[Resolvido]Código Bugado ?

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[Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por luan.alc em Ter 01 Abr 2014, 17:23

Então pessoal, estou com meu projeto na ativa daí comecei a programar e fiz este código !

Código:
//config vtime

if obj_general.pont > 20 {vtime=50 xangle=3};
if obj_general.pont > 60{vtime=35 xangle=5};
if obj_general.pont > 90{vtime=25 xangle=6};
if obj_general.pont > 100{vtime=20 xangle=7};
if obj_general.pont > 150{vtime=11 xangle=10};
if obj_general.pont > 250{vtime=6 xangle=15};


A finalidade deste código é controlar a velocidade (vtime) em que o personagem lança os projeteis em relação a quantidade de pontos que ele tem (obj_general.ponto) e o xangle é uma var que determina a velocidade de rotação de um obj qualquer ...

O problema é que .. quando a pontuação do personagem ultrapassa 150 ele para de lançar projeteis ! Teve uma hora que eu testando ele continuou lançando, mas depois parou .. mas sempre que testo, quando ultrapassa os 150 ele para de lançar !

Qual seria o problema ? ( p.s: o game maker n trava, nem mostra error )

luan.alc

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por vinians em Ter 01 Abr 2014, 17:36

Talvez seja problema em vtime=6 e xangle=15 e não diretamente no valor do ponto. Você ja testou alterar estes valores para 20 e 7 por exemplo que são os do 100 ? Se funcionar recalibre estes valores.
Flws!

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por Superbomber_MuyMacho em Ter 01 Abr 2014, 17:40

Bom eu dei uma analisada e percebi que não tem nada de errado nesse script. Creio que o problema seja no script de tiro. Caso não encontre o problema coloca o script aqui para eu ver se está tudo certo. Espero ter ajudado. blz

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por Gabreel em Ter 01 Abr 2014, 18:03

Tenta:

Código:
if obj_general.pont > 20 {vtime=50 xangle=3};
else if obj_general.pont > 60{vtime=35 xangle=5};
else if obj_general.pont > 90{vtime=25 xangle=6};
else if obj_general.pont > 100{vtime=20 xangle=7};
else if obj_general.pont > 150{vtime=11 xangle=10};
else if obj_general.pont > 250{vtime=6 xangle=15};

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por Willy em Ter 01 Abr 2014, 19:17

Talvez não tenham notado, mas a forma como ele dispôs as condições é que está causando isso. Perceba que ele compara sempre do menor valor até o maior:
Código:
if (valor>10){
//Ação
}else if (valor>20){
//Ação
}else if (valor>30){
//Ação
}
Suponhamos que "valor" seja 25, qual comparação será verdadeira? A primeira e a segunda, porém, a primeira será executada (e talvez a segunda, não tenho certeza), o que acarreta no comportamento estranho. O ideal é você garantir que apenas uma condição seja verdadeira, que no caso, é comparar do maior ao menor dessa forma:
Código:
if (valor>30){
//Ação
}else if (valor>20){
//Ação
}else if (valor>10){
//Ação
}

Dúvidas é só falar.
Flws... blz


Última edição por Willy em Ter 01 Abr 2014, 19:49, editado 1 vez(es) (Razão : Letra comida.)

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por Superbomber_MuyMacho em Ter 01 Abr 2014, 19:24

Willy isso seria desnecessário, porque ele coloca do menor ao maior. Ex:
se for > 50, mas também > 60(ou seja é 65), quando ele der verdadeiro para 50 e mudar o valor lá...ele tbm vai dar verdadeiro para o 60...e o ultimo ke mudou(o 60), é o ke vai ficar...é oke eu disse esse script naum tem nada de errado...

Eu (segundo post) escreveu:Bom eu dei uma analisada e percebi que não tem nada de errado nesse script. Creio que o problema seja no script de tiro. Caso não encontre o problema coloca o script aqui para eu ver se está tudo certo. Espero ter ajudado. blz

luan.alc escreveu:
Código:
//config vtime

if obj_general.pont > 20 {vtime=50 xangle=3};
if obj_general.pont > 60{vtime=35 xangle=5};
if obj_general.pont > 90{vtime=25 xangle=6};
if obj_general.pont > 100{vtime=20 xangle=7};
if obj_general.pont > 150{vtime=11 xangle=10};
if obj_general.pont > 250{vtime=6 xangle=15};

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por Willy em Ter 01 Abr 2014, 19:43

Não, estou certo. Veja:
Autor escreveu:A finalidade deste código é controlar a velocidade (vtime) em que o personagem lança os projeteis em relação a quantidade de pontos que ele tem (obj_general.ponto) e o xangle é uma var que determina a velocidade de rotação de um obj qualquer ...
Logo, conclui-se que ele precisa que apenas uma dessas condições seja verdadeira, que no caso, a mais adequada em relação aos seus pontos. Note que ele só usou if if if if, e nenhum if-else, portanto, todas as condições atendidas serão executadas. Pela lógica, a ultima condição atendida seria executada por ultimo, logo, o que for definido nela valerá justamente por ser alterado por ultimo (conforme você disse ou acho que disse), mas nada garante isso. Prevenir nunca é de mais, devemos sempre - mesmo que pareça desnecessário -  polir o código e deixa-lo enxuto com a finalidade de evitar bugs e facilitar a manutenção do mesmo.
Se isso não resolver o problema, provavelmente o mesmo está em outro lugar, provavelmente no código de atirar como você sugeriu, mas estou certo que isto resolverá.

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por Superbomber_MuyMacho em Ter 01 Abr 2014, 19:49

Cara você deveria ter testado o script como eu...Ele funciona corretamente eu vou explicar por que:

Quando o primeiro if der verdadeiro e o sengundo...(Todos deu verdadeiro)

Bom dai todos vaum mudar o vtime...Mas o ultimo ke vai mudar é o de 250(Ou seja...no final vai dar ke é maior ke 250)...ou seja vtime vai ser 6, como deveria... e isso vai aconteçer em qualquer possibilidade

Eu já disse que testei???...E já disse que o script NÃO tem nada de errado?

luan esse script está funcionando... é outra coisa que está errado. Como eu disse no segundo post...

Eu(Segundo post) escreveu:Bom eu dei uma analisada e percebi que não tem nada de errado nesse script. Creio que o problema seja no script de tiro. Caso não encontre o problema coloca o script aqui para eu ver se está tudo certo. Espero ter ajudado. blz

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por luan.alc em Ter 01 Abr 2014, 19:58

Então pessoal, eu pensava como o @superbomber , de que mesmo a citação anterior fosse verdadeira a próxima citação seria a que iria prevalecer ..
Segui a dica do willy juntamente com o Gabreel o que resultou isto .
Código:
if obj_general.pont > 250 {vtime=6 xangle=15}
else if obj_general.pont > 150{vtime=11 xangle=10}
else if obj_general.pont > 100{vtime=20 xangle=7}
else if obj_general.pont >80{vtime=25 xangle=6}
else if obj_general.pont >50{vtime=35 xangle=5}
else if obj_general.pont >25{vtime=50 xangle=3}

e mesmo assim apenas do 150 ele para de jogar bolas ..

No create tenho :
Código:
time=0
vtime=60
xangle=2


No step :
Código:
time+=1
image_angle -= xangle

///

if time = vtime{
time =0
scr_randomBall();
instance_create(x,y,final)
};

// JUNTAMENTE COM O CÓDIGO ACIMA

E o script é : (ps> Script provisório vou arrumar muito ainda)
Código:
randomize()

final=obj_ball1
i=irandom(100);

if i = 0 {i=irandom(100);};

if i <=49 {final=obj_ball1}; // 0 - 49
if i >49 {final=obj_ball2}; // 50 - 70
if i >70 {final=obj_ball5}; // 71 - 79
if i >79 {final=obj_ball10}; // 80 - 86
if i >86 {final=obj_ballPlus}; //87 - 93
if i >93 {final=obj_ballX}


return final;

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por Willy em Ter 01 Abr 2014, 20:08

Você não me explicou nada, apenas repetiu o que eu disse. E só pra ressaltar:
Willy escreveu: Pela lógica, a ultima condição atendida seria executada por ultimo, logo, o que for definido nela valerá justamente por ser alterado por ultimo (conforme você disse ou acho que disse), mas nada garante isso.

Não, eu não testei o código. Não vejo necessidade disso. Sem querer parecer arrogante ou exibido, tenho experiencia, portanto, reconheço problemas simplesmente lendo o código, a menos que seja um algorítimo mais complexo que consequentemente precisará de testes.

Superbomber escreveu:Eu já disse que testei???...E já disse que o script NÃO tem nada de errado?
Eu não teria tanta certeza. Eu já apontei o erro, mas você se recusa a reconhecer que está errado.

Edit - Autor respondeu:
O problema do código que você postou primeiramente se repete no script. Lembre-se, sempre que precisar ter apenas um único resultado, assegure-se disso usando if-else.
[Edit]
Outra coisa:
Código:
if time = vtime{
As vezes o valor de vtime pode ser maior que time sem necessariamente em um momento ser igual ao time. Para se assegurar que o código seja executado, verifique se vtime é maior ou igual a time:
Código:
if time >= vtime{

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por Gabreel em Ter 01 Abr 2014, 20:26

Só para encerrar a discussão do SuperBomber com o Willy:

Por exemplo, quando x = 5 e você faça isso:

Código:
if(x>1){
y+=1
}
if(x>3){
y+=2
}
if(x>4){
y+=3
}

No final do step o y não vai ter adicionado apenas 3, mas sim 6 unidades! 
TODOS os ifs serão verdade, assim como estava ocorrendo com o código inicial. 

#Topic
Independente de ter mudado algo ou não, luan, deixe o código que eu e o Willy colocamos para fins de melhor processamento.

Mas vamos tentar resolver isso, mas antes, passe o código que seta a variável pont no obj_general!

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por Superbomber_MuyMacho em Ter 01 Abr 2014, 20:27

luan.alc o script do step está funcionando...

Código:
time+=1
image_angle -= xangle

///

if time = vtime{
time =0
scr_randomBall();
instance_create(x,y,final)
};

// JUNTAMENTE COM O CÓDIGO ACIMA

E o script eu testei e está funcionando também...ele faz tudo como deveria

Código:
randomize()

final=obj_ball1
i=irandom(100);

if i = 0 {i=irandom(100);};

if i <=49 {final=obj_ball1}; // 0 - 49
if i >49 {final=obj_ball2}; // 50 - 70
if i >70 {final=obj_ball5}; // 71 - 79
if i >79 {final=obj_ball10}; // 80 - 86
if i >86 {final=obj_ballPlus}; //87 - 93
if i >93 {final=obj_ballX}

então certifique-se, se qualquer outro evento ou código está funcionando...

Willy escreveu:As vezes o valor de vtime pode ser maior que time sem necessariamente em um momento ser igual ao time. Para se assegurar que o código seja executado, verifique se vtime é maior ou igual a time:

Willy, a menos que no script der 2 passos, no inicio e apenas 1 no meio por vez...É impossível acontecer o que você disse...mas se quiser tentar luan...

Wlly escreveu:Eu não teria tanta certeza. Eu já apontei o erro, mas você se recusa a reconhecer que está errado.

Eu não estou errado e o luan já confirmou...Lembra deu na mesma:

luan.alc escreveu:e mesmo assim apenas do 150 ele para de jogar bolas ..

E antes de achar que é melhor que eu em scripts...Não esqueça que você está aqui para ajudar o luan não para se achar o máximo para cima de min(E por favor não responda a isso...Vai floodar atoa).

E outra coisa, eu aprendi GML sozinho, eu nem tinha internet para ver tutoriais...Os meu algoritmos eu sempre tive que criar do zero(Eu programo em GML a 6 anos...)

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por luan.alc em Ter 01 Abr 2014, 20:31

Willy, o problema foi resolvido apenas com a adição do " > "...

Obrigado !

- Edit - 
Superbomb, não confirmei que estava certo, falei que pensava como você .

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por Willy em Ter 01 Abr 2014, 20:33

luan.alc escreveu:Willy, o problema foi resolvido apenas com a adição do " > "...

Obrigado !

- Edit - 
Superbomb, não confirmei que estava certo, falei que pensava como você .
Isso encerra nossa discussão Superbomber. Bons estudos.

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

Mensagem por Superbomber_MuyMacho em Ter 01 Abr 2014, 20:35

Cara...luan eu não disse que, você disse que eu estava certo...Disse que, o que você disse confirmou que eu estava certo...

E antes de alguém achar que está escrito errado...da uma estudada em português.

__

Editado por Gabreel: +15% por flood. O assunto do tópico já acabou e você ainda está discutindo isso? 

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Re: [Resolvido]Código Bugado ?

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