomber_MuyMacho- Data de inscrição : 22/03/2014
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Re: [Resolvido]Image_angle conforme velocidade
What about point_direction(0, 0, x_speed, y_speed)?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Resolvido]Image_angle conforme velocidade
Sua ideia foi no mínimo genial, se não resultasse em zero quando uma das velocidades é 0. :/PedroX escreveu:What about point_direction(0, 0, x_speed, y_speed)?
Estou testando para ver se funciona corretamente ainda.
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: [Resolvido]Image_angle conforme velocidade
Se y_speed é igua a 0, retorna 0 ou 180 .
Se x_speed é igual a 0, retorna 90 ou 270.
Se x_speed é igual a 0, retorna 90 ou 270.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Resolvido]Image_angle conforme velocidade
Obrigado Pedro, como eu já havia dito antes, sua ideia foi genial, precisei apenas manipular alguns dados, mas ainda assim, ocorreu tudo bem!
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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