GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Angulo alfa entre duas retas

4 participantes

Ir para baixo

Angulo alfa entre duas retas Empty Angulo alfa entre duas retas

Mensagem por Willy Qua 26 Mar 2014, 23:57

Pra quem entende de geometria, isso deve ser fácil... Já pra mim que não manjo muito está sendo uma tremenda dor de cabeça...

Eu tenho duas retas que partem do mesmo ponto e sei qual é o angulo que cada reta está indo, entretanto, eu preciso saber qual é o angulo alfa que estas duas retas formam. Quem puder me ajudar dando uma breve explicação junto com a formula da dita cuja, eu ficaria muito agradecido.

Aguardo respostas! blz
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Angulo alfa entre duas retas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo alfa entre duas retas Empty Re: Angulo alfa entre duas retas

Mensagem por chicoweb Qui 27 Mar 2014, 01:20

SE VC SABE O ANGULO DAS DUAS RETAS PEGA O DA MAIOR E DIMINIU O DA MENOR PRONTO. E O ANGULO ENTRE A AS DUAS, ISSO SE VC ESTIVER NUM PLANO CARTESIANO OU NO DIRECTION DO GAME MAKER.

Descupe caps sem querer
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Angulo alfa entre duas retas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo alfa entre duas retas Empty Re: Angulo alfa entre duas retas

Mensagem por Gabreel Qui 27 Mar 2014, 01:32

Você sabe o ângulo entre ambas retas, basta diminuir o ângulo da maior com a menor (desde que você esteja considerando apenas 180º, não 360, nesse caso, vai ter que fazer uns malabarismos, mas a ideia é a mesma). Por exemplo, o ângulo entre uma reta a 90º e 0º é 90º, certo? Entre 45º e 90º é 45º, entre 60º e 33º é 27º e assim por diante. 

Caso você não saiba, eu fiz um script mas não testei, fiz baseado nos meus conhecimentos, então pode estar errado. E não vou explicar, isso é complicadinho e geralmente não se ensina nem no ensino médio.

Código:
//    Por ·ßiel    
// O script acha o  ângulo entre duas retas
//R = reta 1 | S = reta 2  
// Uso: find_angle(Rx1, Ry1, Rx2, Ry2, Sx1, Sy1, Sx2, Sy2);
//tg(θ) = |(m1- m2) / (1+ m1.m2)| 

var m1, m2;

m1 = (argument3-argument1)/(argument0-argument2) ;//y0-y / x0-x
m2 = (argument7-argument5)/(argument4-argument6) ;//y0-y / x0-x

return ragtodeg(arctan(abs((m1-m2/(1+m1*m2))));



Se der algum problema me fala que eu corrijo Happy
Gabreel
Gabreel

Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios : Angulo alfa entre duas retas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Angulo alfa entre duas retas Empty Re: Angulo alfa entre duas retas

Mensagem por Willy Qui 27 Mar 2014, 18:35

Ambos sugeriram que eu pegasse o maior angulo e subtraísse o menor... Eu já tinha feito isso, usei a mesma lógica que o Gabreel mencionou, entretanto, deu "meio certo". Não sei o real motivo, mas creio que seja pelo fato de eu considerar 360° e não 180° como o Gabreel advertiu... Fiz um teste e comprovei, só consigo obter resultados entre 0 e 180 desde que uma das retas esteja no ângulo zero, caso contrario, não funciona como deveria...

Quanto ao seu script Gabreel, ele não é útil para mim... Pelo que pude ver, o script necessita do ponto xy1 e do ponto xy2 de duas linhas para poder fazer o calculo, o que não é possível obter das variaveis que possuo. O comprimento da linha pode ser desprezado, a única coisa a ser considerado é o angulo (em graus) de cada linha. Mesmo assim, agradeço sua resposta. blz
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Angulo alfa entre duas retas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo alfa entre duas retas Empty Re: Angulo alfa entre duas retas

Mensagem por PedroX Qui 27 Mar 2014, 19:48

São muitas as possibilidades.

Para o ângulo 360, por exemplo:

360-0 = 0 (ou 360)
360-10 = 10 (ou 350)
360-90 = 270
360-180 = 180
360-270 = 90
360-350 = 10

A lógica é a seguinte:

Código:
delta = abs(angulo1 - angulo2); // pega a diferença

delta = min(delta, 360-delta); // o 10 do exemplo ganha do 350, o 0 do 360, etc


_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : Angulo alfa entre duas retas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo alfa entre duas retas Empty Re: Angulo alfa entre duas retas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos