GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

4 participantes

Ir para baixo

[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por Willy Sex 12 Jun 2009, 18:11

Tava progamando a versão 2.0 do Dots, meu 2º jogo...
A aqueles que viram o game, notaram que ele era um labirinto estreito, e você não consiguia andar nas paredes apertando "cima" e "Direita"(por exemplo) ao mesmo tempo, pq ele travava na parede.
(link do 1.0)
https://gmbr.forumeiros.com/galeria-de-projetos-completos-f6/dots-voce-e-capaz-de-passar-do-3-nivel-t2993.htm

Usei o sitema de busca para procurar a resposta, achei algumas coisas mas nada deu certo.
O que eu quero fazer, é que o obj_player deslize pelas paredes, sem grudar nelas. Não adianta colocar uma mask no obj (acho que naum), pq ele ja é um quadrado '-'.
Quem não entendeu o quero, veja esse jogo do clickjogos (foi inspirado nele), e veja como ele desliza perfeitamente pelas paredes:

http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Puzzle/O-Jogo-Mais-Dificil-Do-Mundo/

Desde ja, agradeço. GM7


Última edição por Willy em Ter 23 Jun 2009, 18:01, editado 3 vez(es)
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por SIGILOSO Sex 12 Jun 2009, 19:12

O q vc quer é q,por exemplo,vc pressiona pra cima e direita na parede e ele
suba encostado na parede,sem ir pra direita,não é?
Tenta usar hspeed e vspeed,desse jeito:

1) para o movimento,coloque no evento STEP:

if keyboard_check(vk_right)=true
hspeed=3;
if keyboard_check(vk_left)=true
hspeed=-3;
if keyboard_check(vk_up)=true
vspeed=-3;
if keyboard_check(vk_down)=true
vspeed=3;
if keyboard_check(vk_right)=false and keyboard_check(vk_left)=false
hspeed=0;
if keyboard_check(vk_down)=false and keyboard_check(vk_up)=false
vspeed=0

2) use um objeto para as paredes da horizontal(direita e esquerda);
e outro pras paredes q ficam em cima e embaixo.

3)pras paredes da esquerda e direita vc poe:
move_contact_solid(direction,10);
hspeed = 0

4)e nas paredes de cima e de baixo:
move_contact_solid(direction,10);
vspeed = 0

Para mudar a velocidade do player,mude o valor 3 para um outro valor Cool
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios : [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por Willy Sex 12 Jun 2009, 19:40

Legal!

Só que se eu seguisse do jeito que vc escreveu, não ia dar certo, vc esqueceu de dois detalhes importantes:

1-
pras paredes da esquerda e direita vc poe:
move_contact_solid(direction,10);
hspeed = 0

4)e nas paredes de cima e de baixo:
move_contact_solid(direction,10);
vspeed = 0

Esses comandos, você deve adicionar no player. Se você colocar isso obj_parede,
você simplesmente empurra a parede xD

2- Marque a opção solid, nas paredes

Cara, muuuuito obrigado, vc me ajudou de mais.
Vlw What a Face
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por Willy Sex 12 Jun 2009, 20:53

@off (Desculpe o post duplo, mas é por uma boa causa:| )

Opa... Dei o certo cedo damais...

Tipow, as paredes Horizontais e Verticais dão certo, mas e quando é uma quina, ou seja, quando tem o chao e a parede ligados?
Fiz uma mini engine como exemplo.

http://www.4shared.com/file/111472269/6f922b8/Parede.html

Se uma imagem for mais rapido, ai esta.[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Aproblem

[legenda: Q= Quina | V = Vertical | H = horizontal ]

Quando vc se move por dentro, tah belezinha, ok.
Mas quando vc se move por fora, não da certo, vc grudaria (na engine não gruda, mas tbm naum faz nada pq naum coloquei nenhum comando) no Q.

Tem como fazer um obj ser os dois ao msm tempo?
Vlws e desculpe novamento pelo post duplo.
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por CPinheiro Sáb 13 Jun 2009, 10:29

Fácil. É só você fazer o movimento snnapado em 32x32 (acredito que seja o tamanho do seu personagem). É algo similar aos movimento dos jogos Pokémon: ao apertar a seta para a esquerda, o personagem de move exatamente 16 pixels para a esquerda. Sempre algo exato.

Qualquer dúvida, tamo aí. o/
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por SIGILOSO Sáb 13 Jun 2009, 10:56

kara to tentando umas coisas aqui mas axo q vai demora ainda,
quando eu consegui eu t aviso,pq isso é útil pro meu jogo tbm ;)
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios : [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por Willy Ter 23 Jun 2009, 18:00

Não gosto de ver as coisas sem solução! Por isso eis ela aqui!
1° Crie a parede NÃO SOLIDA e nomeia de obj_block

2° No evento create do player:

Coloque um code: movement = "N° da velocidade"

No evento step:

Código:
if (keyboard_check(vk_right))  {if !(place_meeting(x+movement,y,obj_block)) {x += movement;}}
if (keyboard_check(vk_left))  {if !(place_meeting(x-movement,y,obj_block)) {x -= movement;}}
if (keyboard_check(vk_up))    {if !(place_meeting(x,y-movement,obj_block)) {y -= movement;}}
if (keyboard_check(vk_down))  {if !(place_meeting(x,y+movement,obj_block)) {y += movement;}}

Foi com muita determinação que consegui este código, apelei pro lado "Game Maker Communit" pra conseguir isso =D

Agradecimentos ao tradutor do google!

Oo Eu pergunto e eu mesmo respondo xD
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por cabritox Ter 23 Jun 2009, 18:03

RONALDO!
cabritox
cabritox

Data de inscrição : 27/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 82
Prêmios : [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham??? Empty Re: [RESOLVIDO] Paredes + Colisão = Ham???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos